Buscar

PATOLOGIA BÁSICA 7

Prévia do material em texto

PATOLOGIA BÁSICA
SDE0139_A7_201402322798_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: GEOVANA MARTINS DOS SANTOS
	Matrícula: 201402322798
	Disciplina: SDE0139 - PATOLOGIA BÁSICA 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		As alterações celulares que caracterizam-se pelo aumento do número de células de um órgão ou tecido e não pelo volume individual de cada uma delas é chamada de:
		
	
	
	
	
	Atrofia
	
	
	Neoplasia
	
	
	Hipertrofia
	
	 
	Hiperplasia
	
	
	Metaplasia
	
	
	
		2.
		Quanto às respostas fisiológicas dos tecidos após uma lesão musculoesquelética, analise as afirmativas a seguir: I - Como resposta a um trauma, o dano imediato do tecido é chamado de lesão primária, a qual ocorre ao mesmo tempo do trauma, e é irreversível; II - A resposta secundária à lesão ocorre em tecidos que não foram diretamente atingidos pelo trauma e pode ser reduzida pela ação do tratamento; III - A resposta inflamatória segue-se às lesões primária e secundária nas quais se pode observar, em graus diferentes, os sinais inflamatórios de calor, vermelhidão, edema, dor e impotência funcional; IV - As diversas fases do processo de reparo não interferem na redução do risco de recidiva das lesões musculoesqueléticas. Agora, responda: Quais das afirmativas supracitadas estão corretas?
		
	
	
	
	 
	I, II e III
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	I e IV
	
	
	
		3.
		Um homem de 69 anos de idade tem apresentado dificuldade para urinar, com hesitação e freqüência, nos últimos 5 anos. Um exame de toque retal revelou que a glândula prostática está aumentada à apalpação em cerca de duas vezes o seu tamanho normal. Uma ressecção transuretral foi realizada e a aparência microscópica que se obteve dos "fragmentos" de próstata foi a de nódulos glandulares com estroma interveniente. Qual dos seguintes processos patológicos é o que mais provavelmente ocorreu na próstata?
		
	
	
	
	
	Atrofia
	
	 
	Hiperplasia
	
	
	Metaplasia
	
	
	Displasia
	
	
	Alteração gordurosa
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Na hipotrofia a célula expressa menor volume caso sofra agressão que resulte em diminuição da nutrição, do metabolismo e:
		
	
	
	
	 
	da síntese necessária para a renovação de suas estruturas.
	
	
	da síntese necessária apenas para renovação de seus ribossomos.
	
	
	da síntese desnecessária para renovação de endomembranas.
	
	
	da síntese necessária apenas para renovação de suas proteínas membranares.
	
	
	do catabolismo necessário para a renovação de suas estruturas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Trata-se de uma condição na qual um órgão ou orifício condutor do corpo é anormalmente fechado ou ausente. O distúrbio no desenvolvimento em questão é designado:
		
	
	
	
	 
	displasia
	
	 
	atresia
	
	
	metaplasia
	
	
	hipoplasia
	
	
	hiperplasia
	
	
	
		6.
		As alterações celulares que caracterizam-se pelo aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares provocando aumento das células e órgãos afetados. Para que este fenômeno ocorra, deve-se atender algumas exigências: primeiro o fornecimento de O2 e de nutrientes deve ser maior para suprir o aumento das exigências celulares. Estas alterações recebem a nomenclatura de:
		
	
	
	
	 
	Hipertrofia
	
	
	Metaplasia
	
	
	Neoplasia
	
	
	Hiperplasia
	
	
	Atrofia
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Um paciente de 51 anos, sexo masculino, tabagista há mais de 10 anos apresentou em broncoscopia alteração celular reversível na qual as células adultas do epitélio traqueal ciliado foram substituídas por células escamosas estratificadas não-ciliadas. Este processo refere-se:
		
	
	
	
	
	Hipertrofia
	
	
	Atrofia
	
	 
	Metaplasia
	
	
	Hiperplasia
	
	
	Displasia
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Paciente realizou biópsia do esôfago inferior sendo observada a presença de células epiteliais colunares dos tipos gástrico e intestinal típicas do esôfago de Barret, uma complicação do refluxo gastroesofágico de longa duração. Qual é o processo de adaptação celular apresentado pelo paciente?
		
	
	
	
	 
	metaplasia de tecido epitelial.
	
	
	hipotrofia por desuso.
	
	
	hiperplasia de tecido epitelial
	
	
	hipotrofia por desnervação.
	
	
	hipertrofia de tecido epitelial.

Outros materiais

Perguntas Recentes