Buscar

Questões direito penal III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �1�
QUESTÕES DIREITO PENAL III
Qual a diferença entre motivo torpe e motivo fútil? Fundamente.
Motivo Torpe = é o motivo repugnante que causa repulsa excessiva a sociedade. É evidente que todo delito causa repulsa social, mas o praticado por motivo torpe faz com que a sociedade fique particularmente indignada. 
Ex.: o delito mercenário – alguém que mata por dinheiro ou outra recompensa.
Motivo Fútil = é o motivo flagrantemente desproporcional ao resultado produzido que merece ser verificado sempre no caso concreto. Mata-se futilmente quando a razão para matar é insignificante.
Ex.: matar por não terem devolvido dez centavos.
A qualificadora do recurso que impossibilitou a defesa da vítima depende do elemento surpresa para se configurar? Fundamente.
A surpresa não está expressamente enumerada no CP, mas qualifica o crime por ser um recurso que torne impossível ou dificulte a defesa do ofendido. Ex.: matar alguém que está dormindo.
Com relação ao homicídio qualificado-privilegiado, com quais qualificadoras o mesmo é compatível?
Existe entendimento em que há possibilidade da concorrência, porém, de forma parcial. As circunstâncias legais do homicídio privilegiado são de natureza SUBJETIVA. No homicídio qualificado, algumas são objetivas (§ 2º, III e IV, salvo a crueldade), outras, subjetivas (§ 2º, I, II e V). Assim, não pode concorrer o privilégio com as qualificadoras de natureza subjetiva. Os motivos subjetivos determinantes são antagônicos.
Ex.: Não dá pra combinar um motivo torpe com um relevante valor social; Homicídio eutanásico cometido mediante envenenamento; Pai que mata estuprador da filha, de emboscada. 
Ou seja, só pode haver a concorrência entre homicídio privilegiado com qualificado, quando uma subjetiva do § 1º casar com uma objetiva do § 2º. Ex. matou com violenta emoção (subjetiva) com o uso de veneno (Objetiva). 
Qual a diferença entre aborto, homicídio e infanticídio?
Aborto = a conduta é exercida antes do início do parto (vida intrauterina). Logo, a partir do rompimento do saco amniótico, não se falara mais de crime de aborto.
Homicídio = segundo Carrara é a “destruição do homem injustamente cometida por outro homem”. Conforme Euclides Custódio Silveira, homicídio é a “eliminação da vida humana extrauterina, praticada por outrem”.
Infanticídio = o sujeito passivo é o nascente ou neonato, o agente é a mãe, desde que atue sob a influência do estado puerperal, na vida extrauterina, depois do inicio do trabalho de parto, é um tipo de homicídio privilegiado, justamente pelo estado puerperal.
O que se entende por homicídio preterintencional?
Crime preterdoloso ou preterintencional tem recebido o significado de crime cujo resultado vai além da intenção do agente, isto é, a ação voluntária inicia dolosamente e termina culposamente, porque, a final o resultado efetivamente produzido estava fora da abrangência do dolo. Como por exemplo, a Lesão corporal seguida de morte (artigo 129, §3º CP);
Em que hipóteses é cabível o perdão judicial no delito de homicídio? Fundamente.
Somente para crime de homicídio culposo. Pode muitas vezes ser concedido quando as consequências da infração atingem de forma tão grave o ofensor que a pena se torna desnecessária, pois a pena a qual o ofensor esta sentindo moralmente é bem mais pesada do que a própria pena a ser aplicada. O simples arrependimento não é passível da aplicação do perdão judicial.
Faculdade Mater Dei – 5º período / Noturno

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes