Buscar

PATOLOGIAS DA PROPRIOCEPÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Patologias da Propriocepção 
O que é Propriocepção ?
Receptores Sensoriais
Os receptores podem ser classificados de acordo com a sua função:
Mecanorreceptores:
Tato - localizados na pele. 
Proprioceptores - localizados no músculo. 
Pressão - localizados nos vasos.
Equilíbrio - labirinto, localizado no ouvido. 
Auditivos - cóclea, localizado no ouvido. 
Quimiorreceptores: 
Gustativos - localizados na língua . 
Olfativos - localizados no epitélio nasal. 
Termorreceptores: 
Temperatura - localizado na pele. 
Fotorreceptores: Compostos que absorvem luz - localizados no olho.
Nociceptores: Terminações nervosas livres -localizadas por todo o organismo. (Dor) 
Classificação dos receptores de acordo com sua localização no corpo
Exteroceptores
Interoceptores;
Proprioceptores.
Respondem a estímulos do meio ambiente 
Respondem a estímulos vindos de dentro dos órgãos do corpo, vísceras internas e vasos sanguíneos
Respondem a estímulos internos do corpo 
os Proprioceptores estão localizados: 
Músculos (fusos musculares),
Tendões (órgãos tendinosos de Golgi)
Cápsulas articulares (corpúsculos de Ruffini e Pacini).
 
Ao chegar na medula, estes potenciais de ação seguem pelo fascículo grácil (local que recebe informações originadas de receptores do membro inferior) e/ou fascículo cuneiforme (recebe informações originadas de receptores do membro superior). Destas estruturas os estímulos seguem passando pelo diencéfalo e córtex cerebral, terminando assim na área somestésica (responsável pelo armazenamento de informações proprioceptivas). 
O que eu quero enfatizar com esta breve descrição é que o mapa somático cortical não é fixo: apresenta plasticidade de uso e desuso. 
No córtex somestésico primário há um mapa corporal completo chamado homúnculo sensorial. 
A sensibilidade tátil é a que tem melhor precisão. Não é à toa que a leitura Braille se executa com a superfície dos dedos indicadores e médios e não com a palma da mão.
Cerebelo 
o cerebelo é responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, visão e audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas.
 Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados.
Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e postura corporal. 
O cerebelo trabalha em conexão com o córtex cerebral e o tronco encefálico.
Responsável por 10% do volume total do encéfalo e contém cerca da metade dos neurônios do cérebro.
Internamente, o cerebelo é preenchido pela substância branca, que forma um miolo central, formado por fibras próprias, fibras de projeção e axônios mielínicos das células de Purkinje.
Células de Purkinje
São neurônios altamente diferenciados, presentes apenas no cerebelo.
Função
O cerebelo recebe impulsos sensitivos de articulações, músculos, tendões, olhos, órgãos de equilíbrio, sendo assim responsável pelos reflexos e pelos movimentos, atuando também no tônus muscular.
Lesões cerebelares podem levar principalmente a prejuízos motores.
Lesões nesta região são dificilmente tratadas e revertidas e comprometem a movimentação causando :
Diminuição do tônus muscular, 
Mudanças posturais, 
Alteração da marcha e do equilíbrio,
Tremores no final dos movimentos,
Dificuldade em realizar movimentos rápidos e precisos.
 
Sempre que ocorre alguma alteração no sistema proprioceptivo, o organismo apresenta sintomatologia variada. São eles:
Dor: pode surgir como cefaléia, enxaqueca, dor muscular, na planta dos pés, pescoço e ou costas.
Desequilíbrio: pode aparecer na forma de vertigem, tonturas, enjôo, sensação de náuseas, quedas sem explicação, choques contra objetos sem justificativa.
Queda do rendimento escolar: o indivíduo progride no âmbito escolar abaixo de sua capacidade de inteligência e do esforço desenvolvido. Pode-se observar sintomas de dislexia, discalculia, disgrafia, dislalia, disortografia, déficit de atenção, entre outros.
Perturbações vasculares: a mais frequente é a palidez da pele, normalizando-se após o tratamento proprioceptivo.
Parkinson 
O mal de Parkinson é uma doença neurológica progressiva e sem cura, que promove tremores, rigidez e alterações na coordenação motora.
O que é Mal de Parkinson ? 
O mal de Parkinson se caracteriza pela destruição destes neurônios, levando a uma escassez de dopamina no sistema nervoso central e, consequentemente, a um distúrbio dos movimentos.
Fatores de Risco
Idade ;
História Familiar;
Sexo Masculino;
Traumas no Crânio;
Contato com agrotóxicos ;
Sintomas Motores 
Tremor - tremor é definido como movimento rítmico resultante de contrações sincronizadas involuntárias do músculo, sendo considerado e conhecido como principal sintoma/sinal da doença de Parkinson. Este sintoma está presente em aproximadamente 80% dos casos e frequentemente é assimétrico. Observado no estágio inicial da doença, o tremor pode ser intermitente e pode ser desencadeado durante estresse e/ou ansiedade.
Tremor de repouso - é visto comumente nas extremidades superiores durante o caminhar e pode ser observado mais obviamente quando se pede ao paciente para realizar movimentos rápidos com a extremidade contralateral (fechar e abrir os punhos). 
Tremor de movimento - Um menor número de pacientes pode apresentar tremor de movimento.
Bradicinesia - É a pobreza ou lentidão de movimentos, sendo considerada a que mais acarreta problemas para o paciente por se tornar extremamente incapacitante (mais que o tremor). Devido a lentidão, os pacientes levam mais tempo e tem que fazer um esforço muito maior para completar as suas tarefas diárias - inclusive os mais simples como se alimentar ou tomar banho - resultando em fadiga e problemas psicológicos ligados à dependência de outras pessoas. 
Rigidez - A rigidez pode ser definida como o aumento da resistência ao esticar um músculo passivamente, como quando você move a mão, o braço ou a perna para baixo e para começar e percebe que o movimento é realizado com esforço. A rigidez é comumente associada com a bradicinesia. outro sinal é a diminuição dos movimentos espontâneos geralmente quando caminhamos os braços se movem em ritmo alternado. O paciente com o mal de Parkinson permanecerá com os braços ao longo do tronco (imagine um robô andando)
Alterações na marcha - As anormalidades da marcha podem incluir claudicação (hesitação) e redução ou ausência do balanço dos braços (em estágios iniciais da doença). À medida que ocorre a progressão da doença, o paciente perde o passo normal, o calcanhar dificilmente é encostado no chão durante a marcha, há a tendência de andar na ponta dos pés e/ou os pés tendem a deslizar ao longo do chão. Outra característica é ter giros em bloco (falta de rotação do tronco ao virar-se).
Instabilidade postural - Alterações de postura e equilíbrio são manifestações comuns da doença de Parkinson, não sendo frequente em estágios iniciais. A postura pode tornar-se mais flexionada, algumas vezes em níveis extremos. A estabilidade postural é afetada, produzindo retropulsão (ação involuntária de recuar, de andar para trás).
Apatia facial - Alterações da expressão facial, causando redução do piscar e dos sorrisos.
Micrografia - Alteração da grafia na qual a escrita parece "apertada" com letra muito pequena é um sinal comum de doença de Parkinson, sendo observada em muitos pacientes. Micrografia leve pode ser notável pela comparação de assinaturas antigas e recentes. Em alguns casos, o paciente tem muita dificuldade para escrever. Há casos em que o uso de medicamentos podem reverter ou amenizar o sintoma.
Hipotonia - A fala e a deglutição podem ser afetadas. A fala pode ser discretamente mais baixa, abafada e menos distinta. Na doença mais severa, a fala é rápida, monótona e incompreensível. 
Congelamento
(freezing) - Incapacidade transitória de mover os membros inferiores, comumente observada em passagens de portas ou em áreas estreitas.
Distonia - A distonia atinge com maior frequência as extremidades inferiores, no pé e tornozelo e enrolamento dos dedos. Nas extremidades superiores, o braço é mantido aduzido ao tórax e flexionado no punho: quando severo, a mão pode ser mantida com o punho cerrado e a palma pode tornar-se macerada ou espessada.
Sinais e Sintomas não motores
Depressão 
Constipação intestinal
Hipotensão ortostática
Dor 
Distúrbios do sono
Disfunção sexual
Disfunção urinária
Aumento de oleosidade da pele
Diminuição da função cognitiva
Demência.
Entorse de Tornozelo
O que é Entorse de Tornozelo? 
A entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns no mundo esportivo e ocorre, normalmente, de forma traumática e devido à inversão excessiva (quando o pé vira para fora bruscamente)
O tornozelo é uma estrutura composta por três ossos (tíbia, fíbula e tálus), tendões e vários ligamentos, que são responsáveis por manter a estabilidade e evitar que o pé faça um movimento exagerado “para dentro” ou “para fora”. 
Dentre os ligamentos do tornozelo, 3 merecem destaque por constituírem o Complexo Ligamentar Lateral e serem fundamentais para evitar o movimento excessivo da articulação:
 o Ligamento Talofibular Anterior (LTFA), o Ligamento Calcaneofibular (LCF) e o Ligamento Talofibular Posterior (LTFP).
O que causa Entorse de Tornozelo? 
A maioria dos casos de entorse de tornozelo ocorre por causa da inversão do pé. 
Que pode causar o estiramento ou ruptura dos tendões e ligamentos da articulação.
A entorse de tornozelo ocorre quando o sujeito “pisa em falso” no chão e o pé realiza um movimento brusco. 
Pode ser em inversão, no qual o pé vira para fora (muito mais comum, representando cerca de 90% das entorses)
 Ou em eversão, onde o pé vira para dentro.
Graus da Entorse de Tornozelo
A gravidade da entorse de tornozelo varia de acordo com o comprometimento das estruturas presentes na região afetada e pode ser dividida em três níveis:
Grau I – Estiramento dos ligamentos, com formação de edema e presença de dor;
Grau II – Ligamentos parcialmente rompidos e instabilidade da articulação, com presença de edema e rigidez na movimentação. Dor de intensidade moderada.
Grau III – Ruptura total dos ligamentos e muita instabilidade no pé, com grande dificuldade para manter-se em pé e dor intensa.
Principais sinais e sintomas de Entorse de Tornozelo
Edema e Hematoma;
Vermelhidão e aumento da temperatura local;
Dor de intensidade variada, dependendo do grau da lesão;
Sensibilidade ao toque;
Dificuldade em ficar de pé ou andar;
 
Referências Bibliográficas 
Spencer, Alexander P. Anatomia Humana básica. – São Paulo: Manole, 1991.
Gray´s Anatomy. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1979
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinestesia
http://fisioterapiahumberto.blogspot.com/2009/07/propriocepcao.html
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v28n2/v28n2a15.pdf
Lent, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos e fundamentos da Neurociência. Atheneu, 2001. 
Kandel, E. R.; Schwartz, J.H.; Jessell, T.M.Princípios da Neurociência. Manole, 2003.
http://biologia.ifsc.usp.br/bio2/apostila/apost-fisiol-parte1.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais