Buscar

ESTUDO_DIRIGIDO_SEMANA_03

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
AULA SEMANA 3 – O Período Colonial brasileiro: transformações e conflitos do século XVIII e início do século XIX
1- A descoberta do ouro nas Minas Gerais aconteceu entre 1694 e 1698 e fazia-se necessária uma legislação que atendesse às exigências do novo cenário econômico. Daí em diante, qual o objetivo da legislação? O que foi o aumento do fiscalismo?
2- O que era a Casa de Fundição?
3- O que era a captação?
4- O que era a finta?
5- O que era a derrama?
6- Que acontecimentos históricos foram importantes na definição dos limites do território brasileiro?
7- O Tratado de Utrecht de 1715 e o Tratado de Madri de 1750 estabeleciam regras para a definição do território da colônia. Os tratados internacionais influenciam o Direito brasileiro atual? (veja os Artigos 5º, §3º, 49, 84,VIII, todos da CF/88)
3- Porque Gilberto Aparecido Angelozzi afirma que em 1807 a corte portuguesa encontrava-se entre a cruz e a espada? Qual a solução encontrada por D. João para este momento histórico?
4- Gilberto Aparecido Angelozzi afirma que D. João foi “astuto e precavido” ao firmar convenção com a Inglaterra. Justifique a afirmativa do autor:
5- Pode-se afirmar que com a chegada da família real em 1808 o status econômico e jurídico do Brasil se transformou, acontecendo uma ruptura histórica? Explique:
6- Que tarifas alfandegárias foram estabelecidas pelo Tratado de Aliança e Amizade e a Convenção de Comércio e Navegação de 1810? Porque este tratado provocou o adiamento da industrialização no Brasil?
8- Quem eram os juízes da nação inglesa? 
9- Cite quatro determinações do Tratado de 1810 em que se pode observar o favorecimento da presença dos ingleses no Brasil:
10- O Alvará de 1808 criou a Casa de Suplicação. Que órgão de Portugal foi substituído por essa “Casa”? Porque podemos afirmar que a implantação da Casa de Suplicação no Brasil representou um marco no processo jurídico brasileiro?
11 – Em 1815 o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve. Quais os motivos levaram D. João a estabelecer essa elevação?
12 – O que foi a Revolução Liberal do Porto de 1820? Quais as determinações das Cortes portuguesas em relação ao Brasil?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes