Buscar

Resveratrol: Mitos e Verdades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resveratrol: Um composto falsamente endeusado ou deturbado perante à alguns estudos?
Resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado em diversas frutas (como uvas, maçãs, tomate, jabuticaba) e outros alimentos (como amendoim, chocolate, cerveja e o famoso vinho). 
É grandemente conhecido por seus diversos poderes nutricionais, mas principalmente por sua ação antioxidante e anti-envelhecimento (além de prevenção cardiovascular e melhora metabólica). Mas, o que realmente a literatura nos mostra? 
Note, na primeira imagem (Fígura 1), diversos possíveis efeitos benéficos para a saúde, encontrado em estudos de análise do resveratrol. Sensacional, não? Infelizmente (ou felizmente), muitos mitos perante ao resveratrol já foram quebrados. Através de uma revisão de estudos sobre o mesmo, foi concluído que para realmente obtermos os benefícios desse polifenol, a utilização deveria ser de aproximadamente 1g ao dia.
Como assim 1g? Isso mesmo, os estudos, em quase totalidade, foram feitos com ratos e dosagens específicas para seu peso e atividade (sem citar estudos in vitro). Quando passamos essa quantidade para o humano, somente conseguimos obter benefícios terapêuticos e nutricionais desse composto com a ingesta de 1g ao dia. Ok, mas como conseguimos uma disponibilidade através da alimentação? Note na segunda imagem (Fígura 2), a quantidade de diversos nutrientes necessários para suprir essa demanda.
OBSERVAÇÃO: Obviamente você não ingere esses alimentos pensando única e exclusivamente no resveratrol, não podemos excluir outros compostos nutricionais, mas aqui estamos enfocando nesse composto.
Ahhh, mas eu posso mandar manipular. Claro que pode, entretanto, o preço é extremamente absurdo quando estamos falando de uma dose extremamente alta. Além disso, entenda como a biodisponibilidade desse composto é baixa. Será mesmo que a manipulação é confiável? Será mesmo que a extração e fórmula será a prometida? 
Atualmente, temos novas pesquisas disponíveis na área, com doses acima de 1g. BOOCOCK el al, realizaram estudos com aproximadamente 5g/dia. Já em doses ainda maiores (400mg/kg/d), teve uma resposta significativa na melhora da sensibilidade à insulina e perda de peso (novamente estudo em ratos). Entretanto, em um indivíduo de aproximadamente 70 kg, essa dose seria de 28g. (LAGOUGE, 2006)
Ou seja, a maioria dos estudos, que realmente se mostraram eficaz a utilização terapêutica do resveratrol, foram em doses extremamente altas e fora da realidade provinda dieteticamente. 
O discernimento, em nossa área, é um ponto fundamental para não propagar a pseudo-ciência, que tem um crescente aumento ano após ano. Sem dúvidas, o resveratrol possui bons estudos e ótimos benefícios terapêuticos. Entretanto, é possível visualizar, através de revisões literárias e análises minuciosas em estudos, que sua real potencialidade, é um tanto equivocada conforme a sua realidade de biodisponibilidade e facilidade de acesso farmacológico. 
REFERÊNCIAS:
WEISKIRCHEN, Sabine; WEISKIRCHEN, Ralf. Resveratrol: How Much Wine Do You Have to Drink to Stay Healthy? American Society for Nutrition. Adv Nutr 2016;7:706–18; doi:10.3945/an.115.011627.
LAGOUGE M; et al; Resveratrol improves mitochondrial function and protects against metabolic disease by activating SIRT1 and PGC-1alpha. Cell. 2006; 127:1109-1122
BOOCOCK DJ; et al; Quantitation of trans-resveratrol and detection of its metabolites in human plasma and urine by high performance liquid chromatography. J Chromatogr B Analyt Technol Biomed Life Sci. 2007; 848:182-187.

Outros materiais