Buscar

Caso concreto 03 respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leia o trecho abaixo e responda as questões propostas.
O Dia de Finados no México é festejado de uma maneira muito interessante e peculiar. Apesar de cada um possuir suas características bastante distintas, católicos, espiritualistas, indígenas e outros grupos se unem com o mesmo objetivo: participar da festa na qual se crê que os mortos vêm a terra para celebrar, comer, beber e cantar com seus amigos e familiares, os quais os contemplam com oferendas de alimentos e bebidas, comumente consumidos pelos mortos enquanto vivos. A festa acontece normalmente no cemitério e as caveiras ocupam uma parte importante. É possível vê-las adornando lojas, ruas, estabelecimentos públicos e privados. Umas são delicadas, outras brincalhonas; umas andam de bicicleta e outras ainda são o retrato do típico mexicano: os longos bigodes, e a famosa tequila nos braços. Mas o que intriga e impressiona, é que todas têm em comum o mesmo semblante engraçado e feliz, a essência da morte é vista por eles como uma brincadeira. (Texto adaptado do site: http://www.pime.org.br/mundoemissao/culturaculfinados.htm)
1 - Compare a experiência Mexicana do Dia de Finados com os nossos costumes.
R.: Enquanto que no México, o dia de finados é tido como homenagem harmônica, alegre para os mortos, no Brasil, este dia é guardado com saudades e tristeza. Geralmente as pessoas costumam lembrar-se dos bons tempos com estes entes queridos, e a tristeza vem por isso, por saberem que jamais os verão novamente. No México acontece justamente o contrário, as pessoas se reúnem para homenagear os momentos bons que tiveram com quem já faleceu, daí a ideia da homenagem diferenciada. 
2- A partir da nossa cultura, como se expressaria uma postura etnocêntrica com relação ao dia de finados no México?
R.: De forma desrespeitosa e desarmônica, pois não é comum no Brasil que se comemore de maneira tão exaltada este dia, que representa aqueles que um dia já estiveram nesse mundo e tiveram determinada importância para seus entes. 
3- Interprete o significado do Dia de finados no Brasil e no México e relativize a postura etnocêntrica apresentada na questão 2.  
R.: O dia de finado no México é união das crenças e todos prestam o mesmo culto aos seus mortos e no Brasil, cada um segue o costume da sua religião, não se mistura.   O que vimos foi á alegria de um e tristeza de outro, fruto de culturas diferentes, um tira vantagem nesse dia através dê festas atraindo turistas de diversos países tornando-se único na sua celebração. Já nós seguimos a linha católica, igualando aos outros locais sem muito folclore respeitando seus entes que partiram.
Questão de Múltipla escolha:
Quando falamos do conceito de cultura, esta pode ser entendida como acúmulo de conhecimentos, assim como ação dos homens sobre a natureza por meio do trabalho. 
Considerando o segundo sentido de cultura, acima apresentado é correto afirmar que:
(Adaptado da VUNESP 2009)
A) O homem percebe seu lugar de origem e sua identidade por meio da natureza.
B) A natureza é o reino da liberdade, ao passo que a cultura é reino do determinismo.
C) Ao planejar, escrever, trabalhar, governar, rezar, o homem realiza um processo estabelecido pela natureza.
D) A cultura pode significar o uso da liberdade, enquanto a natureza pode significar o determinismo biológico.
E) A produção da cultura é determinada pela natureza.

Outros materiais