Buscar

Sangue: Composição e Função

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
SANGUE
*
*
SANGUE
		O sangue é um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea vermelha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados. 
		O sangue é um dos três componentes do sistema circulatório, os outros dois, são o coração e os vasos sanguíneos.
*
*
*
*
FUNÇÃO
		As células de nosso organismo precisam constantemente de nutrientes para manutenção do seu processo vital, os quais são levados até elas pelo sangue.
		Estes elementos nutritivos são constituídos por proteínas, hidratos de carbono e gordura, desdobrados em suas moléculas elementares (protídeos, lipídeos e glicídios) e ainda sais minerais, água e vitaminas.
		Ao sangue cabe também a função de transportar oxigênio para as células, e servir de veículo para que elementos indesejáveis como gás carbônico, que deve ser expelido pelos pulmões, e ureia, que deve ser eliminado pelos rins.
 
*
*
Composição do sangue 
		O volume de sangue contido no sistema circulatório (coração, artérias, veias e capilares) constitui o volume sanguíneo total, também chamado volemia.
		Um adulto, dependendo do seu porte físico, pode ter de 4 a 8 litros de sangue no organismo.
*
*
Composição do sangue 
		O sangue é um tecido que contém uma fase sólida, que compreende os elementos celulares, e uma fase líquida, que corresponde ao plasma .
		Os elementos celulares do sangue são as hemácias ou eritrócitos (vermelhos), os leucócitos (brancos) e as plaquetas ou trombócitos.
linfócito e hemácia
*
*
*
*
HEMACIAS (SÉRIE VERMELHA)
		Os eritrócitos, também designados como hemácias ou glóbulos vermelhos dão a cor vermelha característica do sangue.  Isso ocorre porque eles contêm um pigmento vermelho, denominado hemoglobina.
		 E, como os eritrócitos estão presentes no sangue em muito maior quantidade que as outras células, incolores, todo o sangue parece ser vermelho.
*
*
HEMACIAS
		O volume de glóbulos vermelhos existentes no sangue, em 1mm³ desse líquido, equivalente a mais ou menos uma gota, pode-se encontrar, em um homem adulto, cerca de 5,5 milhões dessas células, o que corresponde a 45% do volume de sangue. Em mulheres adultas esse valor é reduzido, cerca de 4,85 milhões de células por mm³.
*
*
HEMACIAS
		As hemácias vivem em nosso organismo por até 120 dias a cada dia morrem em média 20 mil hemácias por milímetro cúbico de sangue. Em sua fase terminal, a maioria dessas células estão localizadas no baço, órgão situado no lado esquerdo do abdômen, um pouco abaixo das costelas.
*
*
 
Processo de formação das hemácias eritropoiese
 		Das células-mãe origina-se os hemocitoblastos. Aos poucos, essas células começam a se diferenciar. Seu núcleo vai reduzindo de tamanho e em seu citoplasma vão aparecendo cada vez mais moléculas de hemoglobina.  Quando os hemocitoblasmos chegam a essa fase, denomina-se eritroblastos. 
		O processo de diferenciação celular  dá sequência nos eritroblastos, que se transformam em células globulares, sem núcleo e com a cor vermelha, devido a grande quantidade de moléculas de hemoglobina presentes. Célula de fundamental importância no transporte de oxigênio.
*
*
HEMATÓCRITO
		A massa de glóbulos vermelhos existente no sangue pode ser avaliada pelo hematócrito. O hematócrito é o percentual do volume de sangue ocupado pelas hemácias e, portanto, representa um índice da concentração dos glóbulos vermelhos. Quando se diz que uma pessoa tem o hematócrito de 40 significa que 40% do volume sanguíneo são células vermelhas e o restante corresponde ao plasma. O hematócrito do homem normal varia de 40 a 45% (média de 42%), e o da mulher normal oscila entre 38 e 42% (média de 40%).
*
*
FORMA
		A forma bicôncava dos glóbulos vermelhos é ideal para a absorção e liberação rápida de gases. A ausência de núcleo também favorece o transporte de oxigênio, porque a célula pode conter maior quantidade de hemoglobina, contribuindo para sua maior eficiência por unidade de volume.
*
*
LEUCÓCITOS (SÉRIE BRANCA)
		O organismo possui um eficiente sistema de combate aos diferentes agentes agressores, tóxicos ou infecciosos como bactérias, fungos, vírus e parasitas. Este sistema inclui as células brancas ou leucócitos, os macrófagos dos tecidos e o sistema linfoide.
Macrófago fagocitando célula cancerígena
*
*
LEUCÓCITOS
		Os leucócitos são considerados as unidades móveis do sistema protetor do organismo, porque podem deixar a corrente sanguínea e migrar para locais onde sua ação seja necessária.
Neutrófilo lançando pseudópodes para fagocitar bactérias - M.E. 10.000X. 
Macrófago Atacando E. coli (MEV x10,000).
*
*
LEUCÓCITOS
		Existem normalmente no sangue periférico de 6.000 a 8.000 leucócitos por mililitro de sangue, divididos em cinco tipos: neutrófilos, e osinófilos, basófilos,monócitos e linfócitos.
*
*
LEUCÓCITOS (SÉRIE BRANCA)
Células do sistema imunológico
*
*
PLAQUETAS
		As plaquetas são corpúsculos ou fragmentos de células gigantes, os megacariócitos, formadas na medula óssea. 	Elas tem a forma de discos diminutos arredondados, e na realidade, não representam células e sim corpúsculos celulares.
*
*
PLAQUETAS
		As plaquetas são de fundamental importância nos processos de hemostasia e coagulação do sangue. Quando ocorre lesão do endotélio de um vaso sanguíneo, as plaquetas são ativadas, aderem ao local da lesão e aglutinam-se umas às outras. Ao mesmo tempo liberam substâncias que ativam outras plaquetas promovendo a formação de grumos plaquetários, que obstruem o local da lesão do vaso e, em última análise, promovem a interrupção da perda sanguínea.
*
*
Hemostasia plaquetária
*
*
PLAQUETAS
		A concentração normal das plaquetas no sangue é de 150.000 a 400.000 por mililitro de sangue. Cerca de 30.000 plaquetas são formadas por dia, para cada mililitro de sangue; as plaquetas circulantes são totalmente substituídas a cada 10 dias.
*
*
PLAQUETAS
		A quantidade mínima de plaquetas capaz de assegurar a hemostasia adequada oscila em torno de 50.000 por mililitro de sangue. É necessário, contudo, que as plaquetas tenham função normal, para que a hemostasia se processe adequadamente. As plaquetas danificadas se mantém na circulação porém, sua atividade fica prejudicada, não sendo eficazes para a manutenção da hemostasia.
*
*
PLASMA
		A fase líquida, não celular, do sangue, é constituída pelo plasma sanguíneo. O plasma é uma solução amarelo pálida ou âmbar, viscosa, cuja composição tem 91% de água e 9% de substâncias dissolvidas. As principais substâncias em solução no plasma são as proteínas, hidratos de carbono, lipídeos, eletrólitos, pigmentos, vitaminas e hormônios.
*
*
PLASMA
		O plasma permite o livre intercâmbio de diversos dos seus componentes com o líquido intersticial, através os poros existentes na membrana capilar.
		As proteínas plasmáticas, devido às dimensões da sua molécula, em condições habituais, não atravessam a membrana capilar, permanecendo no plasma.
*
*
PLASMA
		Outras substâncias dissolvidas no plasma e as moléculas de água, contudo, se difundem livremente. A saída da água do plasma através os capilares é controlada pela pressão coloidosmótica e pelo estado da permeabilidade das membranas; o que equivale dizer que as proteínas extraem água dos tecidos para os capilares, mas, dificultam a sua saída dos capilares para os tecidos.
*
*
PLASMA
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais