Buscar

GESTAO DA QUALIDADEENGE AULA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso de Engenharia de Produção
 Gestão da Qualidade
Aula 1
1
Disciplina: Gestão da Qualidade
Escola de Ciência e Tecnologia
Curso: Eng. Produçãoo
Prof. Ricardo Célio
1. Evolução do conceito da qualidade e gestão da qualidade 
História de Qualidade 
 Por volta do século XIII a.C., os artesãos marcavam suas peças, para que pudessem rastreá-las mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, a aeronáutica realizava um controle de Qualidade rigoroso nas peças fabricadas.
Até o século XVII, os artesãos detinham o domínio completo do ciclo de produção: do atendimento ao cliente, passando pelo projeto, escolha dos materiais e da técnica a ser utilizada, construção do produto em si, até a sua entrega. O crescimento do comércio no continente europeu, originou as primeiras manufaturas, cujos donos, quase sempre comerciantes, contratavam artesãos que trabalhavam por salários, participando, cada um, de uma etapa do trabalho. Com o passar do tempo, a Qualidade foi sendo difundida.
2
Ao longo do século XX, a qualidade se difundiu pelos mais diversos tipos de organização e o TQM – Total Quality Management ou Administração da Qualidade Total, exerceu forte impacto na maioria dos setores industriais, indo além do modismo para se transformar em um sistema eficaz capaz de integrar as forças de desenvolvimento, manutenção e melhoria da qualidade dos vários grupos de uma organização.
Atualmente a qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços. Estudar esta disciplina significa acessar um rico conjunto de conhecimentos acumulados a respeito da “Qualidade Total”, sendo uma importante ferramenta de apoio à reflexão e à prática do Engenheiro de Produção nos dias de hoje. 
3
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
Evolução do enfoque da Qualidade
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
Séc. XVII 1920 / 1930	 	 1960	 1970 	
4
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
Evolução do enfoque da Qualidade
*
 1970	 1980 1990	 2000 / Séc. XXI
5
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
Qualidade hoje…
Atualmente, a Qualidade vai além da entrega do produto ou realização do serviço, dentro de características pré-determinadas, englobando todo o processo de fabricação de um produto ou realização do serviço, desde a matéria prima utilizada, controles do processo de realização e a qualificação dos envolvidos nas atividades, até o atendimento pós-entrega ao cliente e questões de sustentabilidade (saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social)
*
http://portogente.com.br/portopedia/cadeia-de-abastecimento-estendida-73658
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
6
	De acordo com (CARPINETTI 2012, pg. 15), a partir da década de 50, a prática de gestão da qualidade ganhou uma nova dimensão, expandindo-se para as etapas mais a jusante e a montante do ciclo de produção, envolvendo toda a organização. Contribuíram para isso as teorias os gurus da qualidade como Juran, Feigenbaum, Deming e Ishikawa, conforme o autor apresenta a seguir:
Segundo Deming, a qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente como um termo relativo que vai mudando de significado à medida que as necessidades dos clientes evoluem. 
Adequação ao mercado
Grau previsível de uniformidade devido a uma reduzida variabilidade ;
Custos menores;
Para corresponder ou exceder as expectativas dos clientes os gestores têm de compreender a importância das pesquisas junto aos consumidores, as teorias e o pensamento estatístico e a aplicação dos métodos estatísticos aos processos. Ênfase nos métodos quantitativos, cujos resultados resultará em: 
7
Os “Gurus da Qualidade” - Deming 
1• Criar constância de propósitos, ou seja, recursos permanentes, para a melhoria dos produtos e serviços, de forma a que a organização seja competitiva. 
2• A direção da organização deve dar prioridade às suas preocupações de longo prazo e investir numa caminhada inovadora para satisfazer as necessidades dos clientes.
3• Adotar uma nova filosofia. Os atrasos, os erros e a falta de uma política de formação já não podem ser tolerados sendo necessária uma transformação na gestão. 
4• Cessar com a dependência da inspeção como forma de atingir a qualidade. Deve-se prevenir e investir na eliminação dos defeitos colocando a qualidade do produto em primeiro lugar e controlar por amostragem. 
http://www.dreamstime.com/stock-illustration-man-thoughts-his-head-flat-stylized-vector-illustration-image52382093
Deming enunciou os 14 princípios a que a gestão devia obedecer. São eles:
8
*
*
5• Acabar com a prática da escolha dos fornecedores através do preço. O preço é apenas um custo que deve ser avaliado com a qualidade do fornecimento. O importante é minimizar os custos totais.
6• Melhorar constante e permanentemente o sistema de produção. Instituir a formação usando métodos modernos. 
7• Instituir a liderança. Estabelecer novas formas de dirigir com base em relatórios sobre a qualidade. 
8• Eliminar o medo. Evitar um estilo autoritário de gestão. Encorajar a comunicação e dar liberdade aos funcionários para questionar, propor e reportar dificuldades.
9• Derrubar as barreiras entre os departamentos. As pessoas devem trabalhar em equipe e a comunicação entre os serviços é indispensável. 
10• Eliminar slogans e metas numéricas. A maioria dos problemas de qualidade tem a ver com os processos e sistemas que são criados pelos gestores.
 
