Buscar

Comandos elétricos - Circuitos eletro-eletrônica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof. João Carlos Perinelli 1S-2017
Disciplina
Eletrotécnica Geral
EGU3E4
Comandos Elétricos
Comandos Elétricos
2Prof. Perinelli1S-2017
 ACIONAMENTO CONVENCIONALpartidas convencionais de motores,– Conhecido comoutilizam –se dedispositivos eletromecânicos para o acionamento (partida)do motor (ex. contatores eletromecânico, interruptoresmecânicos, etc.).
 ACIONAMENTO ELETRÔNICO – conhecidos como partidaseletrônicas de motores, utilizam – se de dispositivoseletrônicos que realizam o acionamento do motor (ex. soft-starters , inversores de freqüência, etc.).
Comandos Elétricos
3Prof. Perinelli1S-2017
1. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO PARA MOTORES:1. – Fusíveis;2. - Relé Térmico;3. – Disjuntores Motores.2. DISPOSITIVOS DE COMANDO, SINALIZAÇÃO E AUXILIARES:1. – Botoeiras e Chaves Manuais;2. – Contatores;3. – Relés Temporizadores;4. – Relés Protetores;5. – Sinalizadores Visuais e Sonoros .
Comandos Elétricos
4Prof. Perinelli1S-2017
3. MOTORES DE INDUÇÃO:1. – Motores Monofásicos;2. – Motores Trifásicos.4. SOFT-STARTER5. INVERSOR DE FREQUÊNCIA
Dispositivos de Proteção
5Prof. Perinelli1S-2017
Os dispositivos de proteção tem como finalidade a proteçãode equipamentos, circuitos eletroeletrônicos , máquinas einstalações elétricas, contra alterações da tensão dealimentação e intensidade da corrente elétrica.
 Fusíveis – São dispositivos cuja principal característica é aproteção contra curto-circuito (aumento brusco daintensidade da corrente elétricas ocasionada por falha nosistema de energia ou operação máquina/operador).
 Relé – são dispositivos projetado com a característica deproteger os equipamentos contra a sobrecarga (aumento daintensidade da corrente elétrica de forma gradual).
Dispositivos de Proteção
6Prof. Perinelli1S-2017
 Disjuntores Motores – São dispositivos que realizam aproteção contra curto-circuito e sobrecarga (proteçãotérmica e magnética). Possuem knob para o ajuste daproteção da intensidade de corrente (ajuste da proteçãotérmica).
Fusíveis
 Conforme as Normas DIN 57636 E VDE 0636 são componentescuja a função principal é a proteção dos equipamentos e fiação(barramentos) contra curto-circuito, atuando também comolimitadores das correntes de curto-circuito.
 Classe Funcional dos Fusíveis - A IEC utiliza a montagem com 2letras, sendo que a primeira letra, denomina a "Faixa deInterrupção" , ou seja, que tipo de sobrecorrente o fusível iráatuar, que são elas:
• g Atuação para sobrecarga e curto, fusíveis de capacidadede interrupção em toda faixa;
• a Atuação apenas para curto-circuito, fusíveis decapacidade de interrupção em faixa parcial.
7Prof. Perinelli1S-2017
Fusíveis
 A segunda letra, denomina a "Categoria de Utilização", ou seja, quetipo de equipamento o fusível irá proteger, que são elas:
• L/G
• M
• R
• B
• Tr
Cabos e Linhas/Proteção de uso geralEquipamentos de manobraSemicondutoresInstalações de minasTransformadores
 Principais fusíveis utilizados no mercado:
• gL/gG- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuaçãopara sobrecarga e curto)
• aM - Fusível para proteção de motores
• aR -Fusível para proteção de semicondutores
8Prof. Perinelli1S-2017
Fusíveis
 Classificação dos Fusíveis quanto a velocidade de atuação:
•Ultra – Rápidos (Ultra-Fast acting) Utilizados para a proteção decircuitos eletroeletrônicos, principalmente para a proteção de componentessemicondutores onde pequenas variações de corrente em curtíssimo espaço detempo fazem o fusível atuar.
•Rápidos (fast acting) Também utilizados para a proteção de circuitoscom semicondutores e sua atuação é rápida suficiente para limitar o aumentoda corrente num curto intervalo de tempo.
•Normal (normal acting) A atuação do fusível é mediana, tem comoobjetivo de proteção de circuito eletroeletrônico e circuito elétrico, utilizado deforma mais geral onde a proteção do circuito não necessite um tempo muitocurto de atuação. Utilizado normalmente em circuitos com baixa indutância.
•Retardado (time-delay acting) São fusíveis de atuação lenta. Utilizadospara a proteção de circuitos elétricos, e tem como principal objetivo a proteçãode circuitos com cargas indutivas (ex. motor) . Esta característica permite que ofusível não atue no pico de corrente provocado pela partida do motor.
9Prof. Perinelli1S-2017
Fusíveis
Fusível de Vidro Fusível Tipo Cartucho Fusível Tipo D FusívelAutomotivo
Fusível p/ Média Tensão
Fusível Tipo NH
Chave Seccionadora
10Prof. Perinelli1S-2017
Elo fusível
Fusíveis
 Para os acionamentos de motores principalmente utilizamosos diodos tipos D e NH. É recomendável utilizar fusíveis dotipo D para até 63A e acima deste valor, fusíveis NH porquestões econômicas.
• Fusível Tipo D – Os fusíveis tipo D (Diazed) podem ser deação rápida ou retardada, são construídos para valores de nomáximo 200 A. A capacidade de ruptura é de 70kA com umatensão de 500V.
Tampa Fusível D Anel de
Proteção
Parafuso de
Ajuste
Base
Chave para o
Parafuso de ajuste
Capa de Proteção
11Prof. Perinelli1S-2017
Fusíveis
• Fusível Tipo NH - Podem ser de ação rápida ou retarda, suaconstrução permite valores padronizados de corrente que variam de 6 a1000 e sua capacidade de ruptura é sempre superior a 70kA com umatensão máxima de 500V.
• Valores padrões de corrente nominais dos fusíveis:
• Tipo D – 2, 4, 6, 10, 16, 20, 25, 35, 50 e 63.
• Tipo NH – 6, 10, 16, 20, 25, 35, 50, 63, 80, 100, 125, 160, 200, 224, 250,315, 355, 400, 500, 630, 800, 1000 e 1250.
Base p/
Fusível NH
Punho Saca
Fusível NH
Placa DivisóriaFusível NH
12Prof. Perinelli1S-2017
Fusíveis
13Prof. Perinelli1S-2017
Fusíveis
14Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento do Fusível
15Prof. Perinelli1S-2017
 No dimensionamento de fusíveis, recomenda-se que sejam observados,no mínimo, os seguintes pontos:
•1º Critério de escolha do Fusível - Devem suportar o pico de corrente(Ip) dos motores durante o tempo de partida (TP) sem se fundir. Com ovalor de Ip e TP determina-se pelas curvas características dos fusíveisfornecidas pelos fabricantes o valor necessário do fusível, 1o critério.
•2º Critério de escolha do Fusível – devem ser especificados com umacorrente superior a 20% acima do valor nominal da corrente (In) docircuito que irá proteger. Este procedimento preserva o fusível doenvelhecimento prematuro, mantendo a vida útil do fusível.
IF = 1,2 × In
• 3º Critério de escolha do Fusível– devem proteger também osdispositivos de acionamento (contatores e relés térmicos) evitando assima queima destes. Para isso verifica-se o valor máximo do fusíveladmissível na tabela dos contatores e relés.
• IFmax é lido nas tabelas fornecidas pelos fabricantes
Dimensionamento do Fusível
MÁXIF ≤ IF
16Prof. Perinelli1S-2017
Relé
Relé
eletromagnético
(Bobina)
 O relé é um dispositivo utilizado para a proteção de circuitos em relaçãoasobrecarga, e diferentemente em relação aos fusíveis, que atuam umaúnica vez (queima do filamento), os relés atuam diversas vezes durante asua vida útil, ou seja, eles atuam e não tem a necessidade de seremsubstituídos.
 Os relés utilizados comumente como dispositivos de segurança podemser do tipo eletromagnéticos e Térmico.Relés Eletromagnéticosa atuação do dispositivo baseia-se naação eletromagnética provocada pelacirculação da corrente elétrica numabobina. Os tipos de relés mais comuns
17Prof. Perinelli1S-2017
são:
 relé de mínima tensão
 relé de máxima corrente.
Relé Eletromagnético
18Prof. Perinelli1S-2017
• Os relés de mínima tensão monitoram a tensão mínima admissível (limiarmínimo de tensão), são regulados aproximadamente em 80% do valornominal da tensão. Quando a tensão for inferior a este limiar o relé atua einterrompe o circuito de alimentação.
• O relé de máxima corrente é utilizado para monitorar a circulaçãodecorrente e quando ocorre o aumento de corrente acima do valordeterminado o
relé atua e interrompe o circuito de alimentação.
Relé Térmico
• Os relés térmicos tem como princípio de atuação a deformação de umbimetal. O bimetal é formado por duas lâminas de metais diferentes(normalmente ferro e níquel) cujo coeficiente de dilação é diferentes, ecom o aumento da temperatura provocado pelo aumento da circulação decorrente pelo bimetal este se deforma.
Relé Térmico
(bimetal)
19Prof. Perinelli1S-2017
Relé Térmico
20Prof. Perinelli1S-2017
Disjuntor Motor
 O disjuntor motor é um dispositivo desenvolvido para a proteção demotores, podem ser construídos apenas para a proteção de curto-circuito (magnéticos) ou termomagnético (curto-circuito e sobrecarga) .Possui ajuste na proteção de sobrecarga (térmico), este ajuste dotérmico possibilita uma melhor atuação no caso de sobrecarga emrelação a disjuntores com o térmico fixos.
21Prof. Perinelli1S-2017
Disjuntor Motor
22Prof. Perinelli1S-2017
 Exemplo: Motor trifásico de 3CV IV pólos 220V, carcaça 90L. Correntenominal (In) de 8,18A (catálogo WEG).
 Disjuntor de 10A classe C (faixa de atuação de corrente de curto de 5 a10 vezes a corrente nominal) ou classe D (faixa de atuação de correntede curto acima de 10 vezes a corrente nominal)
 Disjuntor Motor WEG (MPW16-3-U010) ajustando o térmico em 8,5A.
 Disjuntor Motor Siemens (3RV10 11-1JA10) ajustando o térmico em8,5A.
 Para ambos os disjuntores motores a atuação da sobrecarga ocorrerá apartir de 8,5A, enquanto que para o disjuntor convencional a partir de10A, ou seja, o ajuste do térmico dos disjuntores motores permite aatuação da proteção para valores próximos da nominal do motor.
Disjuntor Motor
23Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Fusível
24Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Fusível
25Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Fusível
aplicação são compatíveis com este fusível, ou seja, se
• No caso da WEG, seriam o contator CWM18 e o relé RW27D (11....17A)
 Do gráfico acima, com o valor de 113,16A e tempo de partida de 5 segundos,observa-se que o fusível de 35A serve para a aplicação, pelo 1º critério de escolhado fusível.
 Levando em consideração o 2o critério de escolha tem-se:
IF =1,2× In =1,2×13,8 =16,56AO fusível de 35A também satisfaz o 2o critério.
 Considerando o 3o critério, deve-se verificar se o relé e o contator para esta
MÁXIF ≤ IF
26Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Relé Térmico
 O relé térmico deve ser dimensionado pela corrente nominal do motor que estáprotegendo.Para o exercício anterior temos:In= 13,8A Corrente Nominal do Motor de 5CVUtilizando a Tabela de relés térmicos WEG temos: RW17-2D3U015 ou RW17-2D3U017
RW27-2D3U015 ou RW27-2D3U017
27Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Disjuntor Motor
 O Disjuntor motor também deve ser dimensionado pela corrente nominal domotor que está protegendo.
 Utilizando a Tabela de disjuntor Motor WEG temos: MPW16-3-U016
28Prof. Perinelli1S-2017
Botoeiras e Chaves Manuais
• Para o acionamento de um motor, necessita-se de um dispositivo que realize aoperação de ligar e desligar o motor elétrico, como por exemplo as chavesmanuais ou os botões manuais (botoeiras).
• As chaves manuais são os dispositivos de manobra mais simples e de baixo custopara realizar o acionamento do motor elétrico, podem acionar diretamente ummotor ou acionar a bobina de um contator .
• Sua operação é bastante simples e funcionam como um interruptor que liga oudesliga o motor, normalmente utilizam- se de alavancas para realizar estaoperação de liga/desliga.
29Prof. Perinelli1S-2017
Botoeiras e Chaves Manuais
• As botoeiras, como são conhecidas, são outra forma de acionamento de motorespor meio manual e servem para energizar ou desenergizar contatores, a partir dacomutação de seus contatos NA ou NF. Existem diversos modelos e podem variarquanto ao formato, cor, tipo de proteção do acionador, quantidade e tipos decontatos.
• As botoeiras podem ser do tipo pulsante ou com intertravamento. As botoeirascom intertravamento mantém a posição de NA ou NF toda vez que é acionada(pressionada), ou seja, permanecem na nova posição até o próximo acionamento.Já as botoeiras pulsante apenas durante o tempo que o botão está pressionadomantém os contatos em NA ou NF, ou seja, permanecem na nova posição apenasdurante o tempo em que o botão está pressionado.
30Prof. Perinelli1S-2017
Botoeiras e Chaves Manuais
31Prof. Perinelli1S-2017
Botoeiras e Chaves Manuais
IDENTIFICAÇÃO DE BOTÕES SEGUNDO IEC 73 e VDE 0199
Contatores
 Os contatores são chaves de operação não manual, sendo que seu acionamento éproveniente da ação eletromagnética. Os contatos NA ou NF do contator sãoacionados quando a bobina (eletromagnética) é energizada, assim o contatopermanecem na nova posição apenas durante o tempo em que a bobina estáenergizada, quando a bobina é desernergizada os contatos retornam em seuestado normal. Os contatores são chaves que possibilitam o acionamento demotores á distância, aumentando a segurança durante o processo doacionamento do motor.
33Prof. Perinelli1S-2017
Contatores
1. Contator2. Blocos de contatos auxiliares laterais3. Intertravamento mecânico4. Bloco de contato auxiliar frontal\5. Temporizador eletrônico6. Bloco supressor7. Bloco de retenção mecânica8. Temporizador pneumático9. Relé de sobrecarga
1. Contator2. Blocos de contatos auxiliares laterais3. Bloco de contato auxiliar frontal4. Bloco supressor5. Temporizador eletrônico6. Relé de sobrecarga
34Prof. Perinelli1S-2017
Contatores
35Prof. Perinelli1S-2017
 Categoria de Emprego dos Contatores:
 Alimentação: Corrente Alternada (CA) e Corrente contínua (CC)
Alimentação Categoriade
Emprego
Aplicações Típicas
CA AC - 1 Manobras leves; carga ôhmica ou pouco indutiva (aquecedores,
lâmpadas incandescentes e fluorescentes compensadas)
CA AC - 2 Manobras leves; comando de motores com anéis coletores
(guinchos,
bombas, compressores). Desligamento em regime.
CA AC – 3 Serviço normal de manobras de motores com rotor gaiola
(bombas,
ventiladores, compressores). Desligamento em regime.*
CA AC – 4 Manobras pesadas. Acionar motores com carga plena; comando
intermitente (pulsatório); reversão a plena marcha e paradas por
contracorrente
(pontes rolantes, tornos, etc.).
CA AC – 6b Chaveamento de bancos de capacitores
CA AC - 14 Controle de pequenas cargas eletromagnéticas ≤72VA)
CA AC - 15 Controle de cargas eletromagnéticas (> 72VA)
Contatores
36Prof. Perinelli1S-2017
 Categoria de Emprego dos Contatores:
 Alimentação: Corrente Alternada (CA) e Corrente contínua (CC)
* A categoria AC – 3 pode ser usada para regimes intermitentes ocasionais por um período de
tempo limitado como em set-up de máquinas; durante tal período de tempo limitado o
número de operações não pode exceder 5 por minuto ou mais que 10 em um período de 10
minutos.
Alimentação Categoriade
Emprego
Aplicações Típicas
CC DC – 1 Cargas não indutivas ou pouco indutivas, (fornos de resistência)
CC DC – 3 Motores CC com excitação independente: partindo, em operação
contínua ou em chaveamento intermitente. Frenagem dinâmica
de motores CC.
CC DC – 5 Motores CC com excitação série: partindo, operação contínua ou
em chaveamento intermitente. Frenagem dinâmica de motores
CC.
CC DC – 6 Chaveamento de lâmpadas incandescentes
 Para realizar o dimensionamento de contatores devem ser observadas acategoria de emprego (regime de emprego) e a corrente nominal de operação dacarga a ser acionada. Exemplo: WEG
Dimensionamento de Contatores
 Exemplo: Siemens
Dimensionamento dos Contatores
 Siemens
 Exemplo: Determine o contator necessário para acionar o motor WEG de 5 CV,alimentação trifásica 220V/60Hz, IV pólos em condições de partida direta eregime AC-3:
In =13,8A
 WEG
39Prof. Perinelli1S-2017
Partida Direta
 Especificação do
Contator:
 K1 In (motor)
 IF ≥ 1,2xIn (motor)
 IF ≤ IFmáx(K1)
 IF ≤ IFmáx (FT1)
Ip =  Ip × In In  
Valor adotado motores < 7,5cv com carga
total ( nominal) ou sem carga (sem carga,
carga mínima ou baixo conjugado).
40Prof. Perinelli1S-2017
Partida Estrela Triângulo
41Prof. Perinelli1S-2017
•
 Vantagens:Baixo Custo em relação à partida comChave Compensadora;
• Pequeno espaço de ocupação dos
•
componentes;Sem limite máximo de manobra;
•
 Desvantagens:O motor tem que atingir 90% da rotaçãonominal, caso contrário o pico de correntede partida é quase o mesmo da partidadireta;
•
•
O motor tem que ter ao menos seisterminais de conexão;O valor de tensão de rede deve coincidircom o valor de tensão da ligação triângulodo motor.
• Deve acionar motor com carga baixa(baixo conjugado resistente) ou a vazio.
Valor adotado para motores acima
de ≥ 7,5cv a vazio (sem carga),
carga mínima ou baixo conjugado
de partida.
Partida Estrela Triângulo
 Especificação dos contatores: e Rele Corrente nominal do contatorTérmico
 K1 e K2
 K3
 IFT1 In (motor)x0,577In (motor)x0,33In (motor)x0,577
 IF ≥ 1,2xIn (motor)
 IF ≤ IFmáx(K1)
 IF ≤ IFmáx (FT1)
 A corrente de pico de partida do motor:
Ip =  Ip × In× 0,33
42Prof. Perinelli1S-2017
 In  
Partida Chave Compensadora
•
 Vantagens:Na comutação do TAP de partida para atensão da rede, o motor não é desligadoe o segundo pico é reduzido.
•
•
Para que o motor possa partirsatisfatoriamente, é possível variar oTAP de partida 65%, 80%, 85% ou até90% da rede.O valor da tensão da rede pode ser igualao valor de tensão da ligação triânguloou estrela do motor.
•
•
•
•
O motor necessita de três bornesexternos.
 Desvantagens:Limitação de manobras;Custo mais elevado devido ao auto-transformador;Maior espaço ocupado no painel devidoao tamanho do auto-transformador.
Valor adotado para motores ≥ de
7,5cv com carga nominal, plena
carga ou conjugado de partida
elevado.
43Prof. Perinelli1S-2017
Partida Chave Compensadora
Tap´s do
Autotransfor
mador (%Vn)
Fator de
Redução
(K)
IK2
(K2)
IK3
(K-K2)
85 0,85 0,72xIn 0,13xIn
80 0,80 0,64xIn 0,16xIn
65 0,65 0,42xIn 0,23xIn
50 0,50 0,25xIn 0,25xIn
 Corrente nominal do contator
 K1
 K2
 K3
In (motor)
In (motor)x K2
In (motor)x(K-K2)
A corrente de pico de partida do motor:
Ip =  Ip × In× K 2 In   IFT1 → In (motor)
 IF ≥ 1,2xIn (motor)
 IF ≤ IFmáx(K1)
 IF ≤ IFmáx (FT1)
44Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
45Prof. Perinelli1S-2017
1) Dimensionar os dispositivos de proteção e comando (fusível, relé térmico,disjuntor motor e contator) para um motor de 75CV IV pólos 380V –60Hz (Tabela WEG)com tempo de partida em 10s em regime AC3.
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
46Prof. Perinelli1S-2017
1) Dimensionar os dispositivos de proteção e comando (fusível, relé térmico,disjuntor motor e contator) para um motor de 75CV IV pólos 380V –60Hz (Tabela WEG)com tempo de partida em 10s em regime AC3.Motor IV pólos 75CV - 380V/660V Tp=10s
IN (380V ) = IN (220V )* 0,577
IN (380V ) =176*0,577
IN (380V ) =101,55A
P
N
I
I
= 7,2
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
a) Partida Direta
1ª Critério de escolha do Fusível: Com os dados acima e utilizando a curvacaracterística do Fusível NH encontramos: Fusível de 200A2ª Critério de escolha do Fusível:3ª Critério de escolha do Fusível:
P
P N
I I = × I = 7, 2×101,55 = 731,16A e Tp =10s  IN 
IF ≥1,2× IN → IF ≥1, 2 ×101, 55 → IF ≥121,86 A
IF ≤ IF MÁX .
I (relé térmico) = 230A →
F MÁX RW117 −1D3 −U112 ∴ IFT 1 = IN = 101,55A
I (contator) = 200A → CWM105
F MÁX ∴ K1 ≥ IN =101,55A
Disjuntor Motor (IN ) → MPW100-3-U100
47Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
IN (380V) = 101,55A e Tp =10s
1º Critério de escolha do Fusível
48Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
b) Partida Estrela-Triângulo (Y-Δ)
1ª Critério de escolha do Fusível: Com os dados acima e utilizando a curvacaracterística do Fusível NH encontramos: Fusível de 80A2ª Critério de escolha do Fusível:Logo, temos que alterar o Fusível para 125A, devido a este critério.3ª Critério de escolha do Fusível:Para especificar os Contatores, temos:
IF ≥1, 2 × IN → IF ≥1, 2 ×101, 55 → IF ≥121,86A
IF ≤ IF MÁX .
P
N
IIP =
 
× I ×0,33 = 7,2×101,55× 0,33 = 241,28A e Tp =10s  IN 
K1 = K 2 ≥ IN × 0,577 = 58,59A ∴ K1 = K2 → CWM 65 I = 125AF MÁX
K3 ≥ IN ×0,33 = 33,50A ∴ K 3 → CWM 40
Relé Térmico → RW 67 − 2D3 −U 063 I
F MÁX =100A
Relé Térmico → RW 67 − 2D3 −U 070 I
F MÁX =125A
IFT1 = IN × 0,577 = 58,59A
49Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
IN (380V) = 101,55A e Tp =10s
1º Critério de escolha do Fusível
50Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
c) Partida Chave Compensadora com Tap em 80%
1ª Critério de escolha do Fusível: Com os dados acima e utilizando a curvacaracterística do Fusível NH encontramos: Fusível de 125A2ª Critério de escolha do Fusível:
Para especificar os Contatores, temos:
IF ≥1, 2 × IN → IF ≥1, 2 ×101, 55 → IF ≥121,86A3ª Critério de escolha do Fusível: IF ≤ I F MÁX .
P
P N
II =
 
× I × K 2 = 7,2×101,55×(0,8)2 = 467,94A e Tp =10s  IN 
K1 ≥ IN = 101,55A ∴ K1 → CWM105 I = 125AF MÁX
2 2
K 2 ≥ IN × K =101,55× 0,8 = 64,99A ∴ K 2 → CWM65K3 ≥ IN ×(K − K )=101,55× (0,8 − 0,8 ) =16, 25A ∴2 2 K 3 → CWM18
F MÁXRelé Térmico → RW117 −1D3 −U112 I = 230A IFT 1 = IN
51Prof. Perinelli1S-2017
=101,55A
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
IN (380V) = 101,55A e Tp =10s
1º Critério de escolha do Fusível
52Prof. Perinelli1S-2017
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
53Prof. Perinelli1S-2017
Dispositivo Partida Direta Partida Estrela -
Triângulo
Partida Chave
Compensadora
Fusível 200A 125A 125A
Contator K1 CWM105 CWM65 CWM105
Contator K2 - CWM65 CWM65
Contator K3 - CWM40 CWM18
Relé Termico RW117-1D3-U112 RW67-2D3-U070 RW117-1D3-U112
Disjuntor Motor MPW100-3-U100 MPW100-3-U100 MPW100-3-U100
Tabela de Comparação
Obs. Para especificar o disjuntor motor, este foi colocado no lugar do fusível para
as configurações de partida direta, estrela-triângulo e chave compensadora .
1) Dimensionar os dispositivos de proteção e comando (fusível, relé térmico,disjuntor motor e contator) do exercício anterior considerando o
regime AC4 e tempo de partida de 10s .
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
55Prof. Perinelli1S-2017
1) Dimensionar os dispositivos de proteção e comando (fusível, relé térmico,disjuntor motor e contator) do exercício anterior considerando o
regime AC4 e tempo de partida de 10s .Motor IV pólos 75CV - 380V/660V Tp=10s
IN (380V ) = IN (220V )* 0,577
IN (380V ) =176*0,577
IN (380V ) =101,55A
N
I
I
P
= 7,2
Dimensionamento de Fusíveis, Relés Térmicos,Disjuntores Motores e Contatores
56Prof. Perinelli1S-2017
a) Partida Direta:
Contator :
CMW250 ∴ K1 ≥ IN =101,55A → IF MÁX =355A
= 230A
ReléTérmico
RW117-1D3-U112 + BF117D ∴ IFT 1 = IN = 101,55A IF MÁX
= 315ARW 317−1D3−U150 ∴ IFT 1 = IN = 101,55A IF MÁX
b) Partida Estrela – Triângulo:
Contator :
K1 = K 2 ≥ IN ×0,577 ∴ K1 = K2 → CWM112 I F MÁX = 225A
K3 ≥ IN ×0,33
ReléTérmico
∴ K3 → CWM80
RW 67 − 2D3 −U 070 + BF672D ∴ IFT 1 = IN × 0,577 = 58,59A IF MÁX =125A
RW117 − 2D3 −U 080 ∴ IFT 1 = IN ×0,577 =58,59A IF MÁX = 200A
Dimensionamento
de Fusíveis, Relés Térmicos,
57Prof. Perinelli1S-2017
O disjuntor motor para todas as partidas:MPW100-3-U100Obs. Para especificar o disjuntor motor, este foi colocado no lugar do fusívelpara as configurações de partida direta, estrela-triângulo e chavecompensadora .
Disjuntores Motores e Contatores
c) Partida Chave Compensadora:
Contator :
RW317-1D3-U150 I
F MÁX
K1 ≥ IN =101,55A ∴ K1 → CWM 250 I = 355AF MÁX
2
K2 ≥ IN × K = 64,99A ∴ K 2 → CWM180K3 ≥ IN ×(K − K )=16,25A2
ReléTérmico:
∴ K 3 → CWM 40
= 315A
Exercícios de Dimensionamento
58Prof. Perinelli1S-2017
1) Dimensionar o fusível, o relé térmico e o(s) contator(es) para os seguintes dados demotores de IV pólos utilizando os componentes da WEG :a) Motor de 3CV, alimentação trifásica 220V e partida direta e regime AC -4, tempo departida 5s.b) Motor de 5 CV, alimentação trifásica 220V e partida estrela-triângulo e regime AC -3,tempo de partida 6s.c) Motor de 10CV, alimentação trifásica 220V e partida com compensadora 65% eregime AC -3, tempo de partida 4s.d) Motor de 1,5CV alimentação trifásica 380V e partida direta e regime AC -3, tempo departida 8s.e) Motor de 7,5CV alimentação trifásica 380V e partida estrela-triângulo e regime AC -4,tempo de partida 5s.f) Motor de 15CV, alimentação trifásica 380V e partida compensadora 85% e regime AC-4, tempo de partida 6s.g) Motor de 50CV, alimentação trifásica 220V e partida compensadora 80% e regime AC-3, tempo de partida 7s.h) Motor de 75CV, alimentação trifásica 380V partida compensadora 65% e regime AC -4, tempo de partida 8s.2) Dimensionar utilizando a tabela Siemens, o(s) valor(es) do(s) contator(es) dos itens de
a até h do exercício anterior. (considere a corrente do regime AC-4 como 50% de AC-3)
Relés Temporizadores
 Os Relés Temporizadores são dispositivos utilizados durante o processo doacionamento das partidas de motores. Sua utilização é bastante diversa edepende da aplicação desejada. Os relés temporizadores mais utilizados são ode retardo na energização (RE), o retardo de desenergização (RD), estrela-triângulo (Ү→Δ) e os relés cíclicos.
59Prof. Perinelli1S-2017
Relés Temporizadores
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Prof. Carlos T. Matsumi 60
Relés Protetores
• São reles projetados para a verificação e monitoramento da tensão, são muitoimportantes em instalações por diversos motivos, como por exemplo a falta defase, inversão de fase e subtensões que podem danificar um equipamentoocasionando graves prejuízos á empresa.
61Prof. Perinelli1S-2017
Sinalizadores Visuais e Sonoros
• São componentes utilizados para indicar o estado em que se encontra um painelde comando ou processo automatizado. As informações mais comuns fornecidasatravés destes dispositivos são : ligado, desligado, falha e emergência. Podem serdo Tipo Sonoro e/ou Visual.
IDENTIFICAÇÃO DE SINALEIROS SEGUNDO IEC 73 e VDE 0199
62Prof. Perinelli1S-2017
Simbologia de Comandos
63Prof. Perinelli1S-2017
Motores de Indução Monofásico
Ligação em MaiorTensão (220V)
 Motor Monofásico com quatro terminais: Neste motor o enrolamento é divididoem duas partes iguais, podendo ser ligado em dois valores diferentes de tensão,comumente denominados de maior tensão e menor tensão, a tensão maior éduas vezes o valor da tensão menor. Ligação em MenorTensão (110V)
 Motor Monofásico com dois terminais: Este motor é alimentado por apenas umvalor de tensão, assim a tensão de alimentação indicada na placa do motordeverá ser a mesma da alimentação de rede, e não tem possibilidade deinversão de rotação.Ligação em 110V ou em 220 (alimentação única)
64Prof. Perinelli1S-2017
Motores de Indução Monofásico
 Motor Monofásico com seis terminais: Este motor também possibilita a ligaçãoem dois valores de tensão e permite ainda a rotação de sentido. A inversão dosentido de rotação não pode ser realizada em movimento (o enrolamentoauxiliar com os terminais 5-6 é o responsável pela inversão de rotação).Ligação em Maior Tensão (220V)Sentido Horário
65Prof. Perinelli1S-2017
Ligação em Maior Tensão (220V)Sentido Anti - Horário
Ligação em Menor Tensão (110V)Sentido Horário Ligação em Menor Tensão (110V)Sentido Anti - Horário
Motores de Indução Monofásico
•
•
•
 Tipos de Motor Monofásico:Motor de Pólos Sombreados ;Motor de Fase Dividida (enrolamento auxiliar acoplado a chave centrífuga);Motor de Capacitor de Partida (enrolamento auxiliar + capacitor acoplado achave centrífuga);
• Motor de Capacitor de Partida Permanente (enrolamento auxiliar +capacitor permanentemente ligado);
• Motor com Dois Capacitores (enrolamento auxiliar + um capacitorpermanente paralelo com outro capacitor com chave centrífuga)
66Prof. Perinelli1S-2017
Motores de Indução Trifásico
Motor Trifásico para Ligação Estrela-Triângulo
67Prof. Perinelli1S-2017
Motor de dupla tensão
220/380V ou 380/660V
Motores de Indução Trifásico
Motor Trifásico para Ligação Dupla Velocidade – Motor com Bobinas Isoladas
Motores de Indução Trifásico
Motor Trifásico para Ligação Dupla Velocidade - Motor Dahlander
69Prof. Perinelli1S-2017
Motores de Indução Trifásico
Motor Trifásico para Ligação Quatro Tensões- Motor 12 pontas
70Prof. Perinelli1S-2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais