Buscar

OPORTUNIDADE DE ATUAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAP III- OPORTUNIDADE DE ATUAÇÃO CLINICO-CIRURGICA – ANAMNESE 
Deve-se ter o domínio dos seguintes aspectos:
Planejar, em toda sua sequencia, a evolução do tratamento
Identificar, em qualquer etapa da sua evolução, porque houve quebra do planejamento efetuado, fator imprescindível para poder atuar de forma corretiva 
Adaptar a terapêutica à etapa atual de evolução técnico-cientifica.- por isso deve-se sempre manter-sse estudando e fazendo cursos de atualização 
Principio da oportunidade:
Fazer uso de todos os recursos de avaliação clinico-laboratoriais para detectar um paciente não normo-reativo 
Nos pacientes não normorreativos ter condições para aferir a amplitude em que a sua homeostasia alterada interfere em nossa atuação profissional, tomando medidas prévias que possam minimizar, quando possível, as interferencisas constatadas 
Avaliar a amplitude das repercurssões que a terapêutica que propomos usar possa ter em um paciente não normorreativo, sobre as condições não normais de sal saúde geral. Para equacionar favoravelmente os aspectos interferenciais citados, o cirurgião-dentista deve estar preparado para proceder
Adequação da terapêutica ao paciente não normorreativo 
Tem que levar em consideração as condições da saúde geral do paciente, afim de selecionar a técnica terapêutica compatível, moldando-a ao paciente , e não pode desconsiderar a eficácia dos resultados finais. 
Adequação do paciente não normorreativo à terapêutica 
Evidenciadas as anormalidades nas saúdes local e geral do paciente que possam interferir de forma desfavorável com a terapêutica, ou ainda que possam ser agravados por ela, comporta atuar preventivamente , tomando medidas que possam contornar ou manter sob controle as alterações de saúde que foram constatadas. 
Exemplos de situações:
Recomenda-se o uso de hipoglicemiantes e de dieta alimentar pré-operatória em pacientes diabéticos
Obter valores de tempo de protrombina que permitam a exodontia sem incorrer em perdas maiores de sangue e principalmente interferir no quadro geral que determinou ao médico o uso de drogas anticoagulantes 
Evitar ao maximo acarretar bacteremia decorrente de manipulação dos tecidos bucais em portadores de quadro geral de infecções. Ao lado da técnica cirúrgica, nesses casos, é impositiva a anuência medica e sua participação na seleção, dose e via de administração do antibiótico adequado. 
A responsabilidade do ato operatório é de quem o desdobra. O principio da oportunidade enfatiza a importância de constar anormalidades nas condições de saúde do paciente que possam ser interferências ao desdobramento do procedimento. 
O diagnostico da saúde geral é medico, e a ele também compete corrigir os desvios encontrados, sua participação cabe também na evolução de todas as etapas do ato terapêutico. Para tanto o medico deve ser informado sobre múltiplos aspectos do ato operatório como seu objetivo, o plano cirúrgico, a intensidade do traumatismo esperado. 
O potencial de saúde do paciente depende de múltiplos fatores como o equilíbrio hidroeletrolítico, e a normalidade funcional dos sistemas do organismo, o que vincula-se a sua homeostasia. 
Ignorar o principio da oportunidade pode levar a risco cirúrgico. Para isso é necessário a realização de uma boa anamnese, com perfil , historia médica passada e atual do paciente. 
Anamnese diretrizada à prática da terapêutica odontológica 
Anamnese significa recordar. Por meio da anamnese o paciente se recorda e fornece informações que podem ser de utilidade para o raciocínio do profissional, sendo que este por sua vez, tem a possibilidade de se recordar dos processos patológicos que se relacionem com as respecivas respostas fornecidas e que sejam de alguma forma, responsáveis pelo estado de saúde do paciente ou que sejam relevantes para a conduta terapêutica prescrita. 
A anamnese deve ser a primeira coisa a ser feita, ela objetiva colher informações pertinentes às condições de saúde do paciente atuais e passadas, bem como avaliar a existência de fatores de risco diante da terapêutica. 
A anamnese pode ser dirigida ou não. 
Anamnese dirigida: quando o profissional entrevista o paciente com questões preestabelecida.
Anamnese não dirigida: o paciente conduz falando livremente sobre os eventos ou queixas que mais lhe parecem pertinentes. O profissional interfere apenas em momentos que julgar necessário para obter maior clareza e detalhes. 
Etapas evolutivas da anamnese 
Identificação do paciente 
Nome, idade, sexo, etnia, naturalidade, procedência, profissão e avaliação antropométrica com peso e altura. Deve conter endereço , telefones de contato 
Antecedentes médicos familiares e história médica pregressa
São dados que quando interpretados podem facilitar o diagnostico presuntivo do quadro clinico. 
Antecedentes familiares 
Registro de causas de óbitos, devido a existência de doenças de caráter hereditário como : discrasias sanguíneas, diabetes, asma, rinite, eczemas e neoplasias malignas. 
Antecedentes médicos pregressos 
É um relato detalhado dos sintomas relacionados com motivo da consulta, considerando sua evolução. Deve-se questionar se já havia ocorrido situação similar, qual tratamento feito, qual a resposta terapêutica e eventuais intercorrências. 
Nele deve conter:
Quais doenças que já teve ? notar se teve sequelas 
Tem no momento alguma doença?/ Está sob tratamento médico ?
Já se submeteu a algum tratamento médico ou odontológico ? Qual?
Já estev internado , hospitalizado, ou sofreu algum tipo de cirurgia? Qual? 
Faz uso agora de algum medicamento? Para isso é bom ter um livro de medicamentos, e pesquisar para o que cada um serve, e de que maneira pode interferir no tratamento. 
Esses medicamentos foram prescritos por um médico? 
Por que toma os medicamentos? 
Historia médica atual 
Afim de atuar preventivamente tanto de forma a saúde do paciente, como de forma ao planejamento terapêutico. 
Auto-hemostasia
Em cirurgia anterior teve hemorragia? Se sim, inquirir se a hemorragia ocorreu em continuidade com o ato operatório ou se foi após.
Quando se corta sai muito sangue ? perdura muito tempo o sangramento?
Em contusão, ocorre sempre formação de hematoma ?
Comentários: 
Constatação de hemorragia anterior, principalmente ocorrido mais de uma vez, sugere alteração na coagulação de sangue , mas pode ter possibilidade de ter sido causada por fatores locais na ferida. 
A hemorragia ter sido depois do pós-operatório mostra traumatismo sobre a ferida cirúrgica, que pode desorganizar o coagulo,ou até sobre o tecido de granulação ou acentudado surto hipertensivo; falta de alguns fatores de coagulação (atenção esecial para fator VIII e fibrinogênio que esgotando-se ates do tempo necessário para estabilização do coagulo, desencadeia hemorragia. .
A pergunta de corte e quanto tempo perdura, deve considerar o tamanho e intensidade do traumatismo e o local. Caso seja anormal, solicitar exames de hemofilia, e de fatores plaquetários. 
Metabolismo glicídico 
É diabético?
Alguém da sua família tem diabete ?
Você toma muito liquido ? notar quantidade. 
Tem muita fome ?
Come muito doce?
Urina muito?
Cicatrização demorada?
Você engordou ou emagreceu muito no ultimo tempo ?
Comentários:
A diabetes é uma doença caracterizada pela : polidipsia, poliuria e polifagia
O hipoglicemico costuma ingerir muito doce 
A cicatrização do paciente diabético, quando não compensado, é mais lenta por não contar com a participação esperada da insulina nas reações bioquímicas que acarretam a síntese de mucopolissacarídeos ácidos efetuados pelo fibroblastos. ]
A avaliação de peso pode indicar distúrbio no metabolismo de glicídio 
Distúrbios cardio-vaculares 
Tem problemas cardíacos? Quais?
Cansa-se em fazer esforços mínimos?
Tem inchaço dos tornozelos?
Dorme com quantos travesseiros?
Tem dor no peito sem esforço físico? E com ?
Sente com frequência o coração bater mais forte e depressa?
Qual sua pressão arterial?
Tem dores de cabeça com frequência?
Te tonturacom frequência?
Comentários:
A pergunta do inchaço dos tornozelos e de quantos travesseiros dorme tem como objetivo avaliar insuficiência cardíaca congestiva, uma doença que se caracteriza pela perda da capacidade funcional cardíaca em preencher as necessidades do paciente, acarretando em cansaço acentuado pela exercitação física, quer para manter a normalidade no retorno do sangue localizado na periferia (inchaço do tornozelo), que quando em decúbito (uso de varios travesseiro) que elevando o tórax, permite a liberação funcional de maior superficie dos alvéolos pulmonares para exercer suas trocas gasosas por concentrar, na base dos pulmões, o exsudato sanguíneo que ali se acumula como decorrência da própria doença.
Dor no peito que se acentua com exercício físico pode significar circulação sanguínea insuficiente no miocárdio causada por bloqueio na microcirculção própria, como ocorre na angina pectoris. Essa condição demanda medidas pré-operatórias, que impeçam redução no calibre vascular, que pode ser provocada por ação de vasoconstritores, ou até da adrenalina autogenica liberada durante o medo. 
P.A do paciente . Normal 12x 8 . Não pode operar acima de ....X 12. A pergunta de dores de cabeça serve também indiretamente para ajuda a diagnosticar quadro de hipertensão, dores na nuca são comuns nesses casos. Deve encaminhar para cardiologista 
A tontura pode indicar hiper ou hipotensão, labirintite e disfunção de ATM. 
Aparelho digestório 
Tem problas de esofgo, estomago ou instestino ? quais ?
Tem muita azia?
Faz uso rotineiro de bedidas alcoolicas?~
Teve ou tem algum problema no fígado?
Seu intestino funciona regularmente?
Consome muito alimento acido?
Comentários: 
A pergunta de azia visa aferir hiperacidez no estomago, sintoma que acompanha varias doenças.
Bebida alcoolica pode comprometer fígado e pâncreas
As inflamações do trato digestório podem ser intensamente agravadas com uso de analgésicos e anti-inflamatórios, principalmente os corticoides. 
Distúrbio neurológico
Tem algum problema neurológico ? qual?
Já teve convulsão ou desmaio?
Faz uso de anticonvulsionantes?
Tem dor de cabeça?
Tem dor em choque na face ?
Comentários:
As perguntas tem como objetivo evidenciar a existência de epilepsia. 
Procedimentos odontológicos podem agravar crises convulsivas. Nesses casos o neuro deve guiar na atitude preventiva. Em todos os casos o neuro deve acompanhar o caso e sua evolução , e em caso de crise convulsiva ou AVC, o procedimento deve ser interrompido de imediato e o socorro acionado. 
Sistema respiratório 
Tem ou teve asma ou bronquite?
Sente falta de ar aos esforços?
Tem tosse?
Fuma?
Comentários:
Ligar pra socorro , e ter catecolaminas a disposição que são drogas broncodilatadoras. 
Intolerância medicamentosa
Teve alguma reação pelo uso de medicamento?
Já foi anestesiado? Teve alguma reação?
Você tem asma?
Teve inchaços no rosto sem justificatica? Onde?
Tem manchas no corpo (placas avermelhadas)? Como surgem?
Comentários: 
A alergia tem vínculos genéticos hereditários podendo pular gerações 
Penincilina e anestésicos locais , são evidenciados durante crises alérgicas. 
Outras perguntas
 
TeM AIDS? Ou é portador do vírus ?
Hepatite ?
Já fez uso de drogas alguma vez ?
Já doou sangue?
Já recebeu transfusão de sangue?

Outros materiais