Buscar

1º DESAFIO ENADE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1º DESAFIO ENADE
1
As novas práticas de leitura e de escrita no hipertexto eletrônico, as mudanças de comportamento nas redes sociais, as novas formas de se relacionar nos ambientes virtuais, as transações comerciais eletrônicas e a economia no mundo digital são algumas das manifestações que ocorrem no ciberespaço e podem ser associadas, corretamente, com:
R: a cibercultura, pois fazem parte dos aspectos culturais das novas tecnologias e das mídias digitais. 
2
“A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.” 
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 
Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24. 
 Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.  
R: Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais. 
3
Sabe-se que as novas tecnologias alteraram o quadro tradicional das principais mídias que serviam para apresentar conteúdos educacionais. Hoje, não dispomos apenas de mídias como o texto impresso, os sons das transmissões radiofônicas e as imagens do vídeo ou da televisão, pois podemos contar com os novos dispositivos eletrônicos, ou seja, com as mídias digitais. Por isso, as práticas de leitura e de escrita ganham novas possibilidades educacionais, podendo ser vivenciadas e veiculadas não apenas no espaço da escola, já que elas se virtualizam e são desterritorializadas, estendendo-se para ambientes virtuais e sendo exibidas em dispositivos como telefones celulares, tablets e notebooks, ao mesmo tempo em que convivem com os livros impressos e os cadernos.
R: as práticas de leitura e de escrita no contexto do hipertexto eletrônico são marcadas por mais possibilidades pedagógicas e pela diversidade nas suas manifestações, ao mesmo tempo em que não exterminam, necessária e imediatamente, com os suportes materiais anteriores às mídias digitais.
4
A figura acima, adaptada do documento que descreve o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação do modelo ITIL (Information Technology Infra-Structure Library), apresenta as relações entre elementos que participam dos estágios do ciclo de vida de um serviço de TI. Com base no modelo acima descrito, qual elemento detém maior  responsabilidade por definir as necessidades  de informação da organização que utilizará um serviço de TI? 
R: cliente
5
Uma arquitetura de rede é usualmente organizada em um conjunto de camadas e protocolos com o propósito de estruturar o hardware e o software de comunicação. Como exemplos, têm-se as arquiteturas OSI e TCP/IP. A arquitetura TCP/IP, adotada na Internet, é um exemplo concreto de tecnologia de interconexão de redes e sistemas heterogêneos usada em escala global. Com relação à arquitetura TCP/IP, assinale a opção correta. 
R: A camada de rede, também denominada inter-rede, adota endereços IP para identificar as redes e seus dispositivos.  Para interconectar redes físicas que adotam diferentes tamanhos máximos de quadros, a camada de rede adota os conceitos de fragmentação e remontagem de datagramas.
6
Sobre requisitos de software, considere as afirmativas a seguir.
I. A descoberta de falhas e inadequações, assim como a falta de detalhes, podem alterar os requisitos de um produto.
II. Funcionalidades, interfaces externas e desempenho são algumas características que devem ser incluídas na especificação dos requisitos de um software.
III. Requisitos como custo, cronograma de entregas e critérios de verificação e validação são considerados aspectos gerenciais do projeto, por isso devem ser excluídos das especificações dos requisitos de software.
IV. O usuário chave é definido como uma pessoa capacitada para implementar as funcionalidades básicas do produto, baseando-se nos requisitos.
Assinale a alternativa correta. 
R: Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
7
Considerando que o gerente de qualidade é o responsável por definir os meios necessários para se obter um produto com a qualidade desejada, bem como por estabelecer técnicas para aferir a qualidade do produto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de processos de desenvolvimento padronizados, sem adaptações, independente do tipo de software a ser desenvolvido, assegura que o produto terá a qualidade desejada.
II. O controle de qualidade pode ser realizado por meio de revisões, incluindo inspeções de programas e de artefatos de projeto.
III. Fatores de qualidade de software estõo diretamente relacionados a um único atributo interno de software.
 É correto o que se afirma em
R: II, apenas.
8
Considerando a TI, as empresas devem ter constante preocupação com os riscos, que se concretizados, podem vir a prejudicar suas atividades. Dessa forma, a gestão de riscos é uma atividade de grande importância na condução dos negócios de uma empresa. Na maioria dos casos, a primeira etapa a ser realizada na gestão de riscos é a identificação dos riscos, que consiste em
R: detectar os perigos potenciais que possam vir a prejudicar as operações da empresa, como, a execução de um projeto de TI. 
9
Uma das técnicas que auxiliam na gerência de projetos de software é o gráfico de atividades, por meio do qual é possível calcular, por exemplo, a duração de um projeto, as atividades críticas e as atividades que possuem folga para sua execução. Nesse gráfico, os círculos representam os eventos iniciais e finais de cada atividade, as arestas representam as atividades, e os números associados às arestas representam a duração dessas atividades.
Considerando-se o gráfico de atividades acima e a tabela de custo de aceleração das atividades da rede que podem ser aceleradas, qual(is) atividade(s) deve(m) ser acelerada(s) para que o tempo do projeto associado a esse gráfico seja reduzido em uma unidade de tempo e para que o custo total de aceleração seja o menor possível? 
R: apenas as atividades (E-G) e (F-H)
10
Uma empresa de natureza estritamente operacional deseja implantar um setor de suporte ao processo de tomada de decisão, já que os resultados que vem apresentando demonstram contínua queda da margem de lucro e aumento do custo operacional. Para isso, os executivos de alto escalão da empresa decidiram investir na aquisição de uma ferramenta OLAP acoplada a uma data warehouse.
Nessa situação, avalie as afirmações a seguir.
I. No que tange ao tipo de suporte propiciado, os sistemas OLAP podem ser classificados como sistemas de trabalhadores do conhecimento.
II. Ferramentas OLAP apresentam foco orientado a assunto, em contraposição a sistemas OLTP, que são orientados a aplicação.
III. Tendo em vista que data marts são construídos utilizando-se os sistemas legados da empresa, sem a utilização de dados externos, o processo de extração, transformação e carga envolve a integração de dados, suprimindo-se a tarefa de limpeza.
IV. O projeto de um data warehouse define a forma com que a base de dados será construída. Uma das opções é a abordagem data mart, em que os diversos data marts são integrados, até que se obtenha, ao final do processo, um data warehouse da empresa.
É correto o que se afirma em
R: II e IV, apenas.

Outros materiais