Buscar

tissiana documentos da faculdade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

2- Acupuntura
O biomédico acupunturista pode pode realizar o diagnóstico energético, considerando a propedêutica e etiopatogenia da Acupuntura, visando à identificação dos distúrbios dos padrões energético-orgânicos e participar do seu tratamento com técnicas da acupuntura e algumas outras da Medicina Tradicional Chinesa (Ex.: Ventosaterapia, Auriculoterapia/Auriculoacupuntura, Moxabustão, etc).
Na acupuntura você tem contato com o paciente e observa sua melhora. Casos de pacientes com dificuldades motoras, decorrentes de problemas neurológicos, conseguindo se reabilitar, ou, ao menos, conseguindo uma melhor qualidade de vida. Pessoas que estão conseguindo voltar a trabalhar, por que não sentem mais dores, pessoas com problemas psíquicos ou psicológicos que após o tratamento de acupuntura conseguiram levar uma vida mais proveitosa.
1- Biomedicina Estética
Creio que esta seja a área que mais atrai aqueles que querem esse contato com o paciente.
A biomedicina estética desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo.
O biomédico esteta cuida da saúde, bem-estar e beleza do paciente, relacionando os melhores recursos da saúde ao seu preciso conhecimento para o bem do paciente, por meio de tratamentos que promovem a recuperação dos tecidos e do organismo como um todo.
desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo.
O Biomédico Esteta membro titular da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME) cuida da saúde, bem-estar e beleza do paciente, relacionando os melhores recursos da saúde ao seu preciso conhecimento para o bem do paciente, por meio de tratamentos que promovem a recuperação dos tecidos e do organismo como um todo.
PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS DA BIOMEDICINA ESTÉTICA
O Biomédico Esteta é o profissional especialista em Biomedicina Estética que está apto a realizar os seguintes procedimentos:
Avaliação & Acompanhamento;
Eletroterapia & Eletroestimulação;
Laserterapia;
Epilação a Laser;
Fototerapia e LED;
Lasers Fracionados não-ablativos;
Luz Intensa Pulsada;
Remoção de Tatuagem e Maquiagem Definitiva;
Microagulhamento;
Peelings;
Químicos;
Superficial;
Médio;
Profundo;
Mecânicos;
Hidrodermobrasão;
Microdermobrasão;
Cristal;
Diamante;
Biotecnologias;
Radiofrequência;
Ultra-cavitação;
Ultra-som dissipado;
Ultra-Som focalizado;
Endermologia;
Criolipólise;
Procedimentos Injetáveis, Escarifacantes, Perfurocortantes e Medicamentosos;
Carboxiterapia;
Intradermoterapia capilar, corporal e facial;
Intramuscular capilar, corporal e facial;
Preenchimentos injetáveis;
Toxina Botulínica;
Cosmetologia avançada;
Além dos procedimentos acima citados, o Biomédico Esteta pode atuar nas seguintes áreas:
Responsável técnico;
Pesquisa Científica;
Docência;
Indústria de Equipamentos e Cosméticos.
A Biomedicina Estética é uma nova área de atuação dos Biomédicos, que desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo, realizando procedimentos invasivos não-cirúrgicos (BME, 2011). O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), através da resolução nº 197 de 21 de fevereiro de 2011, regulamentou a atuação do profissional biomédico no exercício da saúde estética e para atuar como responsável técnico de empresa para este fim. Sobre essa nova área ainda foi criada a resolução CFBM nº 200, de 1º de julho de 2011, que dispõe sobre o critério para a habilitação em Biomedicina Estética e a resolução nº 214, de 10 de Abril de 2012, que dispõe sobre atos do profissional biomédico e, insere-se no uso de substâncias em procedimentos estéticos (BMD, 2011; BRASIL, 2011a, 2012a, 2012b). O profissional biomédico para atuar na área pode iniciar sua regulamentação junto ao CRBM (Conselho Regional de Biomedicina). Para obter sua habilitação definitiva precisa apresentar Certificado com Título de especialista em Biomedicina Estética (ABBM), Certificado de Pós-Graduação em conformidade com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e demais determinações e normas estabelecidos pelo CAPES-MEC, 500 horas de estágio ou obter a sua habilitação provisória apresentando Certificados de Cursos Livres em Estética (40h), comprovante de experiência na área (1 ano) e Declaração de matrícula em curso de Pós-Graduação em Estética em andamento (CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA, 2012; BRASIL, 2012a). Uma vez habilitado, o profissional biomédico possui uma necessidade para investigar os aspectos legais para abertura de sua Clínica de Biomedicina Estética, verificando se todos parâmetros estão de acordo para sua execução, como estar dentro das legislações (CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas) adequadas para a valorização e credibilidade dessa nova especialização, respeitando todos preceitos da resolução de Biomedicina, Vigilância Sanitária (ANVISA) e Governo Federal. Sendo assim, este estudo tem como objetivo verificar se as Clínicas de Biomedicina Estética estão amparadas legalmente pela Legislação Federal, averiguar as exigências da Vigilância Sanitária, investigar o enquadramento tributário e juntamente analisar as orientações do Conselho Regional e Federal de Biomedicina e Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética, analisando todos aspectos legais para que o biomédico possa abrir sua clínica.
A Biomedicina Estética A Biomedicina Estética cuida da saúde, bem-estar e beleza do paciente, desenvolvendo e aplicando tratamentos para as disfunções relacionados à derme e seus anexos. O Biomédico esteta está apto a realizar procedimentos invasivos não cirúrgicos, necessitando ter conhecimento de anatomia, fisiologia, imunologia, endocrinologia e bioquímica relacionadas ao processo de envelhecimento cutâneo e disfunções estéticas corporais e faciais (BME, 2011). Os procedimentos que o biomédico esteta pode realizar são: laserterapia; carboxiterapia; intradermoterapia; radiofrequência estética; ultrassom focalizadohifu; luz intensa pulsada e led; laser fracionado; procedimentos invasivos não cirúrgicos; avaliação estética; anamnese corporal e fácil; classificação da pele - dermatoscópio; classificação da síndrome de desarmonia corporal; definição do tratamento a ser realizado; definir estratégica de tratamento; registro de foto; análise das disfunções estéticas (dermatofisiológicas); evolução do paciente; treinamentos técnicos; responsabilidade técnica de empresa que executam atividades para fins estéticos; supervisão do tratamento; acompanhamento do paciente durante o tratamento e formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas de disfunções dermato-fisiológicos dentro da Biomedicina Estética (BME, 2011; PUGA, 2011). Aspectos legais para abertura de uma clínica O profissional Biomédico pode iniciar sua regulamentação junto ao CRBM (Conselho Regional de Biomedicina) para obter sua habilitação definitiva ou provisória (BRASIL, 2011b). Logo será necessário para registro da clínica e obtenção do CNPJ, encaminhar, através do contador, o contrato social e cópia dos documentos de identidade e CPF dos sócios, sendo necessário ter endereço físico definido. Nessa etapa que será definido o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da empresa. O CNPJ é o número de registro para pessoas jurídicas junto ao Ministério da Fazenda - Secretaria da Receita Federal. É por meio deste número que a Secretaria da Receita Federal recolhe os impostos, controla a entrega de relatórios periódicos e mantém seu cadastro atualizado (CONCENTRO, 2007; BME, 2012).
Vigilância Sanitária A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, que exerce o controle sanitário de todos os produtos e serviços destinados à saúde, afimde eliminar, diminuir e prevenir riscos a saúde e de intervir nos problemas sanitários. Se tratando de um estabelecimento assistencial de saúde (EAS), a ANVISA apresenta portarias na qual para este tipo de estabelecimento deve-se seguir a RDC Nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, que dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Sendo assim, para a regularização de um EAS deve-se apresentar em seu estabelecimento: Laudo de Avaliação Sanitária, Alvará de uso e o Licenciamento junto aVigilância Sanitária visando obter a regularização plena das condições higiênico-sanitárias em conformidade com a complexidade das atividades exploradas (BRASIL, 2002). Orientações do CRBM e SBME O Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) tem por finalidades orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão do Biomédico e empresas pelas quais o mesmo é responsável. Casos em que não há competência legal para ação do Departamento de Fiscalização do CRBM poderão ser encaminhados a outro órgão fiscalizador responsável. Nosso estado esta sob a jurisdição do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região, que abrange ainda os estados do: ES, MS, PR, RJ, SC, SP (Sede) (BRASIL, 1983). A Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBME) é uma instituição não governamental que trabalha junto ao CRBM em prol da biomedicina estética, sendo presidida pela biomédica Ana Carolina Puga, pioneira e a principal responsável por conquistar essa área de atuação para os biomédicos. A orientação da SBME ao contador, é que ele abra junto à Receita Federal a sua clínica de biomedicina estética sob o CNAE 9602-5/02 (Centros de Estética), que não requerem responsabilidade técnica, entra em tributação simples e são voltados para os técnicos e tecnólogos em Estética. Há vigilâncias municipais que aceitam o CNAE 9602-5/02 como documentação da Receita atrelada ao CNPJ, e para documentação da própria vigilância eles adicionam o CNAE 9609-2/01 em seus registros. Há casos também que a Vigilância, ao interpretar a Resolução 200/12 CFBM, reconhece o biomédico como responsável técnico de Clínicas de Estética I - CNAE 8630-5/01 e sem a necessidade de um médico. Como é uma Clínica de Estética e um novo caso sobre o CNAE, a Vigilância tem que dar alguma alternativa ao contribuinte biomédico, assegurando o exercício das competências biomédicas definidos em resoluções do CFBM, portanto a RDC Nº 50 também deveria ser respeitada como padrão para o estabelecimento biomédico. Portanto, caso a vigilância opte por enquadrar no CNAE 8630-5/01, exclusivo para médicos, o que se faz necessário é apresentar a habilitação, acrescida dos certificados de capacitação de todos os procedimentos que o biomédico sabe executar respeitando as competências previstas pelo CFBM, realizar adequação do estabelecimento à RDC 50 e apresentar um descritivo das atividades que a Vigilância pede (BRASIL, 2011b; BME, 2012). A RDC Nº 50, por sua vez, é uma resolução da Vigilância Sanitária, sobre o regulamento técnico para edificações de estabelecimentos assistenciais de saúde, devendo estar de acordo com todas as normas para a biossegurança do local, incluindo construção dealvenaria; pisos, paredes e tetos lisos e laváveis; dimensionamento e ventilação dos ambientes; medidas de proteção aos trabalhadores; instalação elétrica e outros cuidados que devem ser seguidos para a segurança da clinica. Portanto, aqueles que não atenderem as estas novas normas poderão ser punidos com advertência, multa ou mesmo interdição do prédio ou da obra, conforme prevê a resolução (BRASIL, 2002). E

Outros materiais