9
11• Abandonar a gestão por objetivos com indicadores quantitativos. Usar métodos estatísticos para melhoria contínua da qualidade e da produtividade. 
12• Não classificar nem ordenar o desempenho dos trabalhadores. 
13• Instituir um programa de educação e auto-melhoramento.
14• Estruturar a gestão de forma a levar a cabo os 13 pontos anteriores. Obter o empenhamento de todos os trabalhadores no sentido da mudança. 
http://www.dreamstime.com/stock-image-graph-image1779541
10
Juram define Qualidade como adequação ao uso. A palavra produto (bem ou serviço) refere-se ao output de um processo e é necessário encontrar o equilíbrio entre as características positivas do produto e a não existência de deficiências no produto. Essas características positivas não se referem a componentes luxuosos mais e sim a características técnicas de um produto que foi desenhado para corresponder às necessidades dos clientes. As deficiências causam problemas aos clientes e, portanto provocam a sua não satisfação. 
O cliente é qualquer pessoa que lida com o produto, incluindo os que o desenvolvem, os clientes internos, e os que lidam com o produto acabado, os clientes externos. 
Para Juran a gestão da Qualidade tem 3 pontos fundamentais, a famosa trilogia Juran: 
11
Os “Gurus da Qualidade” - Joseph M. Juram 
Trilogia Juram
 
O planejamento da qualidade: 
Identificar os clientes, determinar as suas necessidades,características de produto que satisfaçam essas necessidades, criar os processos capazes de satisfazer essas necessidades e transferir a liderança desses processos para o nível operacional. 
A melhoria da qualidade: 
Reconhecer as necessidades de melhoria, transformar as oportunidades de melhoria numa tarefa de todos os trabalhadores, criar um conselho de qualidade que selecione projetos de melhoria, promover a formação em qualidade, avaliar a progressão dos projetos, premiar as equipes vencedoras, publicar os resultados, rever os sistemas de recompensa para aumentar o nível de melhorias e incluir os objetivos de melhoria nos planos
de negócio da empresa. 
O controle da qualidade: 
Avaliar o nível de desempenho atual, comparar com os objetivos fixados, tomar medidas para reduzir a diferença entre o desempenho atual e o previsto. 
12
 
 A abordagem de Crosby baseia-se na prevenção. A ideia de que os erros são inevitáveis é falsa. Compete aos gestores através das suas atitude e práticas, nomeadamente através do reconhecimento, desenvolver o compromisso com a prevenção e eleger como objetivo principal "zero defeitos". Se, por exemplo, for privilegiado o prazo de execução em relação à qualidade então o trabalho vai focar-se nesse parâmetro. 
Para Crosby, Qualidade está associada aos seguintes conceitos: "zero defeitos", "fazer certo primeira vez”, "o processo de prevenção", "Zero defeitos" o que não significa que o produto tenha de ser perfeito. Significa que todos os indivíduos, na organização, estão comprometidos em satisfazer os requisitos à primeira. O dia "zero defeitos" permite à gestão de topo reafirmar o seu compromisso com a qualidade. 
Abaixo estão o chamado 4 Absolutos: 
1-A prevenção deve ser a linha de conduta generalizada. 
2-Os custos de qualidade servem como ferramenta de gestão para avaliar e atribuir recursos. 
3-O padrão "zero defeitos" deve ser a filosofia do trabalho. 
4-A conformidade com as especificações deve ser a linguagem padronizada em relação ao nível de qualidade que se pretende obter.
13
Os “Gurus da Qualidade” - Philip Crosby
Correção baseada na prevenção e desempenho;
Continuação que enfatiza o processo de melhoria da qualidade como uma "forma de estar" da organização
Para Crosby, qualidade significa conformidade com os requisitos. 
A qualidade deve ser definida em termos quantitativos para ajudar a organização a agir com base em metas tangíveis. 
A qualidade deve ser medida regularmente através do custo provocado por fazer as coisas mal. Para ajudar os gestores na avaliação dos custos dos erros desenvolveu a seguinte fórmula: 
Custo Qualidade = Preço Conformidade (POC)  + Preço Não conformidade (PONC)
POC - refere-se ao custo por fazer bem à primeira
PONC - fornece informação à gestão acerca dos custos perdidos e uma indicação do progresso à medida que a organização melhora
Crosby definiu a política de qualidade como o estado de espírito dos funcionários duma organização sobre a forma como devem fazer o trabalho. Se não existir uma política formal estabelecida pela gestão cada um estabelece a sua. 
14
*
*
4-Tomada de consciência das necessidades da qualidade - Os funcionários deverão compreender a importância do respeito pelas especificações e o custo das não conformidades. 
Ações corretivas - As ações corretivas são desencadeadas nas etapas 3 e 4.
Planejar um programa "zero defeitos" - Uma comissão deve ser constituída na equipe da melhoria da qualidade. Esta comissão deverá desencadear um programa "zero defeitos" apropriado às necessidades da organização e à sua cultura. 
1-Compromisso da gestão de topo em relação à qualidade - A Direção da organização deve estar convencida da necessidade da melhoria da qualidade e exprimi-lo claramente através dum documento escrito que defina a política de qualidade da organização. Deve exprimir o que cada um deve fazer para responder às necessidades dos clientes. 
2-Equipes de melhoria da qualidade - A Direção deve estabelecer uma equipe para supervisionar a melhoria da qualidade em todos os departamentos. O papel da equipa é avaliar o que é necessário em cada departamento e levar a cabo tudo o que respeita à política geral da qualidade da organização. 
3-Medida da qualidade - Os indicadores de qualidade devem ser introduzidos de forma a identificar as necessidades de melhoria. 
Avaliação do custo da não qualidade - As equipas da melhoria da qualidade deverão fazer uma estimativa dos custos da não qualidade de forma a identificar zonas prioritárias em que as ações serão imediatamente rentáveis. 
Crosby apresenta uma sequência de passos para um programa de melhoria da qualidade: 
15
5-Formação dos responsáveis e inspetores - Desde o início do programa, aos diferentes níveis de responsabilidade, os dirigentes devem ser formados para implementar o que lhes compete no programa global de melhoria da qualidade. 
6-Instituir "um dia zero defeitos" - para que o conjunto dos funcionários da organização seja sensibilizado nas novas normas de desempenho. 
7-Definição de objetivos - Para transformar os compromissos em ação os indivíduos e os grupos devem ser encorajados a estabelecerem metas de aperfeiçoamento. Para isso, cada responsável define, com os membros da sua equipa, os objetivos específicos a atingir cujos resultados sejam mensuráveis. Estes objetivos podem ser do conhecimento de todos e o seu progresso pode ser avaliado em reuniões regulares. 
8-Eliminar as causas dos erros - Os empregados devem ser encorajados a comunicar às dificuldades que têm em atingir as suas metas de aperfeiçoamento e na remoção das causa de erros. 
9-Reconhecimento - Deve ser manifestado publicamente (mas não financeiramente) o reconhecimento àqueles que atingem os seus objetivos de forma regular. 
10-Círculos de qualidade - Os especialistas em Qualidade e as pessoas particularmente motivadas pelo progresso da melhoria da qualidade devem-se encontrar regularmente a fim de trocarem ideias e experiências. 
11-Recomeçar e progredir sempre - O conjunto de passos anteriores deve ser iniciado com regularidade, o que renova o compromisso dos antigos funcionários e introduz os novos no processo. 
16
Para Feigenbaum a Qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência. Definiu, nos anos 50, o conceito de controle da qualidade total: "um sistema eficiente para a integração do desenvolvimento da qualidade, da manutenção da qualidade e dos esforços de melhoramento da qualidade dos diversos grupos numa organização, para permitir produtos e serviços mais econômicos que levem em conta a satisfação total do consumidor". 
 A Qualidade:
É o único objetivo da organização 
É determinada pelos clientes 
Pressupõe trabalho em grupo (círculos de qualidade) 
Exige o compromisso da gestão de topo
Exige o empowerment (aumento da capacidade de decisão dos trabalhadores e redução dos níveis hierárquicos)
Sistema de Qualidade deve ser estruturado e planejado e não desenvolvido de forma casual. 
Defende que a qualidade deve ser projetada e embutida nos produtos e não obtida somente a partir da inspeção dos mesmos. Para tal, é preciso que a empresa estruture um Sistema de Qualidade, combinando a estrutura operacional de trabalho de toda a organização, documentada em procedimentos de gestão e documentos técnicos, efetivos e integrados, para o direcionamento das ações coordenadas de mão de obra, máquinas e informações da organização. 
17
Os “Gurus da Qualidade” - Feigenbaum
*
*
Os seus princípios devem incluir: 
Orientação ao cliente 
Integração de atividades por toda a organização 
Atribuições claras ao pessoal, tendo em vista a obtenção da qualidade 
Atividades específicas para controle de fornecedores 
Identificação total dos equipamentos de qualidade 
Conscientização de toda a organização 
Eficácia real das ações corretivas 
Controle contínuo do sistema, incluindo previsão e 
realimentação da informação 
Auditoria periódica das atividades do sistema 
18
*
*
Feigenbaum sugere uma série de partes componentes ou subsistemas básicos que devem estar baseados em procedimentos documentados, tendo como macro referência o Manual de Qualidade, conforme abaixo: 
1• Avaliação da qualidade antes do início da produção;
2• Planejamento da qualidade e do processo;
3•Planejamento, avaliação e controle da qualidade dos materiais adquiridos;
4• Avaliação e controle da qualidade do produto e do processo;
5• Realimentação da informação
da qualidade;
6• Formação e orientação para a qualidade e desenvolvimento do pessoal; 
7• Qualidade na assistência técnica;
8• Gestão da função controle da qualidade;
9• Estudos especiais sobre a qualidade. 
19
*
*
Isikawa criou o conceito de "Círculos de Qualidade", que são pequenas equipes geralmente da mesma área de trabalho, que voluntária e regularmente se reúnem para identificar, investigar, analisar e resolver os problemas que surgem no trabalho. Nos círculos de qualidade são destacadas as seguintes características: 
Voluntarismo - os círculos devem ser criados em bases voluntárias e não por ordens superiores.
Autodesenvolvimento - os membros do círculo precisam ter vontade de estudar.
Desenvolvimento mútuo - os membros do círculo precisam aspirar a expandir os seus horizontes e a cooperar com outros círculos. 
Eventual participação total - os círculos precisam estabelecer como seu objetivo último a participação total de todos os trabalhadores do mesmo local de trabalho. As ideias básicas subjacentes às atividades do círculo da qualidade são: 
Contribuir para o melhoramento e para o desenvolvimento da organização 
Respeitar a humanidade e criar um local de trabalho animado e bom para se viver 
Exercitar integralmente as capacidades humanas 
20
Os “Gurus da Qualidade” - Kaoru Ishikawa
*
*
 
