Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO NO BRASIL TRABALHO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO NO BRASIL
Tendo em vista essa reflexão, podemos afirmar que a concepção de proteção à integridade física do indivíduo é uma ideia constante na cultura jurídica, presente nas terras brasileiras, desde da colonização portuguesa? 
Responda esta pergunta e justifique seu posicionamento. 
R: Não. O Direito veio se adequando a sociedade e ao tempo histórico de acordo com as necessidades daqueles que o aplicavam. 
Cite a legislação e as penas existentes na América portuguesa que exemplifiquem sua resposta. Dê ao menos um exemplo referente às penas previstas para seus respectivos crimes.
R: Como o Brasil era colônia de Portugal vigorava no Brasil o ordenamento jurídico português. Em apertada síntese, durante os anos do Brasil-colônia, estavam em vigor as leis promulgadas pelo rei de Portugal à época. Assim, vigoraram no Brasil as Ordenações Afonsinas (1500-1514), as Ordenações Manuelinas (1514-1603) e as Ordenações Filipinas (a partir de 1603).
-Exemplo: Título XXXIV, da Livro 5, das Ordenações Filipinas estabelecia que:
 
Homens não podiam usar roupas de mulher e as mulheres não podiam usar roupas de homens.  
Pena: Se fossem trabalhadores: açoites em praça pública. Se fossem um escudeiro ou alguém de nível superior a escudeiro seria, homem seria deportado para a África e mulher seria deportada para Castro-Marim.
Além das penas acima, ficava o infrator obrigado ao pagamento de multa no valor de dois mil réis para aquele que o acusasse.

Outros materiais