Buscar

DIREITO AMBIENTAL questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Julio Cesar Bariani Pavini – RA: 200810045
DIREITO AMBIENTAL
O que é um bem ambiental?
É o bem que é de uso comum do povo e essencial a uma qualidade de vida sadia. O Poder público impõe a toda coletividade o dever de defende-lo. Esse bem é constituído pela atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, o solo e subsolo, a fauna e a flora.
Classifique um bem ambiental?
O meio ambiente natural ou físico é constituído pela atmosfera, pelos elementos da biosfera, pelas águas, pelo solo, pelo sbsolo, pela fauna e flora.O meio ambiente artificial é compreendido pelo espaço urbano construído, consistente no conjunto de edificações (chamado de espaço urbano fechado), e pelos equipamentos públicos (espaço urbano aberto). O meio ambiente cultural é integrado pelo patrimônio histórico, artístico, arqueológico, paisagístico, turístico, que embora artificial, em regra, como obra do homem, difere do anterior (que também é cultural) pelo sendo de valor especial. O bem chamado patrimônio cultural traduz a historia de um povo, a sua formação, cultura, e portanto, os próprios elementos identificadores de sua cidadania. Ambiente do Trabalho – a proteção do homem em seu local de trabalho, com observâncias as normas de segurança.
Quais os princípios gerais do direito ambiental?
 Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público na Proteção do Meio Ambiente;
 Princípio da Intervenção Estatal Obrigatória na Defesa do Meio Ambiente; Princípio da Participação Popular na Proteção do Meio Ambiente; Princípio da Garantia do Desenvolvimento Econômico e Social Ecologicamente Sustentado; Princípio da Função Social e Ambiental da Propriedade; Princípio da Avaliação Prévia dos Impactos Ambientais das Atividades de Qualquer Natureza; Princípio da Prevenção de Danos e Degradações Ambientais; Princípio da Responsabilização das Condutas e Atividades Lesivas ao Meio Ambiente; Princípio do Respeito à Identidade, Cultura e Interesses das Comunidades Tradicionais e Grupos Formadores da Sociedade; Princípio da Cooperação Internacional em Matéria Ambiental.
Qual o objeto do direito ambiental?
É dar qualidade ambiental propícia à vida das presentes e futuras gerações, com escopo de preservar, melhorar e recuperar a natureza e os ecossistemas.
Qual é o objetivo do direito ambiental?
Visa harmonizar o meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico, assegurando condições necessárias ao progresso industrial, aos interesses da segurança nacional e a proteção da dignidade da vida humana
Explique as fontes do direito ambiental?
Materiais – são provenientes de manifestação popular por meio das descobertas cientificas e da doutrina jurídica nacional ou internacional. Formais - decorre do ordenamento jurídico nacional: constituição, leis infraconstitucionais, convenções, pactos ou tratados internacionais, atos, normas e resoluções administrativas, jurisprudências.
Explique o que é desenvolvimento sustentável ?
É a utilização racional do recursos ambientais, ou seja, uma forma de consumir com consciência, de maneira que economize o desperdício e restaure o que foi removido do meio ambiente.
Explique quais são os instrumentos de defesa ambiental?
Ação civil pública; inquérito civil administrativo; responsabilidade civil ambiental; ação de responsabilidade por improbidade administrativa; tombamento; desapropriação; ação popular; ação direta de inconstitucionalidade; mandado de segurança coletivo; mandado de injunção.
Explique os seguinte princípios
Direito humano – “os seres humanos constituem o centro das preocupações relacionadas com o desenvolvimento sustentável. Tem direito a vida saudável e produtiva em harmonia com o meio ambiente; desenvolvimento sustentável - procura conciliar a proteção do meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico para a melhoria da qualidade de vida do homem utilizando racionalmente dos recursos naturais não renováveis; democrático – assegura ao cidadão a possibilidade de participar das políticas públicas ambientais nas esferas legislativas, administrativas e processual; prevenção – se da nos casos em que os impactos ambientais já são conhecidos. Quando houver ameaça de danos acessórios, a ausência de absoluta certeza cientifica não deve ser utilizada como razão para medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental, devendo os Estados observarem esse princípio de acordo com sua capacidade; equilíbrio – é o principio pelo qual devem ser pesadas todas as implicações de uma intervenção no meio ambiente, buscando-se adotar a solução que melhor concilie um resultado globalmente positivo; limite - é o principio pelo qual a administração tem o dever de fixar parâmetros para as emissões de partículas, de ruídos e de presença a corpos estranhos no meio ambiente, levando em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente.

Outros materiais