Buscar

HISTÓRIA ANTIGA OCIDENTAL aula4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
"... andava pelas ruas e praças de Atenas, pelo mercado e pela assembléia indagando a cada um: 'Você sabe o que é isso que está dizendo?', 'Você sabe o que é isso em que você acredita?', ..., 'Você diz que a coragem é importante, mas o que é a coragem?', 'Você acredita que a justiça é importante, mas o que é a justiça?',..., 'Você crê que seus amigos são a melhor coisa que você tem, mas o que é a amizade?'. Suas perguntas deixavam seus interlocutores embaraçados,... descobriam surpresos que não sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças e valores ... ... as pessoas esperavam que ele respondesse, mas para de desconcerto geral, dizia: 'Não sei, por isso estou perguntando.' Daí a famosa frase: 'Sei que nada sei' ". (Marilena Chauí). O texto relaciona-se com:	
	a obstinação do historiador Tucídides em descobrir as causas políticas que determinaram os acontecimentos históricos.
 Certo	a filosofia de Sócrates, voltada para as questões humanas, preocupada com as virtudes morais e políticas.
	a criação dos princípios da Lógica, por Aristóteles, de maneira a formar uma ciência Analítica: A Metafísica.
	as tragédias de Sófocles, que tinham como tema dominante o conflito entre o indivíduo e a sociedade.
	as preocupações de Eurípedes com os problemas do homem, suas paixões, grandezas e misérias.
 Gabarito Comentado
2.
O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse fragmentado politicamente. Essa religiosidade foi, marcadamente:	
	influenciada pelas conquistas de Alexandre, o Grande pelo Oriente, que propiciou a expansão da cultura grega em detrimento da romana.
	portadora de uma ética que considerava sagrado o trabalho manual dedicado às divindades, o que permitia enfrentar a rigidez e a monotonia da vida cotidiana.
	de caráter julgador, colocando os indivíduos a serviço das divindades e punindo os pecados daqueles que desobedeciam aos deuses ou professavam outras religiões e outros cultos.
	acessível a todas as classes sociais por ter característica familiar e monoteísta, com um deus que se manifestava ao povo através de revelação direta e pessoal.
 Certo	de natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade, com celebrações festivas e sacrifícios, nos altares a eles dedicados.
 Gabarito Comentado
3.
Segundo Homero, o homem grego tem seu caráter formado nos campos de batalha, mostra suas virtudes e perspicácia. Como um Aedos, conclama deuses e musas para justificar atitudes humanas e dar lições de moral. Na Grécia, entre os séculos X e V, sobre a posição dos poetas podemos afirmar que:
	eram educadores, com o papel de ressaltar o passado, mas também de prever o futuro.
 Certo	sua posição passa por profundas mudanças, destacando-se no papel educativo através dos espetáculos teatrais.
	são os símbolos das Cidades-estado e responsáveis pelos documentos escritos.
	eram pedagogos voltados para o ensino da juventude
	é de primazia, no sentido de serem os detentores de uma tradição e os responsáveis pelos julgamentos na antiga Atenas.
4.
São características da cultura da civilização grega na antiguidade:
I - A filosofia no mundo ocidental, nasceu na Grécia.
II - Sócrates, Platão e Aristóteles são os mais importantes filósofos gregos.
III - Com seus mitos, os gregos procuravam explicar a origem do mundo.
 
	todas estão erradas.
	I está correta.
	III está correta.
	II está correta.
 Certo	todas estão corretas.
5.
Denominamos de "civilização helenística" à civilização que resultou:	
	fusão dos elementos culturais gregos e romanos nas áreas conquistadas por Roma na Europa e no norte da África.
 Certo	da fusão de elementos culturais gregos e orientais nas regiões conquistadas por Alexandre Magno.
	da fusão de elementos culturais atenienses e espartanos ao fim da Guerra do Peloponeso que deu origem as Olímpiadas.
	da fusão de elementos culturais gregos e persas, ao fim das Guerras Médicas;
 	da unificação cultural do Oriente, após as conquistas do rei persa Ciro.
6.
O século V aC assistiu a mudanças importantes no pensamento grego. Vários filósofos se dedicaram a discutir a formação do cidadão. Alguns deles, entendiam que o mais importante no aprendizado do bom cidadão, era a arte da boa retórica. Para estes pensadores, era fundamental, para o debate político na praça pública, a capacidade de convencer, persuadir, através do domínio da argumentação, que deveria ser construída, com base em argumentos racionais. A persuasão era mais importante que a verdade, uma vez que esta podia ser relativa. Quem eram esses filósofos?	
	Pré-socráticos
	Socialistas
	Marxistas
 Certo	Sofistas
 	Mitológicos
7.
A religiosidade grega era cercada de obrigações para os cidadãos das polis. Vivenciá-la em plenitude era também uma questão de cidadania. Podemos afirmar acerca desse traço cultural dos helenos o seguinte aspecto:
 Certo	os deuses gregos eram seres humanos superlativizados, ou seja, tinham os mesmos defeitos e qualidades, porém em dimensão muito maior. Gozavam ainda da imortalidade.
 fazia parte da religiosidade humana a ida aos santuários dos deuses onde eram realizados sacrifícios, inclusive, humanos
	a religiosidade, assim como a política, era uma atividade destinada apenas aos cidadãos, ou seja, aos homens adultos. Mulheres e crianças estavam vetadas.
	a religiosidade grega era vivenciada de forma distinta nas diversas polieis.
	a religiosidade grega, embora pré-cristã, tinha elementos semelhantes tais como: a noção de pecado e os cultos as divindades.
 Gabarito Comentado
8.
Os gregos vivenciavam sua religiosidade de forma bem peculiar. O templo era a residência dos deuses. Não era um espaço de reunião para os fiéis por isso, sua adoração era processada no exterior do templo, a leste. Além do exposto acima, podemos também mencionar como características da religiosidade grega:
	seu elemento intimista. As manifestações de religiosidade grega eram empreendidas essencialmente no espaço do lar. Reuniões públicas eram proibidas.
]
 seu elemento proselitista. Os gregos não perdiam a oportunidade de converter os povos que podiam, visto que eram muito receptivos com os estrangeiros.
 Certo	seu elemento pouco rígido. Não havia dogmas estabelecidos. Os sacerdotes eram sorteados anualmente. Não havia livro sagrado e as procissões aos deuses eram comuns.
	seu elemento opressor. Não seguir a religiosidade era motivo de punição pública, de perda de bens e expulsão da pólis.
	seu caráter universatista monogâmico, colocando Zeus como a divindade suprema e absoluta em comparação às demais divindades.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais