Buscar

TSP4 RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

• O que é cognição? 
	É o processo de adquirir conhecimento através dos processos mentais/cognitivos; é o modo como as pessoas conhecem, aprendem e lembram informações. Abrange a:[1: Percepção, da atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.]
ATENÇÃO: concentração da mente no objeto selecionado. Pode ser involuntária, passiva e espontânea (ocasionada por estímulos externos) ou controlada, voluntária e dirigida (causada pela interação do indivíduo).
PERCEPÇÃO: apreensão dos objetos comuns ao indivíduo (como uma rua, uma casa, uma árvore) assim que são percebidos através do sistema sensorial.
MEMÓRIA: conhecimento inferido de objetos captados de percepções ou emoções passadas.
JUÍZO: ato mental de afirmar ou negar um conteúdo afirmável.
RACIOCÍNIO: habilidade de Conectar Juízos
IMAGINAÇÃO: reanimação de objetos de percepções anteriores (reprodutiva) e combinação dos mesmos em novas unidades (criativa).
PENSAMENTO: capacidade de pensar os objetos da intuição sensível. O pensamento é a origem dos conceitos que unificam a multiplicidade dos sentidos no processo de percepção.
DISCURSO: comunicação ordenada do pensamento ou poder de pensar logicamente.
Diferenças em relação ao Behaviorismo: 
- Estudo do processo de aquisição de conhecimento
- Principais fatores: fatos e processos mentais
- O comportamento não é o único enfoque de pesquisa.
ANTECEDENTES DO COGNITIVISMO
 RACIONALISMO (René Descartes e Platão)
• Filosóficos KANT (síntese)
 EMPIRISMO (John Locke e Aristóteles)
• Psicológicos:
- ESTRUTURALISMO: buscava entender a estrutura da mente e suas percepções, analisando-a em seus elementos constituintes; a estrutura da mente, como ela é constituída (Wundt; Introspecção).
- FUNCIONALISMO: buscava entender o que as pessoas fazem e como fazem, dando ênfase nos processos de pensamento; como a mente funciona (William James; Pragmatismo).[2: O conhecimento é validado por sua utilidade PRÁTICA.]
- ASSOCIACIONISMO: aprendizagem através da associação de ideias por contiguidade, semelhança e diferença (Edward Thorndike: Lei do Efeito; Hermman Ebinghauss: a repetição facilita o aprendizado).[3: Eventos que ocorrem simultaneamente ou com pouco lapso temporal.]
- BEHAVIORISMO: alguns pesquisadores associacionistas extrapolaram estas definições a partir de pesquisas que demonstravam que as reações poderiam ser involuntárias (Ivan Pavlov). O estudo do condicionamento clássico por Pavlov foi o marco de passagem para o behaviorismo por meio da ANÁLISE DE CONTINGÊNCIAS. Os processos mentais são desconsiderados como passíveis de estudos científicos.[4: Relação de dependência entre dois ou mais eventos; um evento pode causar outro posterior. ]
- NEO-BEHAVIORISMO:
• Albert Bandura: rompe com o pressuposto que toda aprendizagem depende de reforço, é possível aprender através da observação e da imitação (experimento do boneco João bobo); na observação e imitação estão presentes os processos mentais.
• Edward Tolman: todo comportamento tem uma finalidade, que só podemos entender ao estudar os processos mentais; acredita que todo comportamento se direciona para um fim.
- PSICOLOGIA DA GESTALT: o todo é maior que a soma das partes. O comportamento pode ser explicado através dos princípios gerais que regem a organização da percepção. INFLUENCIOU O ESTUDO DO COGNITIVISMO AO ESTUDAR A PERCEPÇÃO. 
• Os fenômenos psicológicos são mais facilmente entendidos quando os vimos como um todo organizado e estruturado.
• A sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais. A percepção é o conjunto de processos pelos quais é possível reconhecer, organizar e entender as sensações provenientes dos estímulos ambientais e compreende muitos fenômenos psicológicos. Para representar o mundo exterior em nossa cabeça, devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais nervosos, um processo chamado SENSAÇÃO (primeiro temos a sensação do mundo a nossa volta, e ao codificá-la/significá-la temos a percepção deste; a forma como percebo determinado estímulo).
• Fatores externos: são os agentes que surgem exteriormente ao corpo, ou seja, estímulos que os órgãos dos sentidos identificam (movimento do estímulo, intensidade, contraste)
• Fatores internos: estão relacionados com o nosso ser, nossas vivências e a nossa personalidade (a motivação para o estímulo, as experiências que tivemos anteriormente, o maior ou menor conhecimento e entendimento do estímulo, a natureza social, a expectativa)
• Constância perceptiva: é a capacidade desenvolvida pelo sistema perceptual de perceber os atributos básicos de um objeto como sendo constante, independente das variações de estímulo que chegam aos sistemas sensoriais.
• Constância de tamanho: se refere à tendência a perceber os objetos como se eles tivessem um tamanho constante, apesar de que o tamanho da imagem retiniana se torne menor quanto mais o objeto se distancia.
• Constância de forma: é responsável por podermos reconhecer o formato de objetos conhecidos, apesar da forma constantemente mutável da imagem retiniana. Não importa o ângulo, vemos uma porta como retangular.
• Constância de cor: manter a cor do objeto, mesmo com variações de luminosidade
• Ilusão: a existência de ilusões perceptivas indica que aquilo que se sente (por meio dos órgãos do sentido) não é necessariamente o que é percebido (na mente). A maneira como esses objetos são representados depende em parte do ponto de vista do indivíduo ao percebê-los.
- TEORIA DE JEAN PIAGET: ESTÁGIOS COGNITIVOS (desenvolvimento infantil).
1) Sensório-motor: conhecimento do mundo baseado nos sentidos e habilidades motoras.
2) Pré-operatório: uso de símbolos, palavras e números para representar aspectos do mundo.
3) Operatório-concreto: aplicação de operações lógicas a experiências. Início da verificação das operações mentais.
4) Operatório-formal: pensamento abstrato, especulação sobre situações hipotéticas, raciocínio dedutivo, planejamento, imaginação.
MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA COGNITIVA
• CONTROLADOS: obter amostras de desempenho em tempo e lugar determinados.
• PESQUISA PSICOBIOLÓGICA: estudar os cérebros humanos e animais usando estudos post-mortem, várias medidas psicobiológicas ou técnicas de imagem.
• AUTO-AVALIAÇÃO: obter relatórios doas participantes sobre sua própria cognição em andamento ou como lembrança.
• ESTUDO DE CASO: desenvolve estudos intensivos sobre indivíduos (sobre um caso ESPECÍFICO), tirando conclusões gerais.
• OBSERVAÇÃO NATURALISTA: observar situações reais como em sala de aula, ambientes de trabalho ou casas, por exemplo (exatamente da forma que elas ocorrem, sem interferência do pesquisador).
• SIMULAÇÕES: tentativas de fazer com que computadores simulem o desempenho cognitivo humano em diversas tarefas (comparação com a inteligência humana).
• INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA): tentativa de fazer com que computadores demonstrem desempenho cognitivo inteligente (porém diferente da forma com que esta se apresenta em humanos; é uma inteligência criada, que não existe anteriormente).

Outros materiais