Buscar

PROJETO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS HABITANTES DE UMA COMUNIDADE COM PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA URBANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO ATIBAIA
CURSO PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS • RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Acadêmico: VIVIANE AP. DE SOUZA PEREIRA		
 Ra:2809678324
PROJETO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS HABITANTES DE UMA COMUNIDADE COM PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA URBANA 
Tutora a Distância: Glaucinei Dutra Galvão 
ATIBAIA / SP 
14/11/2015 
Introdução 
		
	
O objetivo deste desafio profissional é levantar os principais problemas que afetam a comunidade urbana Boa Esperança, cortada por um córrego poluído, localizado nas mediações da Escola de Ensino Fundamental Esperança. 
Visto que a urbanização das cidades muitas vezes ocorre sem nenhum planejamento e sem a preocupação com o crescimento social e ambiental, ocorre que muitas moradias são construídas no entorno do nascente dos rios, onde as regiões são vulneráveis a inundações, a deslizamentos, a solos contaminados e sem nenhuma infraestrutura. 
Esses problemas têm sido a realidade dos moradores desta comunidade de trabalhadores pobres que migraram em busca de emprego, vindo do interior do estado. 
Há apenas uma única escola para atender as crianças do ensino fundamental e pouco interesse da comunidade em restabelecer a saúde do córrego próximo á escola e que traz grandes prejuízos ao andamento das aulas, bem como causando diversos problemas de saúde aos alunos. 
O principal objetivo deste desafio profissional é levantar os principais problemas que afetam a comunidade urbana cortada por um córrego poluído e propor soluções para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
O respectivo desafio foi dividido em alguns passos onde no primeiro passo será visualizar quais os impactos da poluição do córrego do cotidiano e no da família apresentando medidas práticas para melhorar a qualidade de vida das águas do córrego, no segundo passo ações que podem ser desenvolvidas pelos grupos da sociedade civil objetivando a melhoria da qualidade das águas do córrego, no terceiro passo propostas de ações que a escola deve adotar para mobilizar conhecimentos voltados para a solução de problemas enfrentados, no quarto passo ações do poder público.
Todo o desafio foi elaborado através de vídeos sugeridos pelo desafio e pelas cartilhas propostas.
2
Preocupada com todos esses problemas que têm atrapalhado a vida escolar dos alunos; surge a iniciativa da Associação de Pais e Mestres da Comunidade Boa Esperança em propor soluções para a melhoria da saúde das águas do Córrego e consequentemente, a melhora na qualidade de vida dos moradores e respectivamente nas condições do ensino.
O respectivo desafio foi dividido em alguns passos, onde no primeiro passo será visualizar quais os impactos da poluição do córrego no cotidiano das famílias, apresentando medidas práticas para melhorar a qualidade de vida das águas do córrego, no segundo passo ações que podem ser desenvolvidas pelos grupos da sociedade civil objetivando a melhoria da qualidade das águas do córrego, no terceiro passo propostas de ações que a escola deve adotar para mobilizar conhecimentos voltados para a solução de problemas enfrentados, no quarto passo ações do poder público.
Todo o desafio foi elaborado através de vídeos sugeridos pelo desafio e pelas cartilhas propostas.
		
		
Passo 1: INICIATIVAS DO ÂMBITO PRIVADO 
Os problemas decorrente da má qualidade das águas do córrego da comunidade Boa Esperança afetam a qualidade de vida de todos os moradores, direta ou indiretamente, assim, adotamos algumas medidas práticas para a melhoria da qualidade das águas do córrego.
Desenvolvimento – abordar as etapas pesquisadas: 
Impactos causados pela poluição do córrego no cotidiano
Medidas adotadas para a melhoria da qualidade das águas do córrego
Transbordamento do córrego em dias chuvosos.
Não jogar lixo nas vias públicas.
O mal cheiro vindo do córrego.
Canalização do esgoto que é despejado no córrego.
Morte dos peixes do córrego.
Não jogar produtos tóxicos no córrego.
Morte da flora local.
Não jogar lixo orgânico e nem reciclável nas matas ao redor do córrego.
 
Passo 2: Ações sugeridas para grupos da sociedade civil organizada com o objetivo de melhorar a qualidade das águas do córrego que a comunidade Boa Esperança.
Grupos da Sociedade Civil Organizada
Ações que podem ser desenvolvidas
Rádio Comunitária
Divulgação das datas, horários e pautasde reunião da Associação de Pais eMestres na escola do bairro paradiscutir as melhorias do córrego da comunidade.
Agentes Comunitários de Saúde
Realização de palestras para acomunidade em relação à melhoria dascondições do córrego abordando asaúde ambiental falando sobre atransformação do lixo em materialorgânico, a importância de reciclaro lixoorgânico, a coleta seletiva, o risco dedoenças que podem ser transmitidasatravés da poluição do córrego.
Grupos da Sociedade Civil Organizada
Ações que podem ser desenvolvidas
Grupo de Conscientização AmbientalCatólicada Comunidade Boa Esperança.
Palestras à comunidade sobrequalidade de vida e preservaçãodo córrego conscientizando sobre
reivindicar o saneamento básico para acomunidade.
ONG “Salvem o Córrego de BoaEsperança”.
Conscientizar a comunidade sobre osperigos dasendemias que o córregopode trazer para a saúde e organizaruma passeata reivindicando àsautoridades competentes as condiçõesnecessárias do saneamentobásico.
Associação do Meio Ambiente de BoaEsperança.
Palestra por especialista para acomunidade relatando a questão deplanejamento ambiental em áreas depreservação, saneamento básico eformas de despoluiçãodo córrego.
– 
 
 PASSO 3: INICIATIVAS NO ÂMBITO ESCOLAR
A escola é um espaço de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo a qual precisa considerar a relação corpo docente, discente e comunidade, assim, é preciso que ela assuma suas responsabilidades integrando os interesses de toda comunidade escolar de acordo com a realidade vivenciada. Considerando os problemas cotidianos decorrentes do córrego da comunidade Boa Esperança é preciso integrar no currículo escolar propostas pedagógicas que tratem desses problemas, assim, sugerimos ações que a escola pode adotar para solucionar os problemas ocasionados pelo córrego.
Ações que podem ser desenvolvidas na escola
Detalhamento das ações
Adoção de alguns produtos de limpezabiodegradáveis.
Substituir os produtos de limpezatóxicosutilizados na lavagem deutensílios e dependências da escola porprodutos biodegradáveis.
Conscientizar a equipe delimpezasobre os danos ambientais e á saúdecausados por produtos biodegradáveis.
Conscientizar a equipe de limpezasobre os danos ambientais e à saúdecausadospor solventes tóxicos eprodutos a base de componentespoluentes.
Conscientizar a comunidade escolarsobre a necessidade de adotar produtosbiodegradáveis dentro e fora da escola.
Propor que as crianças lavem as mãoscom sabão biodegradável e que a águadas pias seja reutilizada para a lavagem das calçadas da escola.
Ações que podem ser desenvolvidas na escola
Detalhamento das ações
Conscientizar a comunidade escolarsobre anecessidade de adotar produtosbiodegradáveis dentro e forada escola.
Propor que as crianças lavem as mãoscomsabão biodegradável e que a águadas pias sejareutilizada para a lavagemdas calçadas daescola.
ColetaSeletiva de Lixo
A coleta seletiva é o recolhimento demateriais recicláveis como papel,plástico, metal e vidro os quais nãodevem ser misturados com o lixocomum das residências ou locais detrabalho.
Implantar na escola as latas de coletaseletivaensinando e conscientizando osalunos a descartarem o lixo reciclávelde forma correta
Conscientizar os alunos a importânciadareciclagempara evitar a poluição ambiental.
Visita ao córrego da comunidade BoaEsperança
Levar os alunos para visitarem ocórrego e mostrar os poluentespresentes ao redor
que estão causandoacontaminação das águas e o maucheiro.
Pedir que os alunos anotem asobservações realizadas durante a visitae registrarem com fotos.
Passo 4: Você deve visualizar os problemas, especificidades e características da comunidade Boa Esperança e, após essa leitura, sugerir melhorias que precisam ser contempladas no Plano Diretor do Município.
LEITURADA COMUNIDADE
Problemas, especificidades e características da comunidade
Sugestão de Melhorias que podem ser contempladas no Plano Diretor Municipal
Promover o processo de desapropriação de grandes terrenos baldios repletos de lixo, animais peçonhentos e mato alto.
Áreas que podem ser utilizadas para o bem comum para construção de espaços de lazer como: praças, vias de acesso e infraestrutura urbana.
Falta de saneamento básico
Falta de coleta seletiva de lixo.
Promover o abastecimento de água potável, o manejo da água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico visando a saúde da comunidade. Com a coleta seletiva será possível a diminuição da exploração de recursos naturais renováveis e não –renováveis.
LEITURADA COMUNIDADE
Problemas, especificidades e características da comunidade
Sugestão de Melhorias que podem ser contempladas no Plano Diretor Municipal
Falta de manutenção.
Limpeza da cidade e da qualidade de vida da população, aumento da conscientização ambiental, aumento da vida útil dos aterros sanitários, diminuição da poluição do solo, da água e do ar, diminuição da proliferação de doenças e da contaminação dos alimentos, diminuição de custos de produção pelas indústrias que reaproveitam o material reciclável, diminuição dos gastos com limpeza urbana, melhoria da qualidade dos compostos produzidos a partir da matéria orgânica, inclusão social, com geração de emprego e renda para famílias carentes, fortalecimento das organizações .
PASSO 5: PROPOSTAS DE MELHORIAS PARA A ESCOLA DA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA.
Proposta 1: 
INICIATIVAS DO ÂMBITO PRIVADO: os problemas decorrente da má qualidade das águas do córrego da comunidade Boa Esperança afetam a qualidade de vida de todos os moradores, direta ou indiretamente, assim, adotamos algumas medidas práticas para a melhoria da qualidade das águas do córrego.
Proposta 2: 
INICIATIVAS DO ÂMBITO DA SOCIEDADE CIVIL: organizada com o objetivo de melhorar a qualidade das águas do córrego que a comunidade Boa Esperança.
Proposta 3: 
INICIATIVAS DO ÂMBITO ESCOLAR: a escola é um espaço de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo a qual precisa considerar a relação corpo docente, discente e comunidade, assim, é preciso que ela assuma suas responsabilidades integrando os interesses de toda comunidade escolar de acordo com a realidade vivenciada. Considerando os problemas cotidianos decorrentes do córrego da comunidade Boa Esperança é preciso integrar no currículo escolar propostas pedagógicas que tratem desses problemas, assim, sugerimos ações que a escola pode adotar para solucionar os problemas ocasionados pelo córrego.
Passo 4: 
INICIATIVAS NO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPO: devem visualizar os problemas, especificidades e características da comunidade Boa Esperança e, após essa leitura, sugerir melhorias que precisam ser contempladas. 
Considerações finais 
 
Percebermos que medidas relativamente simples e viáveis podem tornar o meio ambiente mais agradável e bem menos insalubre. 
Vários segmentos da comunidade podem contribuir de forma efetiva para melhorar a qualidade de vida de todos do convívio na comunidade. Para minimizar os efeitos causados pela poluição do córrego, o seu transbordamento em dias chuvosos, e as medidas adotadas para a melhoria da qualidade das águas do mesmo, como por exemplo, não jogar lixo nas vias públicas, são iniciativas a serem tomadas pelo âmbito privado.
 
Os grupos da sociedade civil, por meio da Radio Comunitária são de grande ajuda na divulgação das datas, horários e pauta de reuniões com a Associação de Pais e Mestres da escola a fim de decidirem as ações a serem tomadas quanto aos problemas causados pelos córregos. 
As iniciativas no âmbito escolar vão desde a adoção de produtos de limpeza biodegradáveis, a fim de substituir os produtos de limpeza tóxicos utilizados na lavagem de utensílios e dependências da escola, a conscientização da equipe de limpeza sobre os danos ambientais e a saúde causados por solventes tóxicos e produtos a base de componentes poluentes, entre outras ações pesquisadas e apontadas no decorrer do trabalho.
Referências:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde/ Sec. Educ. Fund. Brasília: MEC/SEF, 1997. 
Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf>. 
Acesso em 02 ago. 2014 
ROLNIK, Raquel (coord.). Vamos mudar nossas cidades? São Paulo: Editora Instituto Polis 2002. Disponível em: <http://www.polis.org.br/uploads/960/960.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2014. 
SANTORO, Paulo Freire; CYMBALISTA, Renato. Plano Diretor: participar é um direito. São Paulo: Instituto Polis, 2005. Disponível em: <http://www.polis.org.br/uploads/959/959.pdf>. Acesso em: 02 ago.2014. 
TRATA BRASIL. Estudo avalia saneamento básico nas 100 maiores cidades do país. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/multimidia/itb-na-tv; Acesso em: 02 ago. 2014. 
YOUTUBE. Libras – Água Poluída (legendado e animado). Disponível em http://youtu.be/60DWO 6K6bk ; Acesso em: 02 ago. 2014. 
YOUTUBE. Mais da metade da população não tem rede de tratamento de esgoto. Disponível em: http://youtu.be/Jv4iPVoedEo; Acesso em 02.ago. 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais