Buscar

HEMORRAGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HEMORRAGIA
Definição
R.: Hemorragia é o extravasamento de sangue no espaço extravascular.
Causas
R.: As hemorragias iniciam com um impacto que impede a devida circulação, resultando no rompimento dos vasos sanguíneos. Isso pode acontecer, por exemplo, em acidentes graves que culminam no decepamento de um membro ou não, no rompimento de aneurisma, ferimentos por projétil, lesões por esmagamento, dentre muitas outas causas. 
Descreva os diferentes padrões de hemorragia
Hemorragia tecidual ocorre em padrões distintos, sendo cada um com suas implicações clínicas: 
A hemorragia pode ser externa ou estar confinada dentro de um tecido. Qualquer acúmulo nos tecidos é chamado de hematoma, esses variam desde escalas de insignificância até faixas de muito graves.
Hemorragias minúsculas (1 a 2 mm) na pele, nas membranas mucosas ou nas superfícies serosas são chamadas de petéquias. Esses sinais clínicos estão associados ao aumento local da pressão intravascular e defeitos na função plaquetária.
Hematomas subcutâneos maiores são chamados de esquimoses. Os glóbulos vermelhos nessas lesões são degradados e fagocitados pelos macrófagos. A hemoglobina é convertida, enzimaticamente, em bilirrubina e, posteriormente, em hemossiderina, gerando alteração na cor que são características em uma contusão. 
Significado clínico da hemorragia
R.: Depende do volume e da taxa de sangramento. A perda rápida de até 20% do volume sanguíneo ou perdas lentas de grandes quantidades podem ter pouco impacto em adultos saudáveis. Porém, perdas maiores podem causar choques hemorrágicos. A perda sanguínea externa, recorrente ou crônica, provoca uma perda na quantidade de ferro e pode levar a uma anemia ferropriva.

Outros materiais