Buscar

ED´s NP2

Prévia do material em texto

Exercício 1:
 
“De manhã, o deus Hélio percorria o céu com sua carruagem de fogo, trazendo luz para a Terra. Saindo do leste, ao fim do dia Hélio chegava ao oeste e descansava em seu palácio de ouro”.
O texto acima corresponde a:
A - uma teoria científica que pode ser verificada e falseada 
Exercício 2:
A respeito do papel da teoria, Rubem Alves considera:
I - Quando um cientista enuncia uma lei ou uma teoria, ele está contando como se processa a ordem, está oferecendo um modelo de ordem.
II - Agora ele poderá prever como a natureza vai se comportar no futuro.
III - É isto que significa testar uma teoria: ver se, no futuro, ela se comporta da forma como o modelo previu.
Indique a alternativa que representa quais afirmações são corretas:
E - Todas são corretas. 
Exercício 3:
“Neste ensaio, ‘ciência normal’ significa a pesquisa firmemente baseada em uma ou mais realizações científicas passadas. Essas realizações são reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade científica específica como proporcionando os fundamentos para sua prática posterior. (...) Suponhamos que as crises são uma pré-condição necessária para a emergência de novas teorias e perguntemos então como os cientistas respondem à sua existência. (...) De modo especial, a discussão precedente indicou que consideraremos revoluções científicas aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior. “
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção INCORRETA:
D - Paradigma é uma concepção teórica associada a aplicações-padrão que são objetos de consenso em uma comunidade científica. 
Exercício 4:
Que circunstâncias podem levar a uma mudança de paradigma?
I - o aparecimento de diversas anomalias em grande número e elevado grau.
II - quando as anomalias vão acumulando em tal número que os próprios fundamentos da teeoria vigente são postos em causa
III - se desenvolve um estado de crise devido ao acúmulo de anomalias
IV -as anomalias são ignoradas pela maioria dos cientistas
A - Somente I, II e III estão corretas 
Exercício 5:
A produção de conhecimento. (A) modelo de produção de conhecimento em que o conhecimento acumula-se sempre se apoiando nas idéias anteriores e (B) modelo que mostra a produção do conhecimento oscilando entre períodos de discussão e acúmulo, renovando-se os paradigmas.
Observando os dois modelos, pode-se afirmar que:
C - O modelo B está correto. O conhecimento se acumula  entre períodos de discussão e acúmulo, renovando-se os paradigmas 
Exercício 6:
De acordo com o modelo da figura B, qual das seguintes fases constitui o período de acúmulo de conhecimento?
 
C - Quando o paradigma é aceito por toda a comunidade científica 
Exercício 7:
Durante as revoluções científicas, pesquisadores entram em conflito. O que definirá se um paradigma irá sobreviver ou não é:
I - Sua cientificidade
II - Sua capacidade de explicar o mundo
III - Os mais fundamentados com equações matemáticas
IV - Aqueles cujos adeptos divulgam seu ponto de vista.
Dentre os argumentos acima:
B - Somente I, II e IV estão corretos 
Exercício 8:
Como as teorias científicas, os fatos científicos também não são certezas infalíveis. Os fatos envolvem elementos perceptuais facilmente testáveis; mas também envolvem interpretação. Em ciência, 'fato' somente pode significar "confirmado até um grau tal que seria perverso negar uma concordância provisória". Fatos e teorias são coisas diferentes “e não degraus em uma hierarquia de certeza crescente”. Fatos são os dados do mundo e existem muito mais fatos que teorias. Pode se estabelecer como um fato científico que:
I - a Terra gira em torno do Sol
II - A emissão de dióxido de carbono provoca mudanças climáticas
III - o universo teve seu início no Big Bang
B - Somente I é fato científico 
Exercício 1:
O tipo de raciocínio em que se faz uma série de observações para, posteriormente, formular uma regra geral é chamado:
A - indutivo 
Exercício 3:
O tipo de raciocínio em que se prevê a ocorrência de um evento com base em uma regra geral é chamado:
B - dedutivo 
Exercício 4:
Você está na universidade há três meses e observou que, toda sexta feira, seu professor de física faz um teste em aula. Após três meses de observação, você pode dizer que toda sexta feira terá um teste de física. Que tipo de raciocínio você usa para fazer esta afirmação?
B - dedutivo 
Exercício 5:
1-       Observe a afirmação:
 “Todo mamífero tem um coração.
 Ora, todos os cães são mamíferos.
"Logo, todos os cães têm um coração”.
 Pode-se afirmar que o argumento acima citado é:
C - dedutivo 
Exercício 6:
O método de pesquisa que se inicia uma partir de uma afirmação geral e verdadeira é o: 
 A - dedutivo 
Exercício 7:
Embora a matemática seja de natureza dedutiva - ou seja, a lógica é a única prova aceitável prova da verdade - o processo de matemática não é totalmente dedutivo. É verdade também que, embora a ciência seja por natureza indutiva - observações são as únicas provas aceitáveis de verdade - o processo de ciência pode ser dedutivo! 
Físicos usam a matemática como um poderoso instrumento teórico. Físicos teóricos freqüentemente constroem teorias como "modelos matemáticos" usando dedução, começando com os pressupostos sobre o “funcionamento” de estrelas ou átomos, por exemplo, e, em seguida, trabalhando, fora da matemática, as conseqüências dos seus pressupostos. Uma diferença essencial entre um matemático e um físico teórico é que o físico usa matemática como uma ferramenta raciocínio.
Assinale a opção correta:
A - O sucesso do modelo matemático depende de quão bem os seus resultados estão de acordo com observações de natureza 
Exercício 8:
 O método indutivo (usualmente chamado o método científico), é o método dedutivo "virado de cabeça para baixo". O método dedutivo começa com algumas afirmações verdadeiras (axiomas), com o objetivo de provar muitas afirmações verdadeiras (teoremas), que seguem logicamente a partir deles. O método indutivo começa com muitas observações da natureza, com o objetivo de encontrar explicações de como funciona natureza (leis e teorias). 
Assinale a alternativa correta:
B - No método dedutivo uma declaração lógica dos axiomas do sistema deve ser verdadeira. 
Exercício 9:
Desde 1600, o método indutivo tem sido incrivelmente bem sucedido em investigar natureza - certamente com muito mais êxito do que os seus criadores poderiam ter imaginado. O método indutivo de investigação tornou-se tão enraizado na ciência que é muitas vezes referido como o método científico.
Neste método:
B - Parte-se do estudo de fenômenos particulares para depois formular uma afirmação geral 
Exercício 10:
A Geometria foi organizada pelo matemático grego Euclides e ainda é utilizada pelos matemáticos de hoje. Os gregos reconheceram imediatamente o poder e a utilidade do método de Euclides, que veio a ser chamado o método dedutivo. 
Para utilizar o método dedutivo: 
A - Parte-se de  algumas afirmações verdadeiras (os axiomas), que são utilizados para provar dezenas, centenas, milhares ou milhões de outras declarações. 
Exercício 11:
Desde 1600, o método indutivo tem sido incrivelmente bem sucedido em investigar natureza - certamente com muito mais êxito do que os seus criadores poderiam ter imaginado. O método indutivo de investigação tornou-se tão enraizado na ciência que é muitas vezes referido como o método científico.
Neste método:
B - Parte-se do estudo de fenômenos particulares para depois formular uma afirmação geral 
Exercício 1:
Um experimento verificou que a atenção nas aulas diminui quanto menores forem as horas de sono dos alunos. Desta informação se pode concluir que:
B - há uma relação direta entre o número de horas de sono e a atenção às aulas 
Exercício 2:
Quanto aos métodos científicos, assinale a única alternativa incorreta:
D - o método, enquantoum procedimento ordenado, deve ser sempre prefixado, independentemente da natureza do fenômeno observado. 
Exercício 3:
O primeiro passo para responder a uma questão usando metodologia científica é tornar a questão o mais específica possível. Nesta etapa, o cientista:
B - define o problema 
Exercício 4:
O próximo passo para responder uma pergunta utilizando metodologia científica está no palpite ou previsão da resposta baseada no raciocínio, a investigação, ou intuição. Nesta etapa, o cientista deve: 
E - formular uma hipótese  
Exercício 5:
Embora a formulação da hipótese seja útil, ela não responder qualquer pergunta. Para continuar com a busca de respostas, os cientistas passam à próxima etapa de metodologia científica, que é ________ 
D - testar a hipótese  
Exercício 6:
Ciência começa com a observação da natureza. Assim Galileu começou seu estudo realizando experimentos. Tycho Brahe começou a fazer detalhadas observações noturnas dos céus, a fim de descobrir como o universo foi construído.
Tudo o que você vê, ouve, cheira, saboreia, ou toca é uma observação. Uma observação pode ser casual - "Você está vestindo uma camiseta azul.", ou formal e planejada. Experimentos são concebidos para fazer observações formais, cuidadosamente planejadas e executadas.
Assinale a opção incorreta:
E - Observações formais sempre estão corretas 
Exercício 7:
Como é que você ganha a confiança que a sua observação é correta? Se um cientista acredita que a sua observação é correta, ele divulgará seus resultados. Se outros cientistas podem fazer a mesma observação, podemos estar confiantes de que a observação está correta. (Se o seu vizinho também vê homens  verdes no quintal, então talvez você não tenha perdido sua sanidade mental ...). Desta forma, é correto afirmar que: 
B - As observações científicas devem ser repetitivas. 
Exercício 8:
O cometa Shoemaker-Levy caiu em Júpiter e a queda foi registrada pelo Telescópio Espacial Hubble. Se as  observações científicas devem ser repetitivas, esta pode ser considerada uma observação científica?
Assinale a opção incorreta:
B - O fenômeno foi único e portanto não de trata de uma observação científica 
Exercício 9:
Assinale a opção incorreta:
C - A importância da observação (experiência) em ciência é exagerada. 
Exercício 10:
Suponha que você faça alguma nova observação e que você divulgue sua observação a conhecidos. Dado que mais e mais pessoas façam as mesmas observações, você poderá ficar mais confiante de que a sua observação é correta. Se a sua observação é confirmada por muitas pessoas competentes, ela pode se tornar um fato. Mas um fato pode estar errado? São exemplos de “fatos errados”:
E - Todas as opções anteriores representam exemplos de “fatos errados” ou mal interpretados 
Exercício 11:
A Conclusão é uma decisão baseada em observações. 
Suponha que você vê um copo cheio com um líquido claro sobre uma mesa no laboratório. Seria extremamente perigoso e talvez fatal  "saltar para a conclusão" de que o líquido que é água. Há muitos líquidos que se parecem com água - e muitos deles são extremamente perigosos. "É um líquido claro" é uma observação, mas "É água", não é!
Para que esta observação se torne conclusão deve-se:
C - realizar testes físicos e químicos no líquido claro 
Exercício 12:
A declaração "Todas as vacas têm 4 pernas" NÃO é uma observação, pois:
B - é uma conclusão - após observar muitas vacas, a decisão foi feita sobre a natureza de todas as vacas 
Exercício 13:
Uma hipótese é um "adivinhar educado ".
Pode ser um palpite sobre o que a natureza vai fazer, ou sobre o motivo de a natureza fazer o que faz. 
     "Hipóteses são suposições admitidas para utilização na concepção de teorias ou no planejamento de experiências” 
O que faz uma declaração uma hipótese científica, em vez de apenas uma interessante especulação? Uma hipótese científica deve reunir 2 requisitos: 
D - Uma hipótese científica deve ser testável e refutável  
Exercício 14:
A ciência prossegue fazendo observações da natureza (experimentos). Se uma hipótese não gera qualquer teste observável, não há nada que um cientista possa fazer com ela. Argumentar “em círculos” sobre o que deveria acontecer, ou o que não deveria acontecer, não é a forma com que a ciência faz progressos. 
Considere esta hipótese: 
"O nosso universo é cercado por outro universo maior, com o qual nós não podemos ter absolutamente nenhum contato." 
A - Esta declaração pode ou não ser verdade, mas não é uma hipótese científica, pois não é testável. 
Exercício 15:
A hipótese científica deve ser testável, mas há uma exigência muito mais forte que uma  hipótese deve satisfazer antes de poder ser considerada verdadeiramente científica. Ela deve ser refutável. Considere esta hipótese: 
"Existem outros planetas habitados no universo ". 
Esta hipótese é testável, mas não é uma hipótese científica. Existem várias formas para testar a hipótese, incluindo: 
    1. A sonda espacial enviada para explorar o universo envia de volta a notícia de que tenha descoberto um planeta habitado. (Esta notícia é posteriormente confirmada por outras sondas espaciais.) 
    2. Rádio telescópios em terra começam a receber sinais de algum lugar na Galáxia Andrômeda. 
Portanto, existem observações que os cientistas podem fazer testar a hipótese, mas ela não pode ser falseada porque:
E - Todas as respostas anteriores mostram que a hipótese não pode ser falseada e, portanto, não é científica 
Exercício 16:
Considere esta hipótese: 
 "Dois objetos que caiam a partir da mesma altura acima da superfície da Terra irão bater no chão, ao mesmo tempo, enquanto a resistência do ar não for um fator significativo". 
A hipótese acima é uma hipótese científica porque: 
E - Todas as anteriores 
Exercício 17:
Considere esta hipótese:
"Dois objetos que caiam a partir da mesma altura acima da superfície da Terra irão bater no chão ao mesmo tempo, enquanto a resistência do ar não for um fator significativo".
Note-se que é impossível provar que a hipótese abaixo está correta, pois:
E - todas as anteriores 
Exercício 18:
Por vezes incomoda às pessoas que hipóteses, leis e teorias e fatos científicos geralmente não podem ser provados como verdadeiros.
Você pode dizer, "Não podem ser formuladas hipóteses científicas, que possam ser provadas verdadeiras?"
Reformulando a hipótese:
"Dois objetos que caiam a partir da mesma altura acima da superfície da Terra irão bater no chão, ao mesmo tempo, enquanto a resistência do ar não for um fator significativo",
podemos escrever: 
"Este grande objeto e este pequeno objeto vão bater no chão, ao mesmo tempo, quando eu deixá-los cair da mesma altura." 
A hipótese é uma hipótese científica - é testável e refutável. Identifique nas frases abaixo dois problemas para provar esta hipótese como verdadeira.
I - A hipótese é restrita a dois objetos. Não é geral como a hipótese original.
II - Alguém pode surgir com um instrumento de medição novíssimo, super-sofisticado, de alta tecnologia e dizer "Olhe! Minha medição mostra claramente que o objeto pequeno atinge o solo meio bilionésimo de segundo antes do objeto grande
III – não é possível escolher 2 objetos grandes ou pequenos o suficiente para deixar cair
IV – não é possível  escolher 2 objetos de massa tal que a resistência do ar pode ser negligenciada
C - I e II representam problemas para provar esta hipótese como verdadeira 
UNIDADE 11 
Exercício 1:
Conforme afirma Heitor Matallo Jr., em “A problemática do conhecimento” (2000), “Platão foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior. A sua Teoria das Formas é um exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro para além do cambiante e fugaz mundo dos fenômenos. Para Platão, o mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível conhecê-lopor razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo.” 
 
Com base no trecho proposto e de seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas.
I - A tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro, conforme se afirma, pode ser entendida como preocupação científica.
II - Quando, no texto anterior, apresenta-se a expressão “mundo dos fenômenos”, Platão dirige-se ao conhecimento teológico que tem essa característica.
III - No excerto, pode-se perceber referência ao senso comum na passagem “não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo”.
 
É possível afirmar que está correto apenas o que se apresenta em:
E - I, II e III. 
Exercício 2:
“Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma ‘Eu acho que’ e ‘Eu sei que’.” (JR., Heitor Matallo. “A problemática do conhecimento”, 2000). 
Sobre o assunto, indique a alternativa incorreta.
E - Como a expressão “Eu acho que” remete ao senso comum, esse tipo de conhecimento não pode ser considerado na construção de teorias científicas. 
Exercício 3:
Cleverson Bastos e Vicente Keller em “Aprendendo a aprender” (Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 19) dizem assim: “o cotidiano apresenta uma gama quase infinita de fenômenos que se sucedem ininterruptamente, causando nos indivíduos o que se chama dispersão. No entanto, cada indivíduo é dotado de capacidade de, dentre este turbilhão fenomênico, selecionar alguns e considerá-los isoladamente dos demais. A esta capacidade se dá o nome de atenção – capacidade de concentração da inteligência em um só objeto.” Nesse sentido, pode-se afirmar que:
C - A atenção, entendida como uma das fontes para obtenção de conhecimento, permite produzir conhecimento. 
Exercício 4:
É possível entender ser a pesquisa científica “uma investigação metódica acerca de um assunto determinado com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto de estudo. O que poderia diferenciar a pesquisa de um estudante e de um cientista é basicamente o seu alcance ou grau. A finalidade das pesquisas em nível de graduação é levar o estudante a refazer os caminhos já percorridos, repensando o mundo”. (BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. “Aprendendo a aprender”. Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 55). 
 
Com base nisso, indique a alternativa correta:
E - A ciência não nos dá novas capacidades de obtenção de conhecimento, mas treina e aprimora as já existentes por intermédio da pesquisa científica. 
Exercício 5:
Conforme João Ildebrando Bocchi (“Monografia para economia”. SP: Editora Saraiva, 2004), “o conhecimento científico busca, por meio da formulação de problemas, uma clareza de abordagem da realidade. [...]. Diferentemente dos modos e resultados difusos, vagos e imprecisos das demais formas de conhecimento, como o senso comum, por exemplo, o conhecimento científico procura clareza e precisão, inclusive com relação aos seus limites”. (pp.17-18). 
Com base no que se apresenta, assinale a única alternativa que não faz referência ao conhecimento científico.
C - Um jogador de futebol impedido de jogar por algumas semanas em função dos resultados dos 
Exercício 6:
Qual a correlação entre conhecimento popular e científico?
D - O conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, distingue-se do conhecimento científico pela forma reflexiva, falível e inexata dentro do contexto que são atribuídos. 
Exercício 7:
O conhecimento ____________ é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo. Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão. É sistemático já que se trata de um saber orientado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses), que não podem ser comprovadas, não pertencem ao campo ____________. Constitui-se em conhecimento ____________, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final, e, por esse motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento técnico podem mudar o acervo da teoria existente. 
 
Escolha a alternativa que preenche as lacunas da citação corretamente.
A - Científico, da ciência, falível. 
Exercício 8:
Leia o que se segue:
A pesquisa acaba assumindo uma tríplice dimensão. De um lado, tem uma dimensão epistemológica: perspectiva do ____________ só se conhece construindo o saber, ou seja, praticando a significação dos objetos. De outro lado, assume ainda uma dimensão pedagógica: a perspectiva decorrente de sua relação com a __________. Ela é necessária para o processo de ensino-aprendizagem, só se aprende e só se ensina pela efetiva prática da pesquisa. 
 
Dentre as alternativas, indique aquela que preenche corretamente os espaços do texto apresentado.
A - Conhecimento, aprendizagem. 
Exercício 9:
Sobre o conceito de ideologia, considere as seguintes assertivas e responda ao solicitado.
I - A ideologia é o conjunto de normas e valores, símbolos, ideias e práticas sociais que procuram justificar as relações econômicas e sociais existentes no interior da sociedade.
II - A ideologia é a visão que a sociedade tem de si mesma e, nesse aspecto, ela é a imagem invertida da realidade.
III - A visão ideológica que a sociedade tem de si mesma está enraizada em termos racionais, mas uma parte importante da ideologia é constituída de práticas sociais que penetram no sangue da sociedade e se tornaram coextensivas a ela.
IV - A ideologia é um fenômeno social espontâneo, e não algo produzido por uma visão conspiratória do processo histórico.
 
Assinale a alternativa correta:
C - Todas as afirmações, exceto a III, são corretas. 
Exercício 10:
Um cientista tem um problema bem definido para estudar e, com base em pesquisas bibliográficas, formulou uma hipótese bastante razoável que pode explicar o problema em questão. Para continuar na sua busca de respostas, o cientista deve:
C - Testar a hipótese. 
UNIDADE 2
Exercício 1:
Leia o trecho de João Baptista de Almeida Júnior, “O estudo como forma de pesquisa” (in CARVALHO, Maria Cecília M. “Metodologia científica: fundamentos e técnicas”. Campinas: Editora Papirus, 2000). “Para se iniciar nos estudos superiores e obter um reconhecimento acadêmico, o estudante deve estudar primeiro como aprender. Isto porque, as mudanças ocorridas recentemente na sociedade e nas formas de relacionamento humano geraram novas necessidades para as quais a educação é solicitada a atender. [...]. Dentro dessa perspectiva educacional, o estudo aparece para o aluno como forma de pesquisa, apresentado comumente por diversos autores nas modalidades de pesquisa bibliográfica e documentação.” (pp. 97-99). 
 
Com base no exposto, avalie as assertivas e responda ao solicitado.
I - O sentido da pesquisa está na busca pelo desconhecido, aquilo que deve ser descoberto.
II - A pesquisa científica é uma investigação metódica acerca de um assunto determinado com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto em estudo.
III - Toda pesquisa requer método, entendido como procedimento de investigação e controle que se adota para o desenvolvimento rápido e eficiente de uma atividade qualquer.
IV - Estudar como aprender auxilia o estudante universitário a desenvolver com maior precisão sua pesquisa, pois o estudo do aprender permite conhecimento de métodos de aprendizado.
 
É correto apenas o que se afirma em:
A - I, II, III e IV. 
Exercício 2:
Conforme João Ildebrando Bocchi (“Monografia para economia”. SP: Editora Saraiva, 2004), “método designa um caminho pelo qual se obtém um certo resultado. Pode designar também um conjunto de procedimentos e de regras utilizadas para atingir um objetivo desejado”. (p. 54)
Se o objetivo for o de efetuar redaçãode um texto:
B - É imprescindível a realização de um rascunho da redação final. 
Exercício 3:
“O trabalho de pesquisa tem como base a consulta a publicações que já abordaram, direta ou indiretamente, o tema que está sendo desenvolvido. É dessa forma que o conhecimento humano foi elaborado e compartilhado, com cada pensador, cada pesquisador, partindo do estado do conhecimento em cada momento, ampliando-o e enriquecendo-o. Assim, o ponto de partida de qualquer pesquisa é a busca de artigos em revistas especializadas, livros e teses que também tratam do mesmo assunto e tema.” (BOCCHI, João Ildebrando. “Monografia para economia”. SP: Editora Saraiva, 2004, p. 139)
 
O ato de pesquisar e de conhecer não é dissociado do ato, e hábito, da leitura. Assim, indique a alternativa incorreta.
C - O bom leitor é aquele que acredita no que lê e raramente confronta o que lê com suas próprias experiências. 
Exercício 4:
Sobre os trabalhos científicos, considere, inicialmente, as assertivas propostas e responda ao solicitado.
I – Os trabalhos científicos devem permitir a outro pesquisador reproduzir as experiências e obter resultados descritos, com a mesma precisão e sem ultrapassar a margem de erro indicada pelo autor.
II – Os trabalhos científicos devem permitir a outro pesquisador repetir observações e julgar as conclusões do autor.
III – Os trabalhos científicos devem permitir a outro pesquisador verificar a exatidão das análises e das deduções que permitiram ao autor chegar às conclusões.
A partir da avaliação, indique a alternativa correta.
D - Todas as assertivas estão corretas, exceto a I. 
Exercício 5:
Tomando a própria pesquisa científica como diálogo, é correto afirmar que:
B - A pesquisa é diálogo e comunicação, alertando-se para que não seja procurada no dia a dia, pois é uma atividade social de cunho eminentemente erudito. 
Exercício 6:
Com relação à pesquisa científica, é incorreto afirmar que:
E - A pesquisa científica é um modo superior de conhecimento humano nas principais dimensões da vida. 
Exercício 7:
Veja os textos a seguir:
 
Texto 1
 
Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/_d3hkGsn_AOs/TUhNZkUFNaI/AAAAAAAABSA/RTSs2sZiJE0/s1600/Charge2010-labrinto-pesquisas.jpg>. Acesso em: 24 de março de 2012.
 
Texto 2
 
“A ciência se transformou num trabalho regulado por uma série de passos que devem ser cuidadosamente seguidos para que os resultados apareçam com um grau aceitável de segurança. Esses passos representam o método científico. A ciência moderna exige instrumentos muito precisos de observação (de microscópios eletrônicos a telescópios superpotentes), medida e datação que permitam aos cientistas coletar dados para suas pesquisas cada vez mais complexas. Mas também exige, por parte dos cientistas, uma boa dose de ousadia para ir buscar informações onde quer que se escondam. [...] Na Era dos Extremos, a pesquisa científica torna-se uma atividade cada vez mais especializada e solitária. Solitária porque a maior parte das perguntas que poderiam gerar interesse para o grande público já foi respondida. Alguém ainda duvida, por exemplo, que o homem é parente do macaco? Ou que a gravidade atrai os corpos? Por isso, o cientista de hoje tem que escolher entre dois caminhos: ou se interna num laboratório de pesquisa avançada, como são os que estudam partículas elementares da matéria, abraçando complexos modelos teóricos; ou, então, sai pelo mundo, feito um aventureiro, em busca dos poucos lugares do nosso planeta (e de outros também) que ainda não foram estudados.” (disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/conhecimento-era-extremos-442671.shtml >. Acesso em: 24 de março de 2012)
 
Considerando os textos apresentados, analise as afirmativas:
I - A Ciência tem pouco a avançar, se levarmos em conta a sua história e sua evolução.
II - Os cientistas só podem fazer a ciência avançar se investigarem algo antes nunca investigado.
III - O trabalho de pesquisa requer conhecimento e domínio técnico: esses são requisitos básicos para que novas perguntas possam ser feitas e para que a Ciência possa se desenvolver.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
E - III. 
Exercício 8:
Quanto às normas, avalie as assertivas propostas:
I – A ABNT é órgão encarregado da normatização técnica do país e, nesse sentido, trabalhos acadêmicos devem seguir todas as normas expedidas pelo órgão.
II – Resumos, resenhas, seminários e apresentações devem seguir normas específicas de execução.
III – As normas servem como instrumento de memorização.
 
É correto apenas o que se afirma em:
A - I e II. 
Exercício 9:
Não é elemento de resumo de trabalho acadêmico:
D - Juízo de valor, bem como crenças e ideologias que o autor seguiu na construção do texto. 
Exercício 10:
Os seminários servem para:
C - Socializar interlocutores como recurso do processo ensino-aprendizagem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes