Buscar

Direito Romando e Common Law

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistemas Romanistas 
e Common Law
História do Direito 
1ª período de Direito - Facthus 2017
Prof. Antônio Ricardo
‹#›
Introdução
Boa Noite Galera do Direito! 
Iremos falar sobre o sistema romanista e sobre o conceito de Common Law! 
O sistema romanista é um dos grandes sistemas Jurídicos, ok? É um dos grandes, porque existem outros, sendo que no final iremos citar cada um deles.
Mas o nosso objetivo aqui é falar sobre o sistema romanista e common law que será apresentado a seguir. Então vamos lá?
‹#›
Os Grandes Sistemas Jurídicos		
Costuma-se distinguir, por um lado, os direitos romanistas e os que lhe são aparentados, o ‘Common Law’ e os direitos socialistas dos países de tendência comunista; por outro, os numerosos sistemas jurídicos que existem ou existiram noutros lugares do mundo, sobretudo os direitos muçulmano, hindu, chinês e africanos.
Os direitos romanistas
	Os direitos da maior parte dos países da europa ocidental pertencem a um conjunto, uma família de sistemas jurídicos a que se chama, geralmente, direitos romanistas, em virtude da influência exercida pelo direito romano sobre a sua formação.
‹#›
Os Grandes Sistemas Jurídicos
Provieram, na sua maior parte, da ciência romanista do direito que se desenvolveu nas universidades dos países latinos e também dos países germânicos. Em virtude da importância destes últimos países no desenvolvimento da ciência jurídica no fim da idade média, na época moderna e no séc. XIX, os autores (nomeadamente René David) chamam frequentemente a esta família romano-germânica. Os anglos-saxões chamam-lhe o civil law system, por oposição ao seu common law.
‹#›
Direito Romanista - Grande Sistema 
Temos como primeiro grande sistema, o Sistema Romanista.
Qual a principal característica de um sistema romanista? 
O fato de ser fundamentado no direito romano. 
Quando ele começa a se desenvolver? 
Ele começa a se desenvolver a partir do século XII, na idade média. Foi o renascimento do direito romano, e é o que permitiu a elaboração desse sistema. 
O renascimento se dá pois o direito romano era praticamente desconhecido no séc XII, mas foi redescoberto através da criação das primeiras universidades.
‹#›
O Direito Romano - Sistema Jurídico Notável
Os romanos foram os grandes juristas da antiguidade. Conseguiram realizar um sistema jurídico notável, tanto no domínio do direito privado como no do direito público. Os seus jurisconsultos, sobretudo os do sécs. II e III, foram os primeiros na história da humanidade a conseguir elaborar uma técnica jurídica e uma ciência do direito, graças à análise profunda das instituições e à formulação precisa das regras jurídicas.
‹#›
‹#›
Os Grandes Sistemas Jurídicos		
(Common Law, a origem)
	O common law tornou-se no direito de todos os países que foram dominados ou colonizados pela Inglaterra, nomeadamente o país de Gales, a Irlanda, os Estados Unidos (salvo a Luisiana), o Canadá (salvo o Québec), a Austrália, a Nova Zelândia e numerosos países africanos.
	
‹#›
Mas então qual o significado de ‘Common Law’ ?
	O sistema do Common law (Lei ou direito Comum) nasceu em Inglaterra, sobretudo por ação dos tribunais reais na Baixa idade Média (sécs. XIII a XV). É um judge made Law, ou seja, um direito elaborado por juízes; a fonte principal do direito é, aí, a jurisprudência, o precedente judiciário.
	O common law escapou em larga medida à influência do direito romano e da ciência jurídica das universidades medievais e modernas. Os seus conceitos jurídicos e a terminologia são muito diferentes dos sistemas jurídicos da família romano-germânica. (continua...)
‹#›
Qual a diferença na prática
Quais são as principais características do common law e porque é diferença do romanista? 
Juridicamente falando, a diferença está na fonte. Para o sistema romanistas, a fonte é a lei, mas no common law, a fonte são os precedentes judiciários. Embora no sistema romanista se veja a lei como fonte, a jurisprudência é vista como fonte indireta, pois é usada para fundamentar sua decisão, mas sempre baseada na lei. No common law, você precisa encontrar precedentes judiciários que corroborem sua decisão. Por isso, ele não sofre um processo de codificação, por não ser baseado nas leis. 
‹#›
História do Common Law
O common law desenvolveu-se originalmente sob o sistema inquisitório da Inglaterra durante os séculos XII e XIII, como o conjunto das decisões judiciais que se baseavam na tradição, no costume e no precedente. Instituições e culturas legais deste tipo assemelham-se às que existiram historicamente em sociedades nas quais o precedente e o costume desempenharam, por vezes, um papel substantivo no processo legal, inclusive o direito germânico e o direito islâmico.
O common law emprega um forma de raciocínio baseado em casos ou "casuísmo". Aplicado a casos cíveis, o common law foi criado para compensar alguém por atos ilícitos chamados torts, quer dolosos, quer culposos, e desenvolveu o ramo do direito que reconhece e regula os contratos.
‹#›
Os Grandes Sistemas Jurídicos - Common Law na Prática
Na prática, os sistemas de common law são consideravelmente mais complexos do que o funcionamento idealizado descrito acima. 
As decisões de um tribunal são vinculantes apenas numa jurisdição em particular e, mesmo dentro de uma certa jurisdição, alguns tribunais detêm mais poderes do que outros. Por exemplo, na maior parte das jurisdições, as decisões de um tribunal de recursos são obrigatórias para os juízos inferiores daquela jurisdição e para as futuras decisões do próprio tribunal de recursos, mas as decisões dos juízos inferiores são apenas "persuasivas", não vinculantes. 
Ademais, a interação entre o common law, o direito constitucional, o direito legislado e os regulamentos administrativos causam considerável complexidade. 
‹#›
Os Grandes Sistemas Jurídicos - Common Law na Prática
Todavia, o stare decisis, o princípio de que os casos semelhantes devem ser decididos conforme as mesmas regras, está no cerne de todos os sistemas de common law.
Os sistemas de common law foram adotados por diversos países do mundo, especialmente aqueles que herdaram da Inglaterra o seu sistema jurídico, como o Reino Unido, a maior parte dos Estados Unidos e do Canadá e as ex-colônias do Império Britânico.
‹#›
‹#›
Outros Grandes Sistemas Jurídicos
c) Os direitos dos países Socialistas de tendência comunista
d) O direito Muçulmano
e) O direito Hindu
f) O direito Chinês
g) Os direitos africanos
‹#›
Considerações Finais
‹#›
Referências Bibliográficas
1- https://pt.wikipedia.org/wiki/Common_law
2- John Gilissen, Introdução Histórica ao Direito, 3.ª edição.
3- História do Direito - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
‹#›
Obrigado!:)
Contatos:
Luiz Gustavo Vieira Guimarães - lgvg10@gmail.com
Wellington Henrique Ferreira - whenriquef@gmail.com
Fabrício Rosa Gonçalves - fabricioaax@outlook.com
Patrick da Silva - patricksilva996@gmail.com
E-mail Geral: direitofachtus@gmail.com
Home Page: www.direitofachtus.com.br
‹#›

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais