Buscar

LIBERDADE PROVISÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __VARA CRIMINAL DA COMARCA DE SÃO PAULO/SP 
 
JOSUÉ DA SILVA, nacionalidade, estado civil, profissão, RG..., através do seu advogado infra-assinado, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer/apresentar a presente LIBERDADE PROVISÓRIA, com base no artigo 310, inciso, III, do Código de Processo Penal, e ao artigo 5º, inciso, LXVI, da CF/88, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente foi preso em flagrante, acusado de ter praticado delito de receptação, previsto no 180, “caput”, do Código Penal. O auto de prisão em flagrante observou todas as formalidades e foi encaminhado, no prazo legal, ao juiz, para apreciação. 
DOS FUNDAMENTOS JURÍDICOS
DA IMPOSSIBILIDADE DE CONVERTER A PRISÃO EM FLAGRANTE EM PREVENTIVA 
 O Requerente foi preso em flagrante acusado de ter praticado o delito de receptação, previsto no artigo 180, “caput”, do Código Penal. Todavia, conforme o artigo 180 do Código Penal, a pena máxima cominada prevista para o delito de receptação de 04 anos. Logo, considerando que o requerente é primário, não é possível a conversão da prisão em flagrante em preventiva, nos termos do artigo 313, inciso I, do Código de Processo Penal. Não se aplica ao caso, a hipótese do inciso II do artigo 313, porque o requerente não é reincidente. 
DA AUSÊNCIA DOS REQUISITOS DA PREVENTIVA
No caso, a autoridade policial representou pela conversão da prisão em flagrante em preventiva para preservar a ordem pública. Todavia, não estão presentes os requisitos que a autorizam a prisão preventiva. 
O Requerente é trabalhador e jamais se envolveu em atividade ilícita. Além disso, possui residência fixa e carteira de trabalho. Ademais, a esposa está grávida, sendo o único que poderá contribuir para o sustento da família. Logo, o requerente não representa perigo à ordem pública, estando, portanto, ausente os requisitos da prisão preventiva, previstos no artigo 312 do Código de Processo Penal.
Assim deve-se conceder a liberdade provisória, nos termos do artigo 321 do Código de Processo Penal. 
DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA
Convém destacar que prevalece no nosso ordenamento jurídico o princípio da presunção da inocência, previsto no artigo 5º, LVII, da CF/88. Nesse sentido, a liberdade provisória é medida que se impõe. 
DA MEDIDA CAUTELAR DIVERSA DA PRISÃO
Na hipótese de não ser concedida a liberdade plena, viável a aplicação da concessão da medida cautelar prevista no artigo 319 do Código de Processo Penal, já que constitui medida mais conveniente do que a conversão em prisão preventiva.
DOS PEDIDOS
Ante o exposto, requer a concessão da LIBERDADE PROVISÓRIA, com a expedição do alvará de soltura, a fim de que possa responder ao processo em liberdade. Subsidiariamente, requer que seja aplicada medida cautelar diversa do habeas corpus.
Nestes termos
Pede deferimentos
São Paulo, data 
 
Advogado 
OAB

Outros materiais