Buscar

Avaliando Saúde da Mulher

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408006035)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da fisiologia sexual feminina leia as afirmativas abaixo. I. A fase lútea faz parte do ciclo ovariano e é caracterizada pela formação do corpo lúteo. II. A fase folicular faz parte do ciclo ovariano e é está na dependência de FSH e progesterona. III. A fase proliferativa faz parte do ciclo uterino e é iniciada após a menstruação, sob a influência de FSH e estrógeno. IV. Ocorre aumento súbito de LH antes da ovulação. V. A fase secretora faz parte do ciclo uterino e é iniciada após a menstruação, sob a influência de LH. Marque a alternativa correta:
		
	
	II, IV e V são corretas.
	 
	I, III e IV são corretas.
	
	II, III e V são corretas.
	
	I, IV e V são corretas
	
	I, II e IV são corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408192096)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Assoalho Pélvico compreende um grupo de tecidos que recobre a abertura criada na base da pelve óssea e que tem como função dar sustentação aos órgãos e estruturas da pelve. Assim, é correto afirmar que:
		
	
	a) O músculo elevador do ânus atua especificamente na continência Anal, não tendo atuação na continência urinária.
	
	c) Os músculos íleococcígeo e o esfíncter anal externo não fazem parte deste assoalho.
	
	e) Alterações no funcionamento dos músculos do assoalho pélvico pouco interferem no controle da micção.
	
	b) O músculo Detrusor é o maior músculo que compõe o assoalho pélvico.
	 
	d) O canal vaginal mantém-se tenso a custa da contração dos músculos Bulboesponjoso e levantador do ânus.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408027831)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A literatura clássica sempre classifica a marcha da gestante como "anserina". Leia as afirmativas abaixo e identifique com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
		
	 
	A pressão plantar durante a marcha da gestante apresenta aumento de carga na região medial do pé e no antepé.
	 
	A pressão plantar durante a marcha da gestante apresenta aumento de carga na região lateral do pé e no retropé.
	 
	A marcha anserina da gestante consiste em aumento da base de suporte, rotação e obliquidade pélvicas e rotação externa do quadril
	 
	A marcha anserina da gestante consiste em aumento da base de suporte, rotação e obliquidade pélvicas e rotação interna do quadril
	 
	Na gestante, há aumento do tempo de apoio bipodal e redução do tempo de apoio unipodal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407689641)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A progesterona é um importante hormônio para o sucesso da gravidez, mas promove a ________________ da tonicidade da musculatura lisa sistêmica. Deste modo, predispõe ao surgimento de ________________ nos membros inferiores, ________________ da pressão arterial e no intestino pode causar ________________.
		
	
	aumento, edema, diminuição, diarréia
	
	aumento, edema, diminuição, constipação
	
	diminuição, edema, aumento, constipação
	 
	diminuição, edema, diminuição, constipação
	
	aumento, câimbras, aumento, constipação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407604966)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao assoalho pélvico pode-se afirmar, EXCETO:
		
	
	O diafragma urogenital, mais superficial, é constituído pelo esfíncter anal, esfíncter uretral, pelos músculos tranversos (superficial e profundo) do períneo, isquiocavernoso e bulboesponjoso.
	 
	A nutação está relacionada com um encaixe anatômico para a cabeça do bebê; a contra-nutação com o momento do parto.
	
	A existência do orifício vaginal no períneo feminino predispõe mais a mulher à incontinência urinária que o homem.
	
	Os músculos elevadores do ânus (iliococcígeno, pubococcígeno e puborretal) mais os isquiococcígenos constituem o diafragma pélvico e são localizados profundamente.
	
	O sacro possui movimentos de nutação e contra-nutação que auxiliam a gestação e o parto. Na nutação a base do sacro anterioriza e inferioriza, enquanto o ápice posterioriza e superioriza. Na contra-nutação acontecem os movimentos contrários.
	1a Questão (Ref.: 201408101823)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade (BRASIL, 2004). Diante desta constatação foram criados objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, identifique quais são eles: I. Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro. II. Divulgar que as mulheres compõem a maioria da população brasileira e que são as principais usuárias do SUS. III. Contribuir para a ampliação do atendimento às mulheres em situações de risco, desmerecendo qualquer direito legalmente constituído. IV. Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. V. Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
		
	
	Todos os itens são verdadeiros.
	
	Apenas os itens pares são verdadeiros.
	
	Apenas os itens I, II e III são verdadeiros.
	 
	Apenas os itens I, IV e V são verdadeiros.
	
	Todos os itens são falsos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408113534)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A preocupação com a qualidade de vida em saúde ao longo do processo de envelhecimento tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Em parte, isso se deveu ao progressivo aumento da expectativa de vida ocorrido nas últimas décadas e ao reconhecimento pelos profissionais de saúde da importância dos sentimentos e percepções das pacientes sobre a sua doença, assim como da monitorização do seu bem-estar frente a medidas terapêuticas voltadas a prolongar a sua vida, aliviar a dor, restaurar funções e prevenir incapacidades. No que tange ao climatério, vale lembrar a maior expectativa de vida da mulher brasileira, que ultrapassa em cerca de dez anos a masculina. As mulheres com mais de 40 anos já correspondem a 32% do contingente populacional do Brasil, devendo sofrer um aumento de 11% até 2010. Consequentemente, espera-se que nos próximos anos ocorra uma procura crescente nos serviços do país por mulheres com queixas relacionadas ao climatério, trazendo uma maior preocupação com a saúde e qualidade de vida desta parcela da população (Silva Filho e Costa, 2008). Diante do texto de Silva Filho e Costa, identifique quais os itens verdadeiros ou falsos, no que diz respeito aos objetivos da fisioterapia no climatério.
		
	 
	Melhorar o equilíbrio e diminuição do condicionamento físico.
	 
	Promover aumento da retenção de líquido.
	 
	Prevenção e tratamento dos distúrbios do assoalho pélvico.
	 
	Prevenção de estrias que surgem com a gravidez.
	 
	Prevenção da osteoporose e de algias articulares.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408192096)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Assoalho Pélvico compreende um grupo de tecidos que recobre a abertura criada na base da pelve óssea e que tem como função dar sustentação aos órgãose estruturas da pelve. Assim, é correto afirmar que:
		
	 
	d) O canal vaginal mantém-se tenso a custa da contração dos músculos Bulboesponjoso e levantador do ânus.
	
	a) O músculo elevador do ânus atua especificamente na continência Anal, não tendo atuação na continência urinária.
	
	e) Alterações no funcionamento dos músculos do assoalho pélvico pouco interferem no controle da micção.
	
	b) O músculo Detrusor é o maior músculo que compõe o assoalho pélvico.
	
	c) Os músculos íleococcígeo e o esfíncter anal externo não fazem parte deste assoalho.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408089527)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a dor pélvica crônica marque verdadeiro (V) ou falso (F).
		
	 
	As mulheres que apresentam dor pélvica crônica podem desenvolver um quadro de alodinia e hiperalgesia devido a um mecanismo de adaptação do SNC e SNP ao tempo prologando de exposição a dor.
	 
	A dor pélvica crônica é uma situação bastante frequente entre a população feminina. Atualmente a prevalência dessa afecção é de 50% entre as mulheres.
	 
	O tratamento farmacológico para a dor pélvica crônica consiste apenas em fármacos analgésicos.
	 
	Dentre os recursos fisioterapêuticos para o tratamento da dor pélvica crônica podemos citar o TENS convencional, TENS burst, termoterapia com compressas quentes e ondas curtas e massagem do tecido conjuntivo.
	 
	Admite-se que mais de 85% das pacientes com dor pélvica crônica apresentam disfunções do sistema musculoesquelético, incluindo hiperlordose lombar, hiperextensão de joelhos e anteriorização pélvica, assim como espasmo do músculo levantador do ânus e síndrome do piriforme.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408192140)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresenta dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra). Aponte a resposta mais correta sobre o caso em questão.
		
	
	A ausência de HAS é indicativo de que a diabetes gestacional não é tão grave.
	
	Como a gestante tem sobrepeso e está diabética, a melhor opção é que ela não realize fisioterapia durante o período gestacional.
	
	A presença de diabetes gestacional não contribui para que a gestante tenha um risco aumentado em desenvolver HAS.
	
	Devido à história obstétrica da gestante a única indicação fisioterapêutica é a realização de hidroterapia 2x/sem.
	 
	A presença de dor lombar, edema em MMII, constipação intestinal e diabetes gestacional são indicações para que a gestante seja submetida a várias técnicas de fisioterapia (não apenas a atividade física).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes