Buscar

HISTÓRIA ANTIGA OCIDENTAL avaliacao

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA ANTIGA OCIDENTAL	
O ensino da história está cada vez mais inserido em nossa realidade. No entanto, muitos ainda não compreendem a real importância deste estudo. Em linhas gerais, o sentido desta atividade se explicaria:
	por uma questão de costumes. Conhecer seu passado é uma tendência natural de povos civilizados.
	pela necessidade enciclopédica de conhecermos os fatos passados com vista a nos tornarmos mais eruditos.
 Certo	pelo fato da História ser viva. Ela nos permite pensar, discutir independente do espaço que estejamos observando.
	pelo medo de repetirmos os mesmos erros dos nossos antepassados e sermos julgados por isso.
	por uma questão cultural. Os povos que melhor conhecem sua história são considerados mais desenvolvidos.
História e Arqueologia, sendo ciências com o olhar voltado ao passado, acabam se aproximando. Esse contato, no entanto, não se dá de maneira simples, exigindo por parte de cada uma cuidados e um olhar crítico constante. Sobre essas considerações, qual afirmação está CORRETA:
	História e Arqueologia se confundem, sendo inclusive nuances de uma mesma disciplina. Devem ser vistas como estudos subordinados, sendo a História mais importante.
 Certo	historiadores e arqueólogos olham para o tempo, mas tem objetos diferentes de pesquisa; o primeiro pensa o homem e suas relações, o segundo, objetos e artefatos.
	Os arqueólogos tem parte importante nesta crise, uma vez que tem o velho hábito de observar as demais disciplinas como auxiliares do seu trabalho.
	A Arqueologia é, de fato, um ramo da História, seu papel é estudar os artefatos do passado e dar apenas subsidios aos arqueólogos. 
	A tensão reside na dificuldade de estabelecer os limites entre as disciplinas, o que gera erros de parte a parte.
A sociedade grega era constituída de cidades-estados que possuíam formações sociais, políticas e econômicas diferenciadas. A respeito dessa sociedade, julgue os itens seguintes.
I - Apesar das distintas composições políticas, Atenas e Esparta aboliram o trabalho escravo e mantiveram uma ordenação social segundo os estatutos militares.
II - A colonização empreendida no mar Mediterrâneo garantiu o equilíbrio socioeconômico e desenvolveu a prática mercantil.
III - Atenas, ao estender a igualdade sociopolítica a toda a população, favoreceu o crescimento econômico, bem como vulgarizou o estudo da filosofia.
IV - Os gregos, em virtude do desenvolvimento político e dos estudos filosóficos, racionalizaram as crenças religiosas e ignoraram os deuses e heróis.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	apenas a III está correta.
 Certo	apenas a II está correta.
	apenas a IV está correta.
	III e IV estão corretas.
	I e II estão corretas.
Os gregos antigos costumavam organizar jogos atléticos entre as diversas cidades-estado, dentre os quais o mais famoso destes eram os jogos Olímpicos. Nesses jogos, estabelecia-se um tempo de trégua entre as cidades em que eram avaliadas as qualidades dos competidores enviados pelas cidades que recebiam, por suas vitórias, apenas uma coroa de louros. A respeito desse tema, pode-se afirmar, CORRETAMENTE que: 
	Sair-se vitorioso em um destes jogos pouco significado tinha para a vida dos competidores, uma vez que o prêmio, uma coroa de louros, não possuía valor comercial.
	O fragmento demonstra como a vida militar grega não se relacionava com outros aspectos da vida da comunidade.
 Certo	Os jogos representavam também uma demonstração de força em que as cidades apresentavam suas qualidades e belicosidade, demonstradas por meio de seus competidores.
	O fragmento supracitado exemplifica como era difícil a vida dos competidores após os jogos, mesmo quando vencedores, sendo excluídos mesmo da vida militar das cidades.
	Os jogos representavam um momento de paz, de congraçamento entre as cidades, onde as diferenças eram postas de lado em nome das festas e diversões, que também eram propiciadas pelos jogos.
"A palavra democracia vem do grego (demos, povo; kratos, poder) e significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. (...) O fundamental é que o povo escolha o indivíduo ou grupo que governa, e que controle como ele governa." (Renato Janine Ribeiro. Democracia. SP: Publifolha, 2001, p.1). Sobre o princípio da democracia anunciado acima e sua prática entre os gregos do século V a. C. é correto afirmar:
	os atenienses e os espartanos inventaram a democracia, mas os atenienses a mantiveram de forma direta e os espartanos de forma representativa com a criação de parlamentos.
 Certo	a democracia grega era direta em Atenas do século V a.C. Ainda assim, deixava de fora todas as mulheres, os estrangeiros e os escravos.
 os atenienses inventaram a democracia representativa, mas a limitaram apenas aos cidadãos do sexo masculino, maiores de 30 anos e com escolaridade comprovada.
 a democracia nada mais era que uma forma de aristocracia disfarçada, uma forma de manutenção do controle eupátrida, estabelecido por Clístenes
 a democracia grega era direta e ampliada a todas as cidades-estados, sendo mais universal em Atenas, onde até as mulheres casadas e maiores de idade podiam votar.
Na atualidade, o mundo é marcado politicamente pelo regime democrático e pelos valores republicanos. Tais idéias, no entanto, bebem em princípios da Antiguidade, tais como a democracia ateniense e a república romana. Nesse regimes predominaram, respectivamente:
	o consenso e o respeito à privacidade.
	a liberdade e o individualismo.
 Certo	o debate e o bem público.
	a tolerância religiosa e o direito civil.
	a demagogia e o populismo.
Segundo Homero, o homem grego tem seu caráter formado nos campos de batalha, mostra suas virtudes e perspicácia. Como um Aedos, conclama deuses e musas para justificar atitudes humanas e dar lições de moral. Na Grécia, entre os séculos X e V, sobre a posição dos poetas podemos afirmar que:
 Certo	sua posição passa por profundas mudanças, destacando-se no papel educativo através dos espetáculos teatrais.
	eram educadores, com o papel de ressaltar o passado, mas também de prever o futuro.
	eram pedagogos voltados para o ensino da juventude
	é de primazia, no sentido de serem os detentores de uma tradição e os responsáveis pelos julgamentos na antiga Atenas.
	são os símbolos das Cidades-estado e responsáveis pelos documentos escritos
O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora fosse fragmentado politicamente. Essa religiosidade foi, marcadamente:
	influenciada pelas conquistas de Alexandre, o Grande pelo Oriente, que propiciou a expansão da cultura grega em detrimento da romana.
	de caráter julgador, colocando os indivíduos a serviço das divindades e punindo os pecados daqueles que desobedeciam aos deuses ou professavam outras religiões e outros cultos.
 Certo	de natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade, com celebrações festivas e sacrifícios, nos altares a eles dedicados.
	acessível a todas as classes sociais por ter característica familiar e monoteísta, com um deus que se manifestava ao povo através de revelação direta e pessoal.
	portadora de uma ética que considerava sagrado o trabalho manual dedicado às divindades, o que permitia enfrentar a rigidez e a monotonia da vida cotidiana.
Alexandre, sucessor de Filipe II rei da Macedônia, continuou os feitos de seu pai e ampliou o domínio sobre a região das comunidades gregas. O evento que permitiu aos monarcas macedônios tamanho êxito foi, sem dúvida: 
	a desagregação da Civilização Micênica, líder regional do período.
	os problemas decorrentes das invasões persas à região, o que provocou muita fragilidade. 
	a tentativa de Esparta de conquistar sozinha o território troiano, enfraquecendo a região.
 Certo	as contendas internas entre as poleis, o que culminou na Guerra do Peloponeso.
	a disputa crescente entre as poleis de Tebas e Chipre pela hegemonia regional.
Em relação à sociedade espartana, assinale a opção que NÃO corresponde à camada social dos hilotas.
	Enquanto força-de-trabalho, eram expropriados pelos espartanos.
	Cultivavam a terra com os seus instrumentos de trabalho, pagando uma renda fixa em espécie.
	Constituíam a massa de população vencida, subjugada e pertencente ao Estado.
	Como prevenção de revoltas e frente ao perigoso aumento demográfico que apresentavam, sofriam regularmente os "kriptios", formas de repressão e extermínio realizados por jovens espartanos.
 Certo	Desenvolviam atividades mercantis que lhes possibilitavam acumular pequenas fortunas com as quais compravam títulos de cidadania.
 Gabarito Comentado.
Col@bore

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais