Buscar

Apol curriculo nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Peço, pois, licença para reapresentar aqui as considerações que fiz em Olinda, por ocasião do III Encontro Nacional do Programa Alfa (ENPA). Ali, ao tratar do papel da escola básica, parti do seguinte princípio: a escola é uma instituições cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado. 
Veja bem se: eu disse saber sistematizado; não se trata, pois, de qualquer tipo de saber. Portanto, a escola diz respeito ao conhecimento elaborado e não ao conhecimento espontâneo; ao saber sistematizado e não ao saber fragmentado; à cultura erudita e não à cultura popular.” 
De acordo com o livro base, o conhecimento socializado pelo currículo é...
E - Um recorte de todo conhecimento do desenvolvimento cultural da humanidade, que foi sistematizado (p37)
Questão 2/5
As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são 
conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. 
 As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas.”
I. O currículo escolar não pode ser pensado distante da práxis pedagógica. (p.26) 
II. O fazer pedagógico está submetido ao currículo, sendo sua aplicação direta, 
sem passar pela análise e reflexão dos profissionais envolvidos na sua práxis. 
III. Os conteúdos curriculares não possuem relação direta com aspectos sociais e culturais, são selecionados pela escola de acordo com seus interesses políticos. 
IV. A práxis pedagógica deve ser pautada nos princípios estabelecidos pelo 
Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, sendo que o currículo se 
concretiza no fazer. 
 
São corretas as afirmativas:
D Afirmativas I e IV , apenas. (p.26)
Questão 3/5
“Duas correntes têm sido mais divulgadas e influentes no campo da teoria curricular crítica no Brasil: a sociologia do currículo, com origem nos Estados Unidos, e a nova sociologia do currículo, com origem na Inglaterra. Nos Estados Unidos, com base na orientação neomarxista, desenvolvem-se estudos no campo da chamada sociologia do currículo, sendo seus representantes mais conhecidos Michael Apple e Henry Giroux Duas correntes têm sido mais divulgadas e influentes no campo da teoria curricular crítica no 
Duas correntes têm sido mais divulgadas e influentes no campo da teoria curricular crítica no 
 “Duas correntes têm sido mais divulgadas e influentes no campo da teoria curricular crítica no 
Duas correntes têm sido mais divulgadas e influentes no campo da teoria curricular crítica no 
 “Duas correntes têm sido mais divulgadas e influentes no campo da teoria curricular crítica no Brasil: a sociologia do currículo, com origem nos Estados Unidos, e a nova sociologia do currículo, com origem na Inglaterra. Nos Estados Unidos, com base na orientação neomarxista, desenvolvem-se estudos no campo da chamada sociologia do currículo, sendo seus representantes mais conhecidos Michael Apple e Henry Giroux
representantes mais conhecidos Michael Apple e Henry Giroux.”
representantes mais conhecidos Michael Apple e Henry Giroux.”
Com base nos conteúdos das aulas e do livro-base sobre a tendência curricular crítica analise as afirmativas a seguir marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
( ) O foco de estudo está nas técnicas de planejamento curricular. 
( ) A partir do surgimento desta tendência que as analises curriculares passam a ser feitas a partir da concepção de sujeito, educação e sociedade. 
( ) Esta tendência dedica-se a compreender a relação entre currículo e economia, estado, ideologia, poder e cultura. 
( ) Analisa as relações de poder que envolvem a elaboração curricular, defendendo a visão tecnicista e a importância do desenvolvimento de técnicas para elaboração curricular. 
 
Agora, marque a sequência correta:
C – F,V,V, F (p.64)
Questão 4/5
“A Pedagogia Nova era movimento renovador e construtivo; pelo menos assim o era em suas intenções, em suas aplicações pedagógicas, em sua decidida vontade de eformar a educação brasileira [...] Fernando de Azevedo disse que: ‘A reforma (da Escola Nova), impregnada do espirito contemporâneo, não só fundou a escola na realidade social, variável e complexa, fazendo passar sobre ela um largo sopro de renovação social como também a reorganizou em bases cientificas e de maneira a servir eficazmente à vulgarização do espirito e dos métodos científicos [...] ’”
Com base nos conteúdos abordados no livro e nas aulas sobre o movimento Escola 
Nova marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
 
 ( ) Criticaram as tradições pedagógicas jesuítica e enciclopédica e empreenderam um processo de reconstrução das experiências e valorização destas no meio educacional. 
( ) São partidários deste movimento José Carlos Libâneo e Demerval Saviani, que fizeram reformas significativas na sistematização do currículo brasileiro. 
( ) Enfatizaram muito a metodologia do ensino e não propuseram procedimentos detalhados de planejamento curricular. 
( ) Anísio Teixeira reformou a educação pública na Bahia sob os ideais escola
novistas, e influenciado pelo pensamento de John Dewey e o pensamento americano. 
 
 
Agora, marque a sequência correta:
D V, F, V, V (p.55)
Questao 5/5
"Foi somente nos anos 70 que se abriram novas perspectivas para os estudiosos do campo do currículo, com o surgimento de uma abordagem mais crítica das questões curriculares e a superação do caráter técnico prescritivo até então dominante. Tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, o conhecimento escolar tornou-se foco central das análises". 
Considerando o trecho dado e os conteúdos estudados no livro-base sobre a Teoria Crítica de Currículo, analise as afirmativas a seguir. 
 
I. Pensando na abordagem técnica de currículo, e satisfeitos com essa, procuram revelar a função ideológica do currículo. 
II. A teoria crítica de currículo começa a surgir na década de 1970, a partir dos estudos de Bordieu, Passeron e Althusser. 
III. Passa-se a considerar a escola como reprodutora e marginalizadora, atendendo a interesses das classes que detêm o poder. 
IV. Os teóricos dessa linha analisam e apoiam o currículo vigente nos EUA, por considerá -lo o modelo ideal. 
São corretas as afirmativas:
C – II e III (p. 63/64)

Outros materiais