Buscar

Recursos Ambientais AP1 2017 1 Cederj

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial – AP1
Período – 2017/2º
Disciplina: Recursos Ambientais e Naturais e Desenvolvimento Sustentável
Coordenador: Marcio Silva Borges
Obs: Cada questão vale 2,5 pontos.
ALUNO: MATR:
	
Boa Prova!!!
Respostas comentadas:
Questão 1
Com a globalização mundial ocorrida durante a última década do século XX, os impactos ambientais foram se intensificando, ganhando mobilidade e deixando de ter fronteiras. Isto fez com que os governos de muitos países questionassem o modelo de desenvolvimento que vinha sendo adotado, até então, e que se pensasse em que medidas a serem adotadas de forma a conter os efeitos negativos do mesmo. As empresas começaram a perceber que o lucro pelo lucro, destruindo a natureza, poderia inviabilizar o negócio sem os insumos de que tanto precisam. As pessoas tornaram-se mais exigentes; por produtos mais saudáveis que não agridam o Meio Ambiente, e o governo assume um papel fiscalizador mais ativo. Em suma, empresas ao investir pesado em produtos verdes, não só lustraria sua imagem junto à opinião pública, cada vez mais consciente das sequências de suas ações no Meio Ambiente, como multiplicaria seus ganhos. A combinação desses dois fatores também lhe asseguraria a posição de liderança diante dos principais concorrentes.
Questão 2
Reservas naturais e áreas virgens;
Parques nacionais;
Monumentos e áreas de referencias nacionais,
Santuários e reservas naturais;
Áreas de proteção ambiental;
Reservas;
Áreas naturais bióticas e reservas antropológicas;
Áreas de manejo de uso múltiplo.
A Floresta da Tijuca é considerada um Parque Nacional criado para conservar o bioma da Mata Atlântica, além de ser utilizado para fins educativos e de recreação. Os cientistas desenvolvem pesquisas na floresta, alguns institutos federais possuem sedes dentro de sua área, além da floresta ser um dos pontos turísticos mais visitados pela população.
Questão 3
Os novos mecanismos de produção, com o uso de novos materiais e implementos químicos podem ajudar a humanidade a sair dos seus problemas atuais, tanto no que se refere à melhoria da qualidade de vida da humanidade, quanto na manutenção de um meio ambiente adequado. Exemplos como a utilização de energia solar, eólica, reciclagem e reutilização de matérias primas, etc.
Questão 4
Nas sociedades modernas, os governos a nível federal, estadual e municipal aprovam leis para a proteção das espécies e habitats. Tais leis são sancionadas porque os cidadãos e lideres políticos sentem que elas representam o desejo da maioria e proporcionam benefícios de longo prazo à sociedade como um todo, apesar de limitar a liberdade de ação de algumas pessoas ou instituições.
O decreto-lei de 1975 dispõe de que as indústrias deverão “prevenir ou corrigir os inconvenientes causados pela poluição”. Mais tarde, no mesmo ano, o Decreto 76.389 definiu mais precisamente os ermos e penalidades mencionadas no Decreto anterior. A década de 1970 foi uma época de intenso crescimento industrial, com a ampliação do Polo Petroquímico de Cubatão e implantação do Polo Petroquímico de Camaçari. Infelizmente houve pouquíssimos cuidados com o lançamento dos resíduos por estes polos.

Outros materiais