Buscar

gabarito av2 etica politica sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) A nossa web2 aborda questões que norteiam o agir do ser humano, nossas escolhas, ou seja, o assunto dessa unidade é a Ética. Mas quando estamos falando em Ética estamos falando, também, em moral e para não confundir – ética e moral – é preciso fazer uma separação conceitual entre essas duas palavras. Ética se preocupa com os fundamentos e a validade das normas morais, dos juízos de valor. A moral, por sua vez, se preocupa com as normas que regem nosso cotidiano. Por fim, o nosso agir está em constante confronto entre a autonomia e a heteronomia.
Conforme o texto acima e a web aula, assinale a alternativa correta que corresponde ao conceito de Heteronomia.
c) A heteronomia é a norma, a regra externa e não depende da vontade do sujeito.
2) Existia um determinado anel que tinha o poder de dar invisibilidade à que conseguisse virá-lo para dentro e o utilizasse. O proprietário desse anel chama-se Giges. Assim, esse anel ficou conhecido como: o anel de Giges. Esse homem o conseguiu quando estava à serviço do rei da Lídia e após ter se salvado de uma catástrofe retirou o anel deum cadáver e, ao perceber que conseguiria ficar invisível quando bem entendesse, entrou no castelo, seduziu a rainha, tramou com ela a morte do rei e obteve poder. 
O texto acima nos remete à ideia de AUTONOMIA. Ou seja, fazer as escolhas corretas e boas não depende de nossa visibilidade. Fazemos o certo, porque é certo! Mas somente o sujeito autônomo consegue isso.
O que é AUTONOMIA?
Assinale a alternativa correta.
e) Autonomia é a postura crítica diante das regras impostas pelo meio social. 
3) Imagine prisioneiros acorrentados voltados para a parede dentro de uma caverna. Imagine que eles nunca viram a luz do dia e que a claridade é projetada dentro da caverna por uma fogueira acesa, atrás deles. Imagine agora escravos indo e vindo neste lugar. Passando entre aqueles que estavam acorrentados e a fogueira. Se você estivesse no lugar dos prisioneiros acorrentados e não pudesse nunca virar o seu rosto, tudo o que você veria seriam as sombras projetadas na parede pela fogueira. Em outras palavras, se você estive acorrentado e nunca pudesse olhar para a luz como faria para saber se o que você esta vendo é de fato a realidade? Você não veria a realidade, mas sombras da realidade. Imagine que alguém carregue a estátua de uma pessoa, como saber se é de fato uma estátua ou um ser vivo? Observe a imagem a seguir que vai ajudar você a se situar dentro do que está acontecendo dentro da caverna.
O texto acima representa a ideia de um diálogo escrito por Platão, Alegoria da Caverna. Com essa alegoria podemos compreender a intenção do filósofo. 
Assinale a alternativa que representa os ensinamentos de Platão com a Alegoria da Caverna.
a) A realidade está dividida em duas dimensões: dualismo material x espiritual. Em outras palavras: a essência das coisas não está necessariamente no que vemos, mas no que é podemos abstrair pela uso da razão. 
4) Uma das grandes contribuições do cristianismo não foi apenas a religião, mas a noção de individualismo e subjetividade que vai sendo gestada com o passar do tempo associada à ideia do dever. Você já percebeu que hoje estamos a procura da nossa felicidade? Interessante que não estamos atrás da procura da felicidade do Brasil ou da humanidade como um todo, se assim podemos dizer. Sem querer fazer juízo de valores a respeito disso, podemos dizer que o individualismo não é tão óbvio a ponto de ter aparecido em todas as civilizações ao longo dos tempos e se manifesta em diferentes áreas: na economia, na educação, na política, etc...
Sobre o conceito de Individualismo podemos afirmar que é:
Assinale a alternativa correta.
b)Primeiro o individuo, depois o grupo! “Toda doutrina moral ou politica que reconheça ao individuo humano um preponderante valor de fim com relação à comunidade da qual fa parte”. Fonte: ABBAGNANO, Nicola. p.257 . 
5) No Mito da Caverna, ou, Alegoria da Caverna Platão narrou uma cena fantasiosa onde conta sobre prisioneiros que viviam acorrentados em uma caverna virados para a parede. Se fossemos resumir a condição do argumento de Platão diríamos que estes escravos viviam:
d) Nas trevas da ignorância

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais