Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO RTM II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603703618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na terapia manual quando os exercícios são realizados no paciente pelo profissional fisioterapeuta são considerados teoricamente passivos. Com base em seus conhecimentos, nas aulas ministradas em sala e o material de apoio didático da Faculdade Estácio. Assinale as alternativas verdadeiras (V) e para as falsas (F):
		
	 
	Os exercícios passivos são benéficos no estágio agudo da lesão em que há um processo inflamatório tecidual, pois a movimentação ativa pode ser prejudicial ao processo de regeneração do tecido.
	 
	Os exercícios passivos são utilizados somente quando o indivíduo não está apto a mobilizar ativamente o segmento corporal.
	 
	A dor muscular e articular é uma contraindicação absoluta aos exercícios passivos.
	 
	São indicados para indivíduos que são submetidos a cirurgias e encontram-se com sinais inflamatórios locais, hipotrofias musculares e restrições na amplitude de movimento ativo.
	 
	Os exercícios passivos atuam na prevenção da atrofia muscular, no ganho de força ou resistência física e no auxílio da circulação na mesma medida em que ocorre a contração muscular voluntária ativa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604125389)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nervo radial é responsável, principalmente, pela inervação de quais músculos:
		
	
	Extensores e rotadores internos
	
	Bíceps braquial e rotadores externos
	
	Supinadores e flexores de antebraço
	
	Quadríceps femoral
	 
	Tríceps braquial, extensores e supinadores de antebraço
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604125965)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito Maitland tem ganhado destaque na fisioterapia como forma de avaliação e tratamento nas disfunções das articulações periféricas e da coluna vertebral por meio de mobilização, manipulação e tração. Dessa forma, marque a alternativa correta.
		
	
	As mobilização e manipulações podem ser realizados na mesma sessão com mais de 6 repetições e não apresentam qualquer contra indicação absoluta
	
	Mobilização articular é definida como movimentos oscilatórios passivos, realizados dentro do arco de movimento e não pode ser interrompido pelo paciente caso seja algo desconfortável.
	
	Manipulação é um movimento ativo ou passivo, muito rápido além do arco final do movimento e pode ser interrompido pelo paciente caso seja algo desconfortável
	
	O paciente acometido por hérnia de disco apresenta contra indicação absoluta ao conceito Maitland, não devendo jamais ser usado no tratamento
	 
	Mobilização articular é definida como movimentos oscilatórios rítmicos e passivos, realizados dentro do arco de movimento que pode ser interrompido caso o paciente sinta algum desconforto
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604102837)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fisioterapeuta que trabalha com terapia manual devem estar com as mãos sempre limpas, hidratadas, unhas cortadas e bem cuidadas ainda que fortes e flexíveis, PORQUE, como a manipulação dos tecidos moles é realizada com as mãos,sendo extremamente importante para ambos, o terapeuta e o paciente.
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604164755)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Artrocinemática fazem referência aos movimentos articulares propriamente ditos, dentro da articulação. São movimentos acessórios que ocorrem entre superfícies articulares durante movimentos fisiológicos. São considerados movimentos artrocinemáticos
		
	 
	Nenhum dos movimentos citados nas outras alternativas.
	 
	Deslizamento, rolamento, compressão e rotação
	
	Compressão, flexão e tração
	
	Rotação, abdução e flexão
	
	Deslizamento, extensão e rotação
	
	1a Questão (Ref.: 201604066797)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São efeitos da mobilização passiva, EXCETO:
		
	
	Recupera ou melhora a função estabilizadora
	
	Mantém a extensibilidade dos tecidos
	
	Nutrição da cartilagem
	 
	Aumento do espasmo muscular
	
	Analgesia
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604102837)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O fisioterapeuta que trabalha com terapia manual devem estar com as mãos sempre limpas, hidratadas, unhas cortadas e bem cuidadas ainda que fortes e flexíveis, PORQUE, como a manipulação dos tecidos moles é realizada com as mãos,sendo extremamente importante para ambos, o terapeuta e o paciente.
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604066810)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a fisiologia de nocicepção e supressão da dor assinale a opção verdadeira: 1) Em condições normais, a informação sensorial é captada pelas estruturas do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e transmitida para as unidades do Sistema Nervoso Central (SNC), onde é decodificada e interpretada. 2) As técnicas de massagem geram informações aferentes mediante a estimulação do mecanoreceptores de grande calibre em diversas estruturas do corpo. 3) A ativação do mecanismo de comporta de dor (portão medular) e a liberação de opióides endógenos explicariam o alívio da dor produzido pela massagem. 4) O portão medular pode ser fechado por impulsos sensitivos explicando a primeira automassagem relatada na história da humanidade
		
	
	Somente 1 é verdadeira
	 
	Todas são verdadeiras
	
	2 e 3 são verdadeiras
	
	1 e 3 são verdadeiras
	
	Somente 4 é verdadeira
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604066592)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se falar em toque na Fisioterapia, sabemos da importante necessidade desse recurso no processo de reabilitação funcional, contudo, percebemos que a preocupação com as condições físicas, às vezes, vem desagregada da preocupação psicológica e social que traduzem reflexos negativos a essa reabilitação almejada, mesmo não nos dando conta. Qual alternativa indica uma precupação global, enfatizando a real reabilitação?
		
	
	Uma pessoa tímida, introvertida e sem muito conhecimento intelectual, ao chegar ao setor fisioterapêutico, necessita de afago, atenção e paciência, mas isso não traduz uma ação terapêutica inicial que traz o paciente para a terapêutica de uma forma mais informal e igualitária.
	 
	É importante lembrar que nem todo paciente reage bem aos toques executados, mesmo que coerentes aos objetivos técnicos e terapêuticos, entendendo que a resposta psicológica é subjetiva e dependente de sua vivência individual.
	
	Pessoas desenibidas e autossuficientes nunca necessitam de toques mais do que os técnicos, já que outros tipos podem vir a ser mal interpretados, dificultando uma postura profissional e consequente resposta terapêutica.
	
	Enquanto toque terapêutico, a ação manual sempre deve ser aquela que traduz respostas confortáveis imediatas, a fim de que o paciente tenha uma boa evolução; toques dolorosos não estimulam respostas coerentes à reabilitação funcional.
	
	A somatização é uma característica de qualquer paciente que não tenha alterações físicas reais e, portanto, não requer atuação fisioterapêutica, e sim psicológica, tendo em vista que o fisioterapeuta não conseguirá atender às suas necessidades.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604066575)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O toque, por si só, traduzefeitos positivos e/ou negativos que deverão ser observados conforme os objetivos pretendidos em um processo de reabilitação. Na prática, o toque utilizado terapeuticamente requer atenção para facilitar sua proposta dentro de um programa de tratamento. Das alternativas abaixo, qual traduz fundamentos terapêuticos no ato de tocar?
		
	
	Considerar a postura profissional facilita a visão de toque terapêutico, principalmente no rigor e imposição necessários ao tratamento.
	
	Tocar os pontos íntimos deve ser estimulado de forma informal e natural, sem maiores preocupações além da própria técnica escolhida.
	 
	Dar foco e objetividade ao toque, explicando, desde a avaliação, a necessidade e as intenções dos toques pretendidos.
	
	Estimular aleatoriamente tecidos corporais, desconsiderando a condição psicossomática evidenciada em alguns pacientes.
	
	Tocar é sempre terapêutico, já que as mãos tendem a estimular áreas que necessitam atenção manual, independente do estímulo gerado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes