Buscar

Trabalho Capítulo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA HISTÓRIA E EPISTEMIOLOGIA
PROFESSOR CLEBER GIBBON RATTO
ALUNA VANESSA LOSS VOLPATTO
Questões referentes ao capítulo Quatro do Livro : "Psicologia: das Raízes aos Movimentos Contemporâneos” - Capítulo 4: “Escola Estrutural e Escola Funcional de Psicologia”.
1-) No que constitui a Escola Estrutural do campo da Psicologia e o que caracterizou seu método? 
A Escola Estrutural tinha como objeto de estudo a experiência imediata (a que acontece antes da reflexão), através das sensações, percepções, sentimentos e emoções, sendo estudado tanto o estímulo e a transmissão neural quanto os fenômenos mentais. Para tanto, o psicólogo deveria utilizar os métodos da experimentação e introspecção (auto-observação). Seu método era caracterizado como experimental (introspecção, análise e experimentação). O problema a ser estudado: analisar os processos conscientes em seus elementos básicos e descobrir como esses elementos estão interligados e determinar suas leis de conexão.
2-) Quais as contribuições de Wundt e Titchenes no campo da escola estrutural?
Wundt, foi primeiro homem a ser designado como psicólogo, pesquisou, traduziu e escreveu diversas obras, e através de seu grandioso trabalho,e tornou-se respeitado e procurado no meio acadêmico. Foi o criador do primeiro Instituto de Psicologia Experimental do mundo, era médico fisiologista. Suas contribuições criaram o alicerce da nova psicologia. Já Titchener, aluno de Wundt, transportou essa raiz da Psicologia para os EUA continuando com a tradição wundtiana. Traduzia os materiais de Wundt, cooordenava o laboratório de psicologia, formava doutores e até escreveu seus próproios livros. Além de organizar de forma didática e clara a psicologia nos Estados Unidos Para ele a Psicologia é a ciência da mente, ou seja, a mente pode ser descrita a partir de fatos observados (psicologia estruturalista). Outro ponto importante é o de que, Wundt, Titchner e outros importantes seguidores do estruturalismo contribuíram para a constituição da Psicologia como ciência, separando-a da metafísica e da Filosofia
3-) O que caracteriza a escola funcional e qual o seu método?
A Escola Funcional, em oposição ao Estruturalismo, se voltava para as diferenças individuais e culturais, saindo dos laboratórios e chegando até onde se encontravam os homens, nas escolas, hospitais, ou seja, para os funcionalistas a mente humana deveria ser entendida de forma plástica e em constante evolução.A Escola Funcional pretendeu compreender tanto o comportamento e suas inter-relações complexas e contínuas quanto à consciência, tornando-se a principal corrente de Psicologia, sempre ampliando os campos de pesquisa para melhor compreender o homem que está sempre em transformação, a partir da sua subjetividade.Ou seja era o estudo do comportamentos e atividades mentais como adaptação.Seu método era caracterizado pela comparação (Introspecção e experimentação). 
4-) Quais as influências de William James sobre o desenvolvimento da Psicologia na América e o que a diferencia das psicologias européias?
As influências de William James podem ser percebidas em diferentes áreas da Psicologia, como a Psicologia social, da aprendizagem, das organizações, ergonomia, educacional e clínica.

Outros materiais