Buscar

Desafios e Competências do Ensino a Distância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Desafios e Competências do Ensino a Distância
 Os invariáveis sistemas de convivências sociais sempre foram pautados de paradigmas. O sistema educacional é um desses que há muito tempo vinha sofrendo com o paradigma do ensino escolar restrito a um espaço físico, do professor(a) como detentor(a) do saber e do educando como aquele que tem uma carreira estudantil concluida. 
 Nos séculos das luzes e da informática essa realidade mudou bastante. E a competência do Ensino a Distância é um dos fatores para se considerar nesse processe. Pois ele não só veio para ficar como também veem ampliando largamente a forma de se fazer educação e atingindo nos espaços geográficos e sociais de sob uma velocidade ainda não vivida nos modelos antigo e tradicional do processo de escolarização . 
 Na modalidade de Ensino a Distância as categorias tempo e distancia não apresentam barreiras. A competência do ensino favorece com que pessoas de qualquer parte do mundo esteja estudando a qualquer horas dia e compartilhem seus saberes de qualquer lugar que estiver no mundo. Além de continuar acessando e se apoderando cada vez mais conhecimentos e conhecer outras experiência no ambiente de estudo, nas suas salas virtuais . 
 Contudo ainda existe alguns desafios que devem ser vencidos . Um deles se esbarra na questão econômico . Pois, muito embora o Ensino a Distancia seja de qualidade e incite a um habilidade reflexiva e instigante por meios de pesquisas . Ele, no entanto, não é r acessivo para todas as pessoas porque o uso da internet custa cara para muitos. E esse é um desafio que o curso a distancia terá que vencer. Posto que uma das suas temática desse tipo de ensino é também a inclusão. oportunizar formas e caminhos para que todos que desejam possam ter acesso aos estudos, sem necessariamente ter que se deslocar de um local para outro, como era os “velhos” costumes anteriores, se deslocava de casa para escola em busca de conhecimento . Hoje, nesse mundo pós moderno quem se desloca é o conhecimento. Portanto faz se jus pensar melhor sobre como baratear os aparelhos que vinculam a internet e também com baratear a garantia do seu uso . 
 Além desse e de outros, a Educação a Distancia aqui no Brasil também encontra certa resistência no âmbito da maior credibilidade por parte do MEC, posto que nos últimos tempos tem surgido um numero muito grande de instituições de Ensino Superior ofertando essa modalidade de ensino Distância de Ensino . Porém sem nenhuma capacidade para tal . Sem o devido reconhecimento e credenciamento do Ministério da Educação. O que de certa forma termina descredibilizando e inviabilizando a expansão de muitos cursos em importante área do desenvolvimento e evolução da humanidade . E este é um grande desafio que se espera que seja superado , para que o Ensino a Distancia continue galgando espaços e adeptos no campo da educação . 
 Claudionor Pereira de Lima

Outros materiais