Buscar

Lista de exercicios - 1a Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios
Uma população de feijões segrega as cores amarela, verde clara e verde escura, produzidas pelos genótipos CGCG, CGCD e CDCD, respectivamente. Uma amostra dessa população mostrou 2 plantas de cor amarela, 36 verde clara e 162 verde escuras. Calcule as frequências alélicas e genotípicas e teste se essa população se encontra em equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Qual a frequência de heterozigotos em uma população panmítica, ou seja, população grande cujos componentes se reproduzem por acasalamentos ao acaso, onde a frequência de todos os indivíduos com o fenótipo dominante é 0,19?
O albinismo é condicionado por um alelo autossômico recessivo. Considerando que a frequência desse alelo numa população é 1/20000, qual a porcentagem dos indivíduos dessa população que se espera ser heterozigota para esse gene?
O sangue de 100 indivíduos coletados aleatoriamente em uma população foi estudado eletroforeticamente no intuito de determinar os tipos de haptoglobina, tendo-se observado os seguintes genótipos:
Hp1Hp1= 32; Hp1Hp2 = 46; Hp2Hp2 = 22
Com base nesses dados estimar as frequências dos alelos autossômicos Hp1 e Hp2 na população e verificar se a população pode ser considerada representativa de uma população em equilíbrio de Hardy e Weinberg?
Em uma população 70% dos indivíduos apresentam o genótipo AA e 30% o genótipo aa, sendo os alelos A e a genes autossômicos. Com base nesses dados pergunta-se:
Qual a frequência dos alelos A e a?
A população está em equilíbrio de Hardy e Weinberg?
Qual a distribuição genotípica esperada em equilíbrio de Hardy e Weinberg?
Com o emprego dos anti-soros anti-M e anti-N foram determinados os grupos sanguíneos M, MN e N de uma amostra aleatória de 100 indivíduos de uma população, encontrando-se a seguinte distribuição:
M = 20%; MN = 64%; N= 16%
Visto que esses grupos sanguíneos são caracteres autossômicos e correspondem aos genótipos MM, MN e NN; quer-se saber quais as estimativas das frequências dos alelos M e N a partir dessa amostra e se a referida população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Em uma amostra de 200 pacientes com tuberculose pulmonar verificou-se que 128 eram acetiladores lentos de isoniazida, que, pelos métodos bioquímicos comuns, é um fenótipo recessivo em relação ao da acetilação rápida desse medicamento empregado no tratamento da tuberculose. Com base nesses dados, estimar a frequência do alelo que determina a acetilação lenta da isoniazida.
A Doença de Tay-Sachs é uma desordem autossômica recessiva. Em uma dada população, a frequência da Doença de Tay-Sachs é 1 em 3600. Se a população é cruzada aleatóriamente para o gene Tay-Sachs, qual a proporção da população consiste de heterozigotos carregando o alelo de Tay-Sachs?
Em plantas Lotus corniculatus, glicosídeo cianogênico protege a planta contra insetos pragas. Esse glicosídeo é devido a um único alelo dominante. A população de L. corniculatus consiste de 77 plantas que possuem o glicosídeo cianogênico e 56 que não possuem. Qual é a freqüência do alelo dominante que resulta na presença do glicosídeo cianogênico nesta população?
A cegueira para cores em humanos é característica ligada ao X. Aproximadamente 10% dos homens em uma população particular são cegos para cor.
Se os cruzamentos são aleatórios para o lócus de cegueira de cores, qual a freqüência do alelo para esta população?
Qual proporção de mulheres nesta população são esperados ser cegos para cores?
Qual a proporção de mulheres na população são esperados por ser heterozigotos para o dado alelo?
Se um homem em 25000 sofre de hemofilia A (recessiva, ligada ao sexo), qual é a frequência desse gene nessa população?
 Em uma população, um dado caráter é definido por 03 alelos. Os genótipos observados foram os seguintes:
AA - 20	AB - 45
BB - 42	AC - 4
CC - 6	BC - 8
Quais as frequências genotípicas e alélicas?
A população está em equilíbrio de H-W?

Outros materiais