Buscar

Administração de Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201511736546)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A filosofia da responsabilidade social das empresas vem ganhando força, ano a ano, no Brasil e no mundo. A chamada cidadania corporativa configura-se pela ética nas práticas de gestão, junto às mais diversas frentes. Cada vez mais as empresas mostram-se interessadas em adotar a transparência nas suas ações, em proporcionar melhor qualidade de vida às comunidades no entorno de suas instalações, em se submeter a normas internacionais que tratam da conduta ética, etc. Um aspecto menos divulgado nesse contexto é o do marketing. Dentre as afirmativas a seguir, indique a que retrata acertadamente o papel exercido pelo marketing e suas ferramentas no contexto da responsabilidade social das empresas.
		
	
	O marketing desempenha um papel maior do que o devido, pois, por oportunismo, as empresas deixam de praticar a boa cidadania corporativa de uma forma altruística, para colher os louros advindos da melhoria de imagem
	
	O marketing não desempenha nenhum papel no âmbito da responsabilidade social, pois esta é uma filosofia de gestão, não fazendo sentido imaginar-se uma ¿venda¿ para consumidores ¿ o terreno de aplicação do marketing, por excelência.
	 
	O marketing exerce um amplo papel no contexto da responsabilidade social, já que, em última análise, está-se atendendo a necessidades e desejos de consumidores e isso envolve a aplicação de várias das ferramentas do marketing.
	
	O marketing desempenha um papel muito tímido nesse contexto, uma vez que, numa iniciativa de responsabilidade social, apenas um de seus elementos é empregado: a comunicação dos resultados alcançados.
	
	O único aspecto do marketing que exerce algum papel é o que atua no interior das organizações ¿ o chamado endomarketing ¿ uma vez que a prática da responsabilidade social costuma envolver a transparência com os empregados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511587027)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a American Marketing Association (AMA, 2007), "marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo". Assinale abaixo a alternativa que melhor descreve o processo de marketing:
		
	
	1. Elaborar uma estratégia de marketing orientada para os clientes, 2. Entender o mercado e as necessidades e desejos dos clientes, 3. Desenvolver um programa de marketing que proporcione valor superior, 4. Construir relacionamentos lucrativos e criar o encantamento do cliente, 5. Capturar valor dos clientes em troca.
	
	1. Desenvolver um programa de marketing que proporcione valor superior, 2. Entender o mercado e as necessidades e desejos dos clientes, 3. Construir relacionamentos lucrativos e criar o encantamento do cliente, 4. Elaborar uma estratégia de marketing orientada para os clientes, 5. Capturar valor dos clientes em troca.
	 
	1. Entender o mercado e as necessidades e desejos dos clientes, 2. Elaborar uma estratégia de marketing orientada para os clientes, 3. Desenvolver um programa de marketing que proporcione valor superior, 4. Construir relacionamentos lucrativos e criar o encantamento do cliente, 5. Capturar valor dos clientes em troca.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	1. Entender o mercado e as necessidades e desejos dos clientes, 2. Desenvolver um programa de marketing que proporcione valor superior, 3. Construir relacionamentos lucrativos e criar o encantamento do cliente, 4. Elaborar uma estratégia de marketing orientada para os clientes, 5. Capturar valor dos clientes em troca.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511842229)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O posicionamento é uma estratégia de marketing que visa criar uma posição ou imagem na mente do consumidor que seja diferenciada em relação aos produtos oferecidos pela concorrência. Assim, é correto afirmar como ideia básica do conceito de posicionamento que:
		
	
	A resposta do mercado não deve ser parâmetro para a empresa poder corrigir possíveis erros estratégicos, muito menos experimentar mudanças em seu planejamento para não desfocar o posicionamento pré-estabelecido.
	 
	A definição de um mercado alvo é fundamental para se obter a resposta desejada, e ainda, para mensurar os resultados quanto à imagem da marca.
	
	O posicionamento não é necessário para a tomada de decisões sobre adequação de produtos e serviços.
	
	É a empresa que posiciona o produto e desconsiderando a ação dos consumidores no ambiente de marketing.
	
	O posicionamento deve basear-se exclusivamente em fatores tangíveis, como a própria concepção do produto e principalmente no conceito de desenvolvimento do produto
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511902344)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O passo mais importante do processo de Marketing envolve a criação e oferta de valor para os clientes. Dentre as ofertas abaixo, uma delas NÃO se aplica ao processo de Marketing.
		
	 
	lugares & propriedades
	
	Ideias
	 
	Mercados
	
	Serviços
	
	Pessoas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511592262)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a alternativa abaixo não traz passos do processo de MARKETING?
		
	
	Entender o mercado (Necessidades x Desejos).
	
	Construir relacionamentos lucrativos com o cliente.
	
	Elaborar uma estratégia orientada pela Demanda.
	
	Analisar o ambiente de marketing.
	 
	Focar todos os esforços na venda de um produto.
	1a Questão (Ref.: 201511697397)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A oportunidade e a composição da demanda são organizadas para atender aos objetivos da organização. Kotler (2006) desenvolveu oito possíveis estados de demanda, sendo elas:
		
	
	( A ) Negativa, Superficial, Crescente, Latente, Plena, Irregular, Desejada e Contida.
	
	( E ) Plena, Regular, Específica, Indesejada, Superficial, Contida, Excessiva e Latente.
	 
	( B ) Negativa, Inexistente, Latente, Declinante, Irregular, Plena, Excessiva e Indesejada.
	
	( D ) Positiva, Crescente, Eficaz, Regular, Específica, Desejada, Plana e Oculta.
	
	( C ) Plena, Desejada, Crescente, Oculta, Regular, Contida, Decrescente e Latente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511952636)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na ______________________ volta-se para o reconhecimento das necessidades e desejos de mercados-alvo entregando valor para estes com mais eficiência que os concorrentes. Já na ___________________ tem-se que o objetivo é entregar valor ao consumidor, mas respeitando o bem estar da sociedade como um todo. Preencha as lacunas com a sentença correta.
		
	 
	Orientação para o marketing / orientação para o mundo.
	
	Orientação para as vendas / orientação para as vendas.
	 
	Orientação para o marketing / orientação para o marketing societal.
	
	Orientação para as vendas / orientação para a produção.
	
	Orientação para o produto / orientação para o marketing societal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511909552)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Observe as afirmativas sobre Planejamento Estratégico:  
I) É uma ferramenta gerencial para desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em continua mudança.
II) Tem por objetivo dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que estes possibilitem o lucro e crescimento planejados.
III) Todos os Planos devem sempre considerar o alinhamento com os Norteadores Estratégicos: Missão, Visão e Valores.
Estão corretas:
		
	 
	Somente as asserções I e III 
	
	Somente as asserções I e II 
	 
	As asserções I, II e III
	
	Somente a asserção II
	
	Somente as asserções II e III 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511868010)
	Pontos:0,1  / 0,1
	Kotler desenvolveu 8 possíveis estados da demanda. Um desses estados ele denominou de Demanda inexistente. Qual a tarefa de Marketing quando a demanda é inexistente?
		
	
	Revitalizar a demanda
	
	Desenvolver a demanda
	
	Sincronizar a demanda
	
	Manter a demanda
	 
	Criar a demanda.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511775804)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A expressão miopia de marketing surgiu em um artigo publicado na Harvad Business Review por Theodore Levitt, em 1960. O que se pode entender sobre esta expressão?
		
	
	Há mais consumidores interessados em comprar o produto do que produtos disponíveis.
	
	Consumidores compartilham uma forte necessidade que não pode ser satisfeita por nenhum produto existente no mercado.
	 
	O distanciamento do cliente, a falta de criatividade e o apego aos trâmites operacionais podem levar a empresa à inércia.
	
	Os consumidores decidem de quais eventos participar, a quais programas assistir na TV, quais lugares visitar nas férias, quais organizações ajudar por meio de contribuições e quais ideias adotar.
	
	O distanciamento do Empresário e o excesso de criatividade de seus funcionários podem levar a organização a ter problemas de demanda a seus produtos.

Outros materiais

Outros materiais