Buscar

Redes de Computadores - Lista 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Redes 1 
2º Semestre de 2017
3º Lista de Exercícios – referente aos capítulos 3
Quais são os protocolos da camada de transporte? Descreva-os.
UDP: é um protocolo não orientado à conexão, onde o controle de fluxo, congestionamento e retransmissão após um recebimento incorreto é de responsabilidade do usuário.
TCP: é um protocolo orientado à conexão, ou seja, há garantia de entrega.
Considere uma conexão TCP entre o hospedeiro A e o hospedeiro B. Suponha que os segmentos TCP que trafegam no hospedeiro A para o hospedeiro B tenham número de porta da fonte x e do destino y. Quais são os números de porta da fonte e do destino para os segmentos que trafegam do hospedeiro B para o hospedeiro A?
Se de A para B são utilizadas as portas x de fonte e y de destino, quando esses dados são transmitidos de B para A, as portas utilizadas são y e x respectivamente.
É possível que uma aplicação desfrute de transferência confiável de dados mesmo quando roda sobre UDP? Caso a resposta seja afirmativa como isso acontece.
Sim, no UDP existe um protocolo de controle de transporte (RTCP) que não faz nenhuma transferência de dados, entretanto é responsável por monitorar a transferência de dados, a partir dele é possível obter feedback sobre atrasos e congestionamentos e, assim, ter uma transferência confiável.
A um processo em um host 1 foi atribuído uma porta P e a processo em um host 2 foi atribuída uma porta Q. É possível existir duas ou mais conexões TCP entre essas duas portas, ao mesmo tempo? Justifique.
Não, no TCP os processos ocorrem ponto a ponto e em full duplex, ou seja, as ligações ocorrem só entre dois pontos e a transmissão de dados pode ocorrer em ambas direções. No TCP não há a possibilidade de multicasting.
Para que servem os números de sequência e reconhecimento presentes no cabeçalho do segmento TCP? Explique o processo utilizado para numerar os segmentos?
Como os MTU podem suportar tamanhos limitados de dados e só dão a certeza de enviar os dados e não de enviá-los na ordem correta, os arquivos TCP são segmentados e numerados para que a mensagem possa ser remontada no destino. Isso porque o TCP tem garantia de entrega, então, no cabeçalho, o número do primeiro byte é referente ao segmento que está sendo enviado e o número de recebimento é o número do próximo byte que deve ser esperado pela máquina.
Seja o throughput TCP, em bits/s, dado por: TCP_Window_Size/2τ, onde τ é o tempo de propagação do canal (em um sentido).
Para um TCP_Window_Size = 64 kBytes e τ = 25 ms, calcule o throughput. 
64 k Bytes = 512.000 bits
25 ms = 0,025 s
Throughput = 10.240.000 bits/s = 10,24 Mb/s
Para os parâmetros apresentados no item (a), quanto tempo leva para se transmitir um arquivo de 100 MB?
100 MB = 800.000.000 bits
80.000/1.024 = 78,125 s
Para os parâmetros apresentados no item (a), quantas mensagens de ACK serão necessárias até a completa transmissão de um arquivo de 100 MB? Desconsidere as mensagens de ACK para estabelecimento e encerramento da conexão e também eventuais retransmissões. 
	100 MB/64 Kb = 1.562,5
	1.563 mensagens de acknowledge 
Recalcule o throughput TCP, agora para TCP_Window_Size = 220 Bytes e τ = 25 ms.
220 Bytes = 1.048.576 Bytes = 8.388.608 bits
25 ms = 0,025 s
Throughput = 167.772.160 bits/s = 167,77 MB/s

Continue navegando

Outros materiais