Buscar

10_A Teoria da Burocracia_Max Weber_Críticas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Recife, 2012
1
Teoria Geral da Administração
Material 10 – A Teoria da Burocracia - Críticas
1
FREDERICK WINSLOW TAYLOR (1856-1915)
HENRI FAYOL
(1841-1925) 
MAX WEBER
(1864-1920) 
ABORDAGENS 
CLÁSSICAS
1911
1920
1916
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
TEORIA ADMINISTRATIVA
TEORIA DA BUROCRACIA
A Evolução do Pensamento Administrativo
MAX WEBER
(1864-1920) 
Quais as condições necessárias para o aparecimento da racionalidade? Quais as suas consequências socioeconômicas?
A Teoria da Burocracia
3
 Disfunções segundo Perrow
 - Particularismo
Ex.: Panelinhas de pessoas formadas em uma mesma escola; pessoas que vieram de uma mesma região ou cidade; pessoas afiliadas ao mesmo partido político, ...
Disfunções da Burocracia
 Consiste em usar a organização para fins pessoais do funcionário e não de um grupo.
 - “Fazer a cama”
Ex.: Fiscais da alfândega recebem dinheiro para não cobrar impostos de sonegadores e contrabandistas; policiais associam-se a contraventores; uso do horário de trabalho para tarefas pessoais e utilização de recursos da organização para fins pessoais.
Disfunções da Burocracia
 Frequentemente as organizações formais exageram na tentativa de regulamentar tudo o que for possível a respeito do comportamento humano, criando regras em excesso e funcionários em excesso para fiscalizar o cumprimento dessas regras.
 - Excesso de Regras
Disfunções da Burocracia
 O hierarquismo é ainda mais disfuncional e consiste na valorização excessiva da hierarquia e de suas formalidades, que passam a ser finalidades em si mesmas.
 - Críticas à Hierarquia
Disfunções da Burocracia
 - Críticas à Hierarquia
 A organização gasta muito tempo e energia com solenidades, cuidados com suas próprias instalações, privilégios e símbolos de prestígio de seus hierarcas.
Disfunções da Burocracia
 Disfunções segundo Roth
 O profissionalismo das organizações formais exige que as pessoas desempenhem papéis limitados, com responsabilidades limitadas e autonomia reduzida.
 - Mecanicismo
 Frequentemente, as pessoas ocupam cargos que nada têm a ver com suas aptidões e interesses – os talentos são subaproveitados.
Disfunções da Burocracia
 A organização burocrática oferece muitas vantagens para as pessoas que são alçadas às posições de chefia, como símbolos diferenciadores e vantagens materiais. 
 - Individualismo
 Dessa maneira, incentiva-se o conflito entre as pessoas que desejam essas posições, prejudicando a qualidade da administração.
Disfunções da Burocracia
 Nas organizações burocráticas os executivos que tomam as decisões estão formalmente separados dos trabalhadores que as executam. 
 - Interrupção do fluxo de informação
 O excesso de níveis hierárquicos nos organogramas desaceleram o fluxo da informação e os demais processos organizacionais.
Disfunções da Burocracia
 Aqueles que se encontram nos escalões intermediários não têm interesse em que os subordinados revelem talentos para a administração superior, porque isso também revela sua mediocridade. 
 - Desestímulo à inovação
 Portanto, o melhor a fazer numa hierarquia é manter-se quieto.
Disfunções da Burocracia
 - Questões relativas à responsabilidade
 Assim, o critério de avaliação do cargo torna-se o número de pessoas subordinadas – quanto mais subordinados, mais importante é o chefe e maior deve ser seu salário.
Disfunções da Burocracia
 Disfunções segundo Merton
 As normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos.
 - Valorização excessiva dos regulamentos
 A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações pode conduzir a tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, consequentemente de papelório.
 - Excesso de formalidade
Disfunções da Burocracia
 O funcionário acostuma com a repetição daquilo que faz, torna-se simplesmente um executor das rotinas e procedimentos. Qualquer novidade torna-se uma ameaça à sua segurança. Com isto a mudança passa a ser indesejável.
 - Resistência a mudanças
Disfunções da Burocracia
 A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre os funcionários, pois enfatiza os cargos e não as pessoas. Isto leva a uma diminuição das relações personalizadas entre os membros da organização.
 - Despersonalização do relacionamento
Disfunções da Burocracia
 O funcionário está completamente voltado para dentro da organização, para as suas normas e regulamentos internos, para as suas rotinas e procedimentos. Com isso a burocracia torna-se esclerosada, fecha-se ao cliente, que é seu próprio objetivo, e impede totalmente a inovação e a criatividade.
 - Dificuldade no atendimento aos clientes
Disfunções da Burocracia
 Tendência à utilização intensiva de símbolos ou sinais de status para demonstrar a posição hierárquica, como o uniforme, localização da sala, do banheiro, do estacionamento, do refeitório, tipo de mesa etc.
 - Exibição de sinais de autoridade
Disfunções da Burocracia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais