Buscar

PSICOLOGIA SOCIAL CRITICA RESUMO NP1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA SOCIAL CRITICA: É DIFERENTE DA PSICOLOGIA CLINICA QUE SE VE, ATRELADA SOMENTE AO AMBIENTE CLINICO, SE LIMITANDO, APENAS ENTRE CLIENTE E PSICOLOGO. NA PSICOLOGIA SOCIAL CRITICA VAI ALEM DESSE AMBIENTE, E EXPLORA OUTROS “CORPOS” O SOCIAL E O COLETIVO, BUSCANDO COMPREENDER AS RELAÇÕES HISTORICAS SOCIAS CONSTRUIDAS NOS GRUPOS E NA SOCIEDADE.
O HOMEM É A SINTESE DE MULTIPLAS DETERMINAÇÕES, PORQUE É IMPOSSIVEL PESQUISAR E COMPREENDER O HOMEM.
SÃO 3 CONCEPÇÕES DE MUNDO:
1 ESTATICA ( CRISTA, VALORES, ATOS)
2 INDIVIDUALISTA ( LIBERALISMO)
3 MARXISTA ( BUSCA DAS CONTRADIÇÕES, NÃO SE ENCERRA ENTRE A ESTATICA E O INDIVIDUALISMO)
IDEOLOGIA DA GRECIA OCIDENTAL: VISA MEDIR, CONTROLAR E AVALIAR. E É A BASE CIENTIFICA EPISTELMOLOGICA, ÚNICA CONSIDERADA VALIDA.
IDEOLOGIA E DIVISÃO DE CLASSES:
MARX UTILIZA DO MATERIALISMO HISTORICO DIALETICO.
DIALETICA: CONFRONTAR TERMOS PARA ENTENDER OS CONFLITOS MULTIPLOS DENTRO DE UMA IDEIA, MOVIMENTO OU CONCEITO, ONDE MUITAS VEZES SÃO CONTRADITORIAS. CONCEITUADA DA SEGUINTE FORMA (TESE PRIMEIRA PREPOSIÇÃO OU IDEIA; ANTITESE OPOSIÇÃO A TESE E ESSE DUELO ENTRE A DUAS RESULTA NA SINTESE, QUE É A NOVA CONCLUSÃO DESSE DUELO, ASSIM TORNANDO-SE UMA NOVA TESE OU IDÉIA, OU SEJA; É UM CLICO SEM FIM.)
MATERIALISMO: VAI ALEM DO RACIOCINIO, EM BUSCA DE UMA CONCRETUDE UNIVERSAL, ENTENDENDO A RAZAO HUMANA, COMO UMA CONQUISTA HISTORICA DO HOMEM. NÃO SE SEPARA A RAZAO DA NATUREZA E DA PRATICA DA VIDA. 
HISTORICO: INTERAÇÃO DOS INDIVIDUOS COMO PROCESSO SOCIAL QUE PRODUZEM SUAS CONDICOES REAIS DE EXISTENCIA.
O MATERIALISMO HISTORICO DIALETICO É UMA TEORIA QUE BUSCA EXPLICAÇÕES PARA OS FENOMENOS DA REALIDADE. ANALISE PROFUNDA DE UM OBJETO COMO A VIDA ECONOMICA POR EXEMPLO, DESVELANDO ELEMENTOS CONTRADITÓRIOS. 
O MATERIALISMO HISTORICO DIZ QUE A PRODUÇÃO MARTERIAL É O QUE SUSTENTA A ORDEM SOCIAL, E A REPARTIÇÃO DESSA PRODUÇÃO E QUE DETERMINA OQUE E COMO ESSA SOCIEDADE PRODUZIRA. A EXEMPLO DO MODO DE PRODUÇÃ ESCRAVISTA, COMO O SENHOR E O ESCRAVO. E O MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL COM O SENHOR E SEU SERVO, JÁ NO CAPITALISMO TEMOS O BURGUES E O PROLETARIADO OU O EMPRESARIO E O FUNCIONARIO.
MARX SUSTENTOU A CRITICA AO CAPITALISMO, AO PROCESSO DE DOMINAÇÃO E CONTROLE, QUE ESTAVA E ESTA ENTRANHADO NAS IDEIAS, ATITUDES E CRENÇAS . CRITICA ESSA QUE INSPIROU TRANSFORMAÇÕES E REVOLUÇÕES CONTRA O CAPITAL, E CONTRA A DOMINAÇÃO DAS ELITES.
IDEOLOGIA:
SURGIU DAS CIENCIAS SOCIAIS E DA FILOSOFIA, TRATA DAQUILO QUE AFASTA O HOMEM E A SOCIEDADE DA SUA REALIDADE, TEM DOIS CONCEITOS UM FRACO QUE É O CONJUNTO DE IDEIAS QUE UTILIZAMOS A NOS MESMOS, AO GRUPO E A SOCIEDADE, NOS DANDO UMA VISÃO DE MUNDO OU COSMOVISÃO (VISÃO DETURBADA, DISTORCIDA, FORA DO REAL). QUE É TRANSMITIDO AS GERAÇÕES PELAS RELAÇOES , NA CULTURA E ISNTITUIÇÕES (ESCOLA, IGREJA, TRABALHO) E PELA LINGUAGEM E A ARTES.
JÁ O CONCEITO FORTE ESTA LIGADA A CRITICA, COM SENTIDO NEGATIVO, UMA FALSA COSNCIENCIA SUSTENTADA PELA CLASSE DOMINANTE, COM A INTENÇÃO DE ENCOBRIR A REALIDADE , COM CARATER NATURAL DE DOMINAÇÃO.
A IDEOLOGIA OBSCURECE A REALIDADE, COM IDEIAS E VALORES PRORPIOS, E ENTENDIDA COMO UMA COSMOVISÃO, CONTITUIDA POR IDEIAS DISTORCIDAS.
A IDEOLOGIA DOMINANTE SUSTENTA QUE É NATURAL A DESIGUALDADE. JUSTIFICANDO A EXCLUSÃO DE INDIVIDUOS E GRUPOS DO PODER DE CONDUZIR E CONTROLAR, SEUS CORPOS E SUAS RIQUEZAS E VUIDAS, PASSANDO A RESPONSABILIDADE PARA O INDIVIDUO QUE ESTÁ FORA DO SEU GRUPO.
CRISE DOS PARADIGMAS DA PSICOLOGIA SOCIAL: ABALO EPISTELMOLOGICO E METODOLOGICO NA PSICOLOGIA SOCIAL, POIS ADOTAVA MODELOS COLONIAIS E NÃO BRASILEIRO.
LEVANTANDO A DUVIDA DE QUE AS CARACTERISTICA PSICOLOGICAS SÃO UNIVERSAIS (EUA) OU SOCIO-CULTURAIS (DE ACORDO COM O MEIO)?
HOUVE UMA RUPTURA NA DECADA DE 70 POLITICO- IDEOLOGICA COM FORMAS HISTORICAS DE COMPREENSÃO DA REALÇÃO ENTRE INDIVIDUO E SOCIEDADE.
PASSANDO A SER CENTRAL AS QUESTOES DA PSICOLOGIA SOCIAL; INCLUSÃO E EXCLUSÃO, IGUALDADE E DESIGUALDADE, AUTONOMIA E DOMINAÇÃO.
A PSICOLOGIA SOCIO-HISTORICA SURGE DA CRITICA DO MODELO NEUTRO DA PSICOLOGIA SOCIAL NORTE AMERICANA, ATE ENTAO ADOTADA, E BUSCA NO MATERIALISMO HISTORICO , BUSCANDO OPOSIÇÕES SOBRE O INDIVIDUO E GRUPO, INTERNO E EXTERNO, NATUREZA E SOCIEDADE, DETERMINAÇÃO E CONTROLE.
ONDE O INDIVIDUO CONCRETO TEM COMO MANIFESTAÇÃO DA TOTALIDADE HOSTORICO-SOCIAL E A CONCEPÇÃO DO INDIVIDUO COMO PRODUTO DAS DETERMINAÇÕES ECONOMICAS.

Outros materiais