Buscar

AV 1 Simulação Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV 1- 1B, 2C, 3A, 4C, 5C.
1)
Problemas ocorrem em toda a organização. É importante que se tenha devidamente estabelecido, quem deve resolver cada tipo de problema, de acordo com o nível hierárquico existente na estrutura organizacional.
Relacione corretamente as duas colunas e escolha a alternativa correspondente:
1 – Problemas Estruturados.
2 – Problemas Semistruturados.
3 – Problemas não Estruturados.
A - A probabilidade de cada alternativa é conhecida, assim como suas consequências (risco); aplicação de modelos matemáticos na parte estruturada do problema.
B - As probabilidades de cada alternativa são desconhecidas (incerteza); não existem processos lógicos e bem definidos para sua solução.
C - Envolvem ações e decisões com consequências devidamente conhecidas (certeza); problemas rotineiros e repetitivos (faturamento, cobrança...).
Alternativas:
a)1/B; 2/A; 3/C.
b)1/C; 2/A; 3/B.Alternativa assinalada
c)1/A; 2/C; 3/B.
d)1/C; 2/B; 3/A.
e)1/B; 2/C; 3/A.
2)
Os gestores devem analisar diversas informações para que uma decisão seja tomada. Se essas informações não estiverem disponíveis, desatualizadas, ou incorretas, o processo de tomada de decisão fica imensamente prejudicado, podendo, até mesmo, levar a erros graves na direção de uma empresa. Existem diversos tipos de sistemas de informações, entre eles, os sistemas de apoio gerencial que são sistemas implantados para atender a necessidades muito específicas. Sobre os sistemas de apoio gerencial, marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.
(  ) Sistemas de informação gerencial: fornecem informações na forma de relatório para os gerentes. Ex.: análise das vendas ou relatórios sobre os custos.
(  ) Sistemas de informação executiva: fornecem apoio computacional aos gerentes durante o processo de tomada de decisão (ad hoc). Ex.: atribuição de preço de venda, análise de riscos.
(  ) Sistemas de apoio à decisão: fornecem informações críticas, de forma específica, aos executivos. Ex.: análise de desempenho, apoio ao planejamento estratégico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)V - V - F.
b)F - F - V.
c)V - F - F.Alternativa assinalada
d)V - F - V.
e)F - F - F.
3)
Liderar é tomar muitas decisões rotineiras de pouco impacto, outras com reflexos medianos e algumas pouquíssimas que são capazes de mudar os rumos da organização ou da própria carreira. A literatura de gestão sobre processo decisório tem procurado detalhar o que todo líder eficaz leva em conta na hora de tomar decisões. Em relações aos tipos de gestores que costumam tomar péssimas decisões, analise atentamente as informações a seguir:
I - Os procrastinadores: dirigentes que adiam as decisões o máximo que podem por temerem o ônus de uma escolha equivocada.
II - Os equivocados: Gente que faz opções com base em princípios frágeis ou informações falhas que receberam de alguém e não foram checadas com atenção.
III - Os oportunos: Aqueles que pensam duas vezes para alterar os rumos da companhia como um todo, refletindo cuidadosamente com o tipo de impacto e os efeitos colaterais de suas escolhas no curto, médio e longo prazo.
IV - Os apaixonados pela opção inicial: Líderes que resistem a buscar outras opções porque já estão muito apegados à primeira alternativa que surgiu em suas cabeças e agora preferem fracassar a mudar de ideia.
Sobre os tipos de gestores que costumam tomar péssimas decisões, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, II e IV apenas.Alternativa assinalada
b)I, III e IV apenas.
c)II e III apenas.
d)I, II e III apenas.
e)I, III apenas.
4)
Analise a descrição a seguir: Esse termo é utilizado para descrever as técnicas de coleta, organização, transformação, análise e disponibilização de informações com o objetivo de gerar suporte informacional à tomada de decisões empresariais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito descrito.
Alternativas:
a)Data Warehouse (DW).
b)Enterprise Resource Planning (ERP).
c)Business Intelligence (BI).Alternativa assinalada
d)Base de Dados Operacional (ERP).
e)Customer Relationship Managent (CRM).
5)
O processo decisório é composto por uma sequência de passos a serem seguidos para que uma alternativa seja escolhida, implementada e avaliada. Com base nisso, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Análise e identificação da situação e do problema não são aspectos relevantes no processo decisório.
b)Desenvolvimento de alternativas não pode ser levado em consideração no processo de tomada de decisão.
c)A comparação e a classificação dos riscos de cada alternativa são aspectos relevantes no processo decisório.Alternativa assinalada
d)Estabelecer metas e o tempo estimado para alcançá-las não devem ser colocados como aspectos fundamentais no processo decisório.
e)Algoritmos de apoio a decisão devem ser evitados para análise da melhor decisão.

Outros materiais