Buscar

Atividade de Aprendizagem 01 educaçao e diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Aprendizagem 01 - Educação e Diversidade
1) A escola básica é salientada como parte de um sistema excludente, inviabilizadora da continuidade dos estudos e do acesso a profissões de maior remuneração e de prestígio. Além disso, prejudica o exercício da cidadania, não cumprindo seu papel, o que compromete a identidade dos profissionais da educação que, neste caso, em sua grande maioria ratificam os lugares sociais ocupados pelos grupos marginalizados e, consequentemente, as relações de poder na sociedade.
Assinale a alternativa que explicita qual o papel da educação segundo sua função social.
Alternativas:
a) Os educadores por fazerem parte da sociedade mais abrangente têm os mesmos conceitos de exclusão da sociedade, por isso a escola deve reproduzir o sistema social.
b) A educação deve procurar educar conforme suas abordagens homogeinizantes, somente assim pode-se ter uma educação igualitária.
c) Devido os alunos das classes trabalhadoras terem menos condição de acompanhar as aulas, a escola deve procurar selecionar melhor seus educandos para que a haja menos discriminação.
d) A educação deve procurar uma relação horizontal entre os homens buscando a igualdade, por isso ela não pode reproduzir as hierarquias sociais estipuladas por uma sociedade discriminatória. Alternativa assinalada
e) A função social da escola é formar os sujeitos para o trabalho, por isso deve antes de tudo, ter um olhar no mercado para que seus alunos consigam empregos iguais no futuro.
2) "A sociedade moderna, tipicamente industrial, conforme nos informa Siqueira e
Pereira (2002), sofreu uma transformação radical, sendo caracterizada hoje como uma
sociedade globalizada, impulsionada pela explosão das informações e intensificação das
comunicações em nível mundial. Este cenário já não pode ser ignorado pela educação, pois
o impacto desses processos no cotidiano escolar é cada vez maior".
Nas grandes cidades, permeadas pelos conflitos e tensões, a escola não pode mais ficar centrada na sua cultura escolar interna. Marque a alternativa que identifique como a escola pode dar conta dessa problemática contemporânea e não reproduzir os processos de exclusão presentes na sociedade.
Alternativas:
a) Para dar conta do cenário contemporâneo, a escola vai precisar ser repensada a fim de alinhar à sua cultura escolar interna, às realidades sociais e à diversidade cultural.   Alternativa assinalada
b) Para que a escola possa atuar de maneira a enfrentar as tensões e conflitos que estão presentes nas grandes cidades, deve ter um aparato policial a sua disposição.
c) A escola precisa de um sistema mais rígido de disciplina a fim de conseguir "domesticar" os mais rebeldes e manter na norma de boa conduta, todos os alunos.
d) Os conflitos e tensões presentes nas escola trazem grandes problemas. Para que sejam solucionados a escola deve fechar suas portas para aqueles que não se adaptam ao seu currículo.
e) As escolas não representam os conflitos e tensões das sociedades. Assim, elas devem se preocupara com a cultura escolar que é praticada e desenvolvida no seu interior.
3) Naquele dia Marina foi à escola vestida de maneira diferente. Estava com o corpo mais coberto e com um lenço que cobria sua cabeça.  Sua amiguinha perguntou: - Porque você está vestida desse jeito? Marina respondeu: - É minha religião. Eu sou muçulmana. Um colega do fundo da classe disse: - minha mãe falou que muçulmanos são pessoas do mau. Outro mais à frente disse: - Nossa que esquisito! Não os muçulmanos que são homens bomba? A classe ficou em polvorosa. A professora interviu: Vocês sabem que não podem falar assim da religião das outras pessoas. Isso é preconceito religioso.  Aposto que muitos de vocês têm religiões diferentes. Uma das alunas disse: minha família é judia e os homens da minha família cobrem a cabeça com o Kipá. Outro aluno disse que pertencia ao candomblé e que nos terreiros as cabeças são cobertas com torsos e filás.  Assim por diante cada aluno apresentou uma particularidade da religião que fazia parte:
Todos sabemos que o Brasil é formado por uma diversidade de povos que se misturaram para formar o povo brasileiro. Muitas religiões vieram com cada um desses povos como parte de sua cultura e identidade. No entanto, as diferenças religiosas nem sempre são aceitas, e algumas religiões são, por isso, vítimas de ataques daqueles que as estereotipam e as  consideram erradas. O contexto escrito acima diz respeito ao preconceito religioso. Assinale a alternativa que corresponda a definição de preconceito.
Alternativas:
a) Preconceito é uma atitude que um sujeito tem contra as outras pessoas, por elas terem conquistado muito mais coisas materiais do que o próprio sujeito.
b) Preconceito é um conjunto de teorias ou doutrinas, que instituem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias, concebendo que há uma superior às outras.
c) Preconceito é um atributo pejorativo que estigmatiza alguém. É construído na relação com o outro e resulta numa atitude discriminatória. Alternativa assinalada
d) Preconceito é um construto quando se tem ódio, aversão a pessoas ou coisas estrangeiras.
e) Preconceito é um conceito que baseado no poder aquisitivo das pessoas e que consideram os pobres inferiores aos ricos.
4) O conhecimento africano é imenso, variado. Concerne a todos os aspectos da vida. O
"sábio" não é jamais um "especialista". É um generalista. O mesmo ancião, por exemplo, terá conhecimentos tanto em farmacopéia, em "ciência das terras" - propriedades agrícolas ou medicinais dos diferentes tipos de terra - e em "ciência das águas", como em astronomia, em cosmogonia, em psicologia etc. Podemos falar, portanto, de uma "ciência da vida": a vida sendo concebida como uma unidade onde tudo está interligado, interdependente e interagindo.
Na África, tudo é "História". A grande História da vida comporta seções que serão, por
exemplo: a história das terras e das águas (a geografia), a história dos vegetais (a botânica e a farmacopéia), a história dos "filhos do seio da terra" (a mineralogia), a história dos astros (astronomia, astrologia), etc. Estes conhecimentos são sempre concretos e dão lugar a utilizações práticas. Na ordem dos conhecimentos, começa-se "por baixo", pelos seres e as coisas menos desenvolvidas ou menos animadas em relação ao homem, para "subir" até o homem.
De acordo com o texto acima, o autor fala de um tipo de educação que é desenvolvida na África tradicional. Que tipo de educação é essa?
Alternativas:
a) a educação, neste caso, significa transmitir os saberes, as tradições e os diversos conhecimentos produzidos por gerações passadas, para que os mais novos possam garantir a produção e reprodução da vida social. Alternativa assinalada
b) essa é uma educação em que o ancião se torna um educador social transmitindo o conhecimento de maneira sistemática e normatizada por um órgão do governo local que determina o que será aprendido pelas outras gerações.
c) essa educação é mais atrasada que a formal pois, é aquela dos povos tribais que não conhecem a escrita e por isso não têm condições alguma de transmitir conhecimentos, mas sim a reprodução de mitos e crenças.
d) essa educação não desenvolve adequadamente a abstração das crianças por partir de um conhecimento mais concreto de modo que acaba não contribuindo para a aquisição do chamado conhecimento científico.
e) é uma educação que não efetua a classificação das coisas do mundo por isso não é científica e não tem a intenção de que a cultura seja produzida e reproduzida pelos mais novos dando continuidade à identidade e sobrevivência daquele grupo.

Outros materiais