Buscar

2 Prova Direito Constitucional IIA 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade de Direito da UFBA
Prof. Dirley da Cunha Jr.
2ª Avaliação de Direito Constitucional II-A
Não será permitido a nenhum tipo de consulta. Marque um X nas questões objetivas sem rasuras. Boa Prova!
OBS: Aqueles que fizeram o trabalho terão, na 2ª Avaliação, 0,5 (meio) ponto acrescido.
(FGV - OAB – Exame Unificado – 2014.3) O Presidente da República, à luz da CRFB/88, dispõe de dois órgãos de cúpula para consulta em determinados assuntos. Assinale a opção que elenca corretamente esses órgãos e suas atribuições constitucionalmente definidas.
Ao Conselho de Defesa Nacional compete opinar sobre a decretação do estado de defesa, do estado de sítio e da intervenção federal. Ao Conselho Nacional de Justiça compete o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e do Poder Executivo
Ao Conselho de Defesa Nacional compete opinar sobre as questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas. Ao Conselho da República compete opinar sobre as hipóteses de declaração de guerra e de celebração de paz.
Ao Conselho Nacional de Justiça compete o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e do Poder Executivo. Ao Conselho da República compete opinar sobre as hipóteses de declaração de guerra e de celebração de paz.
Ao Conselho de Defesa Nacional compete opinar sobre as hipóteses de declaração de guerra e de celebração de paz. Ao Conselho da República compete pronunciar-se sobre intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio.
(FGV - OAB – Exame Unificado – 2014.3) Imagine a hipótese na qual o avião presidencial sofre um acidente, vindo a vitimar o Presidente da República e seu Vice, após a conclusão do terceiro ano de mandato. A partir da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
Parte superior do formulário
O Presidente do Senado Federal assume o cargo e completa o mandato. 
O Presidente da Câmara dos Deputados assume o cargo e convoca eleições que realizar-se-ão noventa dias depois de abertas as vagas.
O Presidente do Congresso Nacional assume o cargo e completa o mandato.
O Presidente da Câmara dos Deputados assume o cargo e convoca eleições que serão realizadas trinta dias após a abertura das vagas, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.
(VUNESP - 2014 - TJ-SP – Juiz) De acordo com o regime constitucional brasileiro, assinale a opção correta.
a) É vedado aos juízes receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, com exceção dos casos previstos em lei.
b) É vedado aos juízes exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos dois anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.
c) É vedado aos juízes exercer outro cargo ou função, com exceção do magistério, salvo se estiverem em disponibilidade.
d) É vedado aos juízes dedicar-se à atividade político-partidária, salvo se for em Estado ou Região distinta daquela onde exerce a magistratura.
( FUNDEP - 2014 - TJ-MG - Juiz) Assinale a alternativa que apresenta a estrutura COMPLETA do Poder Judiciário Brasileiro.
a) Supremo Tribunal Federal, Tribunais e Juízes Federais e Tribunais e Juízes Militares. 
b) Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar, Tribunais de Justiça dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais de Justiça Militar, Juízes de Direito, Juízes Federais, Juízes do Trabalho e Juízes Militares.
c) Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal Militar, Tribunais de Justiça dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça Militar, Juízes de Direito, Juízes Federais, Juízes do Trabalho, Juízes Eleitorais e Juízes Militares.
d) Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal Militar, Tribunais de Justiça dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça Militar, Tribunal do Júri, Juízes de Direito, Juízes Federais, Juízes do Trabalho, Juízes Eleitorais e Juízes Militares.
(UESPI - 2014 - PC-PI - Delegado de Polícia - Adaptada) A partir das normas que disciplinam o tratamento constitucional dispensado aos deputados e senadores e Tribunal de Contas, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Não perderá o mandato o Deputado ou Senador licenciado pela respectiva Casa por motivo de doença, ou para tratar, sem remuneração, de interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento não ultrapasse cento e vinte dias por sessão legislativa. 
b) Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos: a) mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade; b) idoneidade moral e reputação ilibada: c) notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública.d) mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no item anterior.
c) Perderá o mandato o Deputado ou Senador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, a um quarto das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada. 
d) Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos: a) 1/3 (um terço) pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, sendo 2 (dois) alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento; b) 2/3 (dois terços) pelo Congresso Nacional. O auditor, quando em substituição a Ministro, terá as mesmas garantias e impedimentos do titular e, quando no exercício das demais atribuições da judicatura, as de juiz de Tribunal Regional Federal.
Parte Subjetiva – Responda ao que foi pedido no limite de linhas
Josef K. era juiz substituto da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Salvador famoso por ter uma postura inflexível na execução penal. Recém ingresso, possuía somente 2 anos e 6 meses na magistratura estadual. O Conselho Nacional da Magistratura, composto de 15 membros, decidiu removê-lo para 5ª Vara da Fazenda Pública sem a sua consulta por decisão apenas dos 2 advogados escolhidos pela OAB que compõem o CNJ sob pena de perda do cargo com base no art. 41 da Constituição Federal – regra geral para os servidores públicos:
“Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.”
A postura do Conselho Nacional de Justiça na remoção e na penalidade de demissão está correta? Argumente, baseando-se nas garantias da magistratura e no Estatuto Constitucional da Magistratura. (2.5) (Máximo: 30 linhas)
RESPOSTA: Não está correta a postura do CNJ (0,5). Sobre a remoção, deve ser fundamentada por maioria absoluta dos membros do Conselho Nacional de Justiça (0,3) devido a garantia da inamovibilidade (0,7). Sobre a penalidade, não deve ser aplicada, devido a garantia da vitaliciedade (0,7), que é adquirida em 2 anos (0,3) e não em 3. Não se confunde, portanto, com a estabilidade dos servidores públicos. Magistrados só podem perder o cargo por decisão judicial transitada em julgado.
O aluno deve explicar em que consiste a vitaliciedade e a estabilidade.
Após estas últimas eleições, houve diversas manifestações contrárias à reeleição da Presidente. Uma das sugestões da frente contrário foi requisitar no Congresso Nacional o impeachment do Chefe do Executivo. Suponhamos que, após uma denúncia da mesmapor improbidade administrativa (baseada no Art. 85 V CF e na lei 1079/50), a Câmara dos Deputados, em votação de 2/3 (dois terços) dos seus membros, tenha admitido a acusação contra a Presidente.
Responda:
Qual o procedimento adotado após o juízo de admissibilidade da Câmara (órgão julgador posterior, quórum, quem preside a sessão, etc) e as penalidades sujeitas à Presidente no impeachment? (2,0) (Máximo: 70 linhas)
Órgão julgador -> Senado Federal (0,3)
Quorum -> 2/3 (0,4)
Presidido pelo Presidente do STF (0,3)
Afastamento em 180 dias (0,3)
Penalidades: perda do cargo + inabilitação por 8 anos para exercício de função pública (0,7)
Tendo o Senado feito o julgamento político e condenado a Presidente, a sua decisão vincula o Supremo Tribunal Federal a condená-lo pelo crime de improbidade administrativa? Justifique (0,5) (Máximo: 5 linhas)Parte inferior do formulário
Não vinculante (0,2). Juízo Político X Juízo Jurídico (0,3).

Outros materiais