Buscar

Caso Concreto 3 - Dia de finados no brasil e mexico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TURMA 3031 – Terça feira – Noite – Horario ½.
Fillippe David Ferreira Rodrigues.
Matricula: 201401064337
Leia o trecho abaixo e responda as questões propostas.
O Dia de Finados no México é festejado de uma maneira muito interessante e peculiar. Apesar de cada um possuir suas características bastante distintas, católicos, espiritualistas, indígenas e outros grupos se unem com o mesmo objetivo: participar da festa na qual se crê que os mortos vêm a terra para celebrar, comer, beber e cantar com seus amigos e familiares, os quais os contemplam com oferendas de alimentos e bebidas, comumente consumidos pelos mortos enquanto vivos. A festa acontece normalmente no cemitério e as caveiras ocupam uma parte importante. É possível vê-las adornando lojas, ruas, estabelecimentos públicos e privados. Umas são delicadas, outras brincalhonas; umas andam de bicicleta e outras ainda são o retrato do típico mexicano: os longos bigodes, e a famosa tequila nos braços. Mas o que intriga e impressiona, é que todas têm em comum o mesmo semblante engraçado e feliz, a essência da morte é vista por eles como uma brincadeira.? 
1 - Compare a experiência Mexicana do Dia de Finados com os nossos costumes.
- Nossa Cultura nos fez criar um “tabu de delicadeza” sobre a morte. Que nos faz tratar e encarar tal assunto, com desagrado e um certo temor.
No dia de finados no Brasil, temos o costume de ir ao cemitério levar flores a nossos parentes e amigos falecidos, como uma forma de lembrança, tratamos a data como um dia para ficar de luto e somente lamentar a ‘distancia’ de nossos entes queridos.
Por outro lado, na cultura Mexicana, já não existe esse tabu, e a morte e vista como realmente apenas uma parte de vida, e no dia de finados, ao invez de lamentar a distancia, os mexicanos acreditam ser um dia em que os que já se foram, estam mais proximos e sendo assim, e preciso comemorar tal dia, e oferece-los tudo de que mais gostavam em vida, ao invez de ser uma data triste de lembrar da morte da pessoa, e uma data feliz, de lembrar a vida da pessoa.
2- A partir da nossa cultura, como se expressaria uma postura etnocêntrica com relação ao dia de finados no México?
- De uma forma geral seria dito que é uma falta de respeito para com os falecidos, a maneira com que os Mexicanos celebram o dia de finados. Que é preciso respeitar a memoria dos falecidos e não celebrar o dia.
3- Interprete o significado do Dia de finados no Brasil e no México e relativize a postura etnocêntrica apresentada na questão 2.  
- Todos nós somos produto da cultura em que vivemos, e produtores da mesma.
a cultura em que vivemos nos faz ter uma visão e opniao próprias e muitas vezes que divergem de outras. É de certa forma normal que a grande maioria da população brasileira ache uma falta de respeito o que os mexicanos fazem no dia de finados.
porem é de se esperar que toda e qualquer pessoa que tenha a informação e entenda o porque os mexicanos agem de tal forma no dia de finados. Perca a postura etnocêntrica. Devemos nos atentar ao fato de que so encaramos o dia de finados com tristeza, ficamos de luto e dizemos que é uma data para respeitar a memória dos falecidos. Não porque é o certo a se fazer. Não porque todas as outras formas de agir e opiniões são erradas. Mas porque fomos criados com esse costume e visão. Da mesma maneira em que os mexicanos tem seus costumes e acham certo o que fazem. o que pra nós é normal, não quer dizer que só nós temos a razão. Todos tem seus costumes e cultura. E todos estão certos em suas crenças.
Questão de Múltipla escolha:
Quando falamos do conceito de cultura, esta pode ser entendida como acúmulo de conhecimentos, assim como ação dos homens sobre a natureza por meio do trabalho. Considerando o segundo sentido de cultura, acima apresentado é correto afirmar que:
A) O homem percebe seu lugar de origem e sua identidade por meio da natureza.
B) A natureza é o reino da liberdade, ao passo que a cultura é reino do determinismo.
C) Ao planejar, escrever, trabalhar, governar, rezar, o homem realiza um processo estabelecido pela natureza.
D) A cultura pode significar o uso da liberdade, enquanto a natureza pode significar o determinismo biológico.
E) A produção da cultura é determinada pela natureza.

Outros materiais