Buscar

Funcionamento e Aplicações do Laser

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O funcionamento do laser é baseado na emissão estimulada. Para acontecer a emissão estimulada é necessário já ter um elétron no estado excitado. Um fóton vem e derruba o elétron do estado excitado enviando ele para o estado fundamental. Esse processo dá origem a dois fótons idênticos, enquanto a emissão espontânea dá origem apenas a um fóton.
O laser é composto de: meio ativo, bombeio e cavidade ressonante. O bombeio coloca os elétrons no estado excitado e faz a inversão da população (primeiro pré-requisito para haver emissão estimulada). O meio ativo é onde se gera o laser (pode ser gás, líquido, semicondutor, estado sólido, ...). A cavidade é composta de espelhos e amplifica a luz do laser, só 1% da luz sai da cavidade.
Os materiais mais comuns que são usados como meio ativo são: gases nobres (mas, podem ter outros gases), semicondutores, metais de transição e terras raras.
3 parâmtros são importantes para saber qual laser deve ser usado na aplicação biomédica: potência, se é pulsado ou contínuo e comprimento de onda. Quanto mais para o infravermelho, menor é a absorção do laser pelos tecidos e também mais ele penetra na pele. Um laser pulsado e que seja absorvido é melhor para fazer um dano, pois ele faz um dano controlado e um dano muitas vezes é desejável em cirurgias. Os lasers usados em terapia e também na OCT são geralmente de baixa potência. Até mesmo um laser no infravermelho, se for muito potente, pode causar um dano no tecido. A potência diz quantos fótons nós temos. Lasers mais potentes têm mais fótons que os menos potentes.
Quando um nome de laser é composto por dois nomes, somente um é o meio ativo (por exemplo HeNe). O outro é o meio suporte. O laser é importante pois é monocromático, polarizado, direcional e coerente e pode ser focalizado por uma lente em uma área bem pequena. 
O laser tem um modo chamado transversal que dá a “cara”do feixe. O mais utilizado é o modo TEM 0,0 – também chamado modo gaussiano.
Existem vários tipos de bombeio: descarga elétrica (bastante usada em lasers de gás e semicondutor) e óptico (uma outra lâmpada – usada em laser com terras raras ou outro laser – usado com laser de metais de transição).
Acho que a parte de aplicações está descrita já nas transparências....