Conforme Campos (2014, p.266) aborda:
As empresas têm problemas que as privam de obter melhor produtividade e qualidade de seus produtos, além de prejudicar sua posição competitiva. Temos a tendência de achar que sabemos a solução desses problemas somente baseados na experiência ou naquilo que julgamos ser o conhecimento certo. No entanto, o verdadeiro expert é aquele que alimenta seu conhecimento e sua experiência com fatos e dados e, dessa maneira, se assegura de usar esse conhecimento e essa experiência, principalmente seu tempo, na direção certa.
MASP – Método de Análise e Solução de Problemas
21
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
MASP – Método de Análise e Solução de Problemas
O MASP é um método sistemático e estruturado que busca a melhoria de um processo, visando a obtenção de resultados otimizados como consequência da análise de etapas e sub-etapas para que se tenha uma detecção clara do problema.
O MASP é composto por oito etapas, onde sua estrutura é baseada no PDCA, Diagnósticos, Gerenciamento de Processos e Ferramentas da Qualidade
O ciclo PDCA – Plan, Do, Check e Act
*
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
22
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
*
O ciclo PDCA 
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
23
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
Etapas do PDCA
Plan (Planejamento): consiste no estabelecimento da meta ou objetivo a ser alcançado, e do método (plano) para se atingir este objetivo.
Do (Execução): é a etapa de explicação da meta e do plano, de forma em que todos os envolvidos entendam e concordem com o que está sendo proposto ou foi definido.
Check (verificação): durante e após a execução, devemos comparar os dados obtidos com a meta planejada, para sabermos se estamos indo na direção certa e se a meta foi atingida.
Action (Ação): transformar o plano que deu certo na nova maneira de se fazer as tarefas.
*
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
23
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
*
Método de Solução de Problemas - MASP
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
24
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
*
Etapa 1 - Identificação do Problema
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
25
1 – Identificação do problema: explicitar qual é o problema e demonstrar sua relevância na cadeia, comparado a outros problemas que tenham alguma relação. É importante fundamentar o sistema de refinamento que será utilizado.
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
*
Etapa - Observações
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
26
2 – Observação: descobrir as características do problema através da coleta de dados, estratificando-o por meio da observação no local, coletando informações adicionais. Ter diferentes pontos de vista dá subsídio para uma completa compreensão do problema.
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
*
Etapa - Análise das Causas 
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
27
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
*
Etapa - Plano de Ação
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
28
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
*
Etapa - Execução
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
29
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
*
Etapa - Verificação
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
30
6 – Verificação: comparação dos resultados antes e depois da ação de bloqueio, inspecionando a continuidade ou não do problema, assim como se todas as ações foram tomadas. Se for negativo, retornar ao passo 2.
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
*
Etapa - Padronização
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
31
7 – Padronização: com o foco na prevenção do reaparecimento do problema, elaborar ou alterar o padrão, estabelecendo novo procedimento operacional ou revisando o antigo, assim como retreinando a equipe.
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Tema: Organização
Disciplina: Teorias da Administração
*
*
Etapa - Conclusão
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. 2ª ed. São Paulo: ATLAS, 2012.
32
		FLUXO
		TAREFAS
		FERRAMENTAS EMPREGADAS
		OBSERVAÇÕES
		
 
 
 
 
		Relação dos problemas remanescente
		Análise dos resultados
Demonstrações gráficas
		Buscar a perfeição , por um tempo muito longo, pode ser improdutivo. Delimite as atividades quando o tempo original for atingido.
Relacione o que e quando não foi realizado
Mostre também os resultados acima do esperado, isso contribui para aumentar a eficiência nos futuros trabalhos
		
		Planejamento do ataque de problemas remanescentes
		Aplicação deste método nos problemas que forem importantes
		Reavalie os ítens pendentes, organizando-os para uma futura aplicação do Método de Solução de Problemas
		
		Reflexão
		Reflexão cuidadosa sobre as próprias atividades da solução de problemas
		Analise as etapas executadas do Método de Solução de Problemas, nos aspectos:
Cronograma – Atrasos? Quais motivos?
Diagrama de causa-efeito. Foi superficial? Quanto mais completo o diagrama, mais habilitada a equipe.
 Houve participação dos membros? O grupo selecionado era o melhor para solucionar aquele problema? Reuniões produtivas? O que melhorar?
As reuniões ocorreram sem problemas?
O grupo ganhou conhecimento?
O grupo melhorou a técnica de solução de problemas, usou todas as técnicas?
3
2
1
*
*
 
A importância da análise e identificação da causa raiz dos problemas como principal fonte geradora da má qualidade pode ser identificada e tratada na empresa através da utilização do MASP. A aplicação da ferramenta permite que a empresa vislumbre os reais obstáculos e possa agir de forma eficiente em sua resolução.
A utilização do MASP como método sistemático para a análise e solução de problemas contribui para uma abordagem e diagnósticos completos, auxiliando a empresa na tomada de decisão quanto à solução do problema e buscando a melhoria contínua
33
Conclusões acerca do MASP – Método de Análise e Solução de Problemas
*
*
 FIM
Meus agradecimentos
Disciplina: Gestão da Qualidade
*
http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photos-worker-illustration-series-image2146418
https://www.youtube.com/watch?v=yDRPJnnyXC8
*
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Edwards_Deming#/media/File:W._Edwards_Deming.jpg
http://www.dreamstime.com/stock-illustration-colorful-three-sided-flat-shutter-puzzle-presentation-infographic-diagram-chart-vector-graphic-template-explanatory-text-image43962036
*
*
http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photos-stickers-web-image5419088
*
http://www.dreamstime.com/stock-illustration-colorful-seven-sided-flat-shutter-puzzle-presentation-infographic-diagram-chart-vector-graphic-template-explanatory-text-image43962021
*
http://www.dreamstime.com/stock-illustration-colorful-nine-sided-flat-shutter-puzzle-presentation-infographic-diagram-chart-vector-graphic-template-explanatory-text-field-image43962009
*
http://www.dreamstime.com/stock-illustration-colorful-nine-sided-flat-shutter-puzzle-presentation-infographic-diagram-chart-vector-graphic-template-explanatory-text-field-image43962009
*
http://www.dreamstime.com/stock-illustration-business-circle-infographic-diagram-presentation-layout-your-options-steps-abstract-template-background-image46203968
*
http://www.dreamstime.com/stock-illustration-colorful-nine-sided-flat-shutter-puzzle-presentation-infographic-diagram-chart-vector-graphic-template-explanatory-text-field-image43962009
*
http://www.dreamstime.com/stock-illustration-colorful-nine-sided-flat-shutter-puzzle-presentation-infographic-diagram-chart-vector-graphic-template-explanatory-text-field-image43962009
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais