Buscar

Apresentação - Processo de cortes a laser e a plasma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Corte a Laser na Fabricação Industrial
Corte a Laser na Fabricação Industrial É um processo de fabricação em que uma concentração de feixes de luz é usada para fazer furos e cortar formas a partir de folhas de aço, policarbonato e outros materiais com alta precisão. 
1
Corte a Laser É um processo de fabricação em que uma concentração de feixes de luz é usada para fazer furos e cortar formas a partir de folhas de aço, policarbonato e outros materiais com alta precisão. 
Máquina de corte a Laser 
Processo
Os trabalhos de corte a laser utilizam uma luz altamente focalizada como uma espécie de “lâmina” para cortar padrões específicos em uma folha de um determinado material. 
Máquina de corte de metal
Características
A maioria das máquinas de corte a laser tem dois componentes principais: uma cabeça, a partir da qual o feixe de laser é projetado, e a mesa, onde o material a ser cortado é colocado.
 Corte a laser industrial
Uma configuração de material em movimento mantém a cabeça fixa e move a tabela para cortar padrões. Este sistema tende a ser lento, mas a sua construção é relativamente simples, porque os feixes de laser óptico não têm que ser constantemente ajustados. 
Vantagens
Corte a laser industrial tem várias vantagens sobre outros tipos de usinagem. Muitas pessoas optam por utilizar este processo, porque o feixe de laser oferece um corte muito limpo e preciso. natureza do processo significa que existe muito pouco calor ou distorção de pressão e de outros tipos de deformação. 
CORTE A LASER – VIDEO AULA
Cabeçote de chanfro a laser 
Conclusão:
O corte a laser proporciona maior precisão, limpeza no corte e menor perda de material, porém em alguns processos pode ser mais lento em comparação om os modos convencionais, a implantação do processo também demanda altos investimentos e recursos, mas que a curto prazo são recuperados e justificam sua implantação.
 
O Processo de Corte por Plasma
O corte a Plasma é um processo que utiliza um bico com um orifício para constringir (apertar) o gás ionizado em alta temperatura até que possa ser utilizado para cortar secções de metais, como o aço carbono, aço inoxidável, o alumínio e outros metais eletricamente condutores. O arco Plasma derrete o metal, e a alta velocidade do gás remove o material derretido.
Máquina de corte plasma
Definição de Plasma
Os três estados da matéria são sólido, líquido e gasoso. Para a substância mais conhecida, a água, temos o gelo, água e vapor. Se adicionarmos energia em forma de calor ao sólido (gelo), teremos a mudança de estado para o líquido (água) e se mais calor for adicionado teremos o gás (vapor). Quando uma quantidade substancial de calor for adicionada ao gás, este se transforma em plasma.
	Plasma é um gás eletricamente condutor. A ionização dos gases gera a criação de elétrons livres e de íons positivos junto com os átomos de gás. Quando isso ocorre, o gás torna-se eletricamente condutor, com a característica de transportar corrente, tornando-se assim o plasma.
Aplicações do Corte Plasma
 Com o processo de corte Plasma é possível fazer cortes manualmente, utilizar tartarugas de corte, mesas CNC, entre outros dispositivos de automação. 
 A principal aplicação do processo é na preparação de juntas para a soldagem, onde a qualidade de corte sem a pós operação de limpeza para remoção de escórias e facilita o processo da operação seguinte. 
Como dimensionar o Equipamento de Corte PLASMA
O equipamento de corte PLASMA é dimensionado conforme a espessura do material a ser cortado, comprimento do corte e velocidade de corte. A grandeza elétrica corrente, é a principal informação do equipamento de corte plasma, fazendo a relação entre corrente X espessura.
CORTE POE PLASMA - VIDEO AULA 
Conclusão:
O Plasma pode ser utilizado para o corte de chapas metálicas de diversas espessuras, sendo os principais tipos de corte com plasma, sendo o convencional e o com ar comprimido, esta modalidade sendo uma das mais utilizadas nos processos de fabricação da indústria.
Bibliografia / Fontes de Pesquisa:
MECÂNICA INDUSTRIAL
www.mecanicaindustrial.com.br
PORTAL METÁLICA CONSTRUÇÃO CIVIL
www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=788

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais