Buscar

Evolução Urbana do Centro de São Paulo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Evolução Urbana no Centro de São Paulo
1
INTRODUÇÃO
Estudar e compreender a evolução urbana é um dos principais pilares na faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Nós precisamos compreender o espaço em que vivemos e o espaço que vamos projetar. 
Pensando nisso nós fizemos uma pesquisa sobre a evolução urbana no centro de São Paulo do começo da historia até os dias de hoje. 
2
ATÉ O INICIO DO SÉCULO XX 
Até 1850 a cidade de São Paulo se concentrava no ‘’triangulo’’. Toda a atividade politica, social, cultural e religiosa se concentrava nesse espaço. 
A região da Luz (que anteriormente era conhecida pelo ‘’ Caminho do Guaré’’) começou a se desenvolver depois da construção da ferrovia na segunda metade do século XIX. 
Em meados do século XIX também ocorreu o desenvolvimento da economia cafeeira, o que causou um grande crescimento demográfico na cidade, que já sofria uma explosão urbana.
Entre 1870 e 1890 surgiu na região o Bairro dos Campos Elíseos, baseado no loteamento moderno, estrutura urbana em grelha, om ruas retas, largas e praças. 
.
3
4
5
INICIO DO SÉCULO XX ATÉ 1940
Nesse período, começamos a ver o embelezamento, a valorização e a verticalização da cidade. O planejamento urbano no Brasil, influenciado pela Europa, foca no Plano de Melhoramentos nas áreas centrais da cidade. Em virtude disso, as principais obras publicas no centro de São Paulo nessa época foram o Viaduto do Chá e a remodelação do Vale do Anhangabaú. 
Na década de 1920, São Paulo se consolida como cidade industrial e o centro começa a se verticalizar. 
A partir de 1930, começam a surgir na cidade uma serie de radiais, reforçando a valorização e a verticalização da área centro. 
6
7
DÉCADAS DE 1950 A 1970
O período entre essas décadas ficou conhecido como ‘’ o inicio da decadência’’ pois, nessa época a região da Av. Paulista se consolidou como o novo centro das elites, fazendo com que a área central se configurasse como centro popular, com pessoas de camadas populares, ficando conhecido na elite como ‘’decadente’’. 
8
9
DÉCADAS DE 1980 E 1990
Entre essas décadas ocorreu um esvaziamento da área central de São Paulo, em decorrência dos investimentos públicos e privados na Zona Sudoeste, considerada o ‘’novo centro’’, que resultou em um aumento de imóveis residenciais vagos no centro da cidade, que aumentaram em 55,6%. 
10
11
O CENTRO HOJE 
Nos últimos trinta anos foram elaborados alguns planos para essa região, resultando na formação do PROCENTRO (Programa de Requalificação Urbana e Funcional da Área Central), que queria reverter a declaração do centro.
Em 1997, a prefeitura criou a Operação Urbana Centro, para estimular o mercado imobiliário na região. Mas, ainda sim, gerou pouco interesse dos empreendedores. 
Em 2003 foi aprovado o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, definindo que: ‘’seria considerado solo urbano não utilizado todo tipo de edificação nos 10 distritos centrais que tivessem, no mínimo, 80% de sua área construída desocupada’’.
Na gestão Serra-Kassab, foi reformulado o Programa Ação Centro, dando ênfase ao projeto Nova Luz, região próxima a vários investimentos do Governo do Estado no estimulo ao uso cultural.
12
13
14
CONCLUSÃO
A consequência arquitetônico-urbanista desta forma de urbanização é um desperdício muito grande de espaço, fazendo de São Paulo um ‘’tapete de retalhos caótico’’ que se perde em cidades periféricas cada vez mais distantes. Além disso, pela distancia que as casas ficaram do centro, encarecem-se tanto os custos de transporte como os de instalação de infraestrutura urbana. 
15
REFERÊNCIAS 
www.cefetsp.br/edu/eso/saopaulo.html
www.historialivre.com/revistahistoriador/um/luiscarlos.pdf
 BONDUKI, N. (1999). Origens da habitação social no Brasil.
16
ALUNOS:
Amanda Soares Pereira RA: 20738865
Anna Claudia Euzébio RA: 20749538
Matheus Suniga RA: 20665474
Natália Cavalcante Endo RA: 20646417
Thuane Oliveira RA: 28095558869
Yasmim Siqueira Fernandes RA: 20739451
17

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais