Buscar

APOL 1 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto abaixo:
“Guerras Robóticas: Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas
Robôs prometem menos trauma para os pacientes e recuperações mais rápidas, embora ainda precisem ser testados em estudos clínicos definitivos.
            As principais empresas de tecnologia médica do mundo estão se voltando para o desenvolvimento de robôs para ajudar nas complexas cirurgias de joelho, prometendo procedimentos mais rápidos e resultados melhores em operações que frequentemente deixam os pacientes insatisfeitos.
            A demanda por articulações artificiais está crescendo rapidamente, com a geração do pós-Segunda Guerra sofrendo com o desgaste de joelhos e quadris. Mas nos últimos 15 anos as empresas não conseguiram atingir um avanço tecnológico que permita conquistar uma parcela significativa de mercado.
            A Stryker, sediada nos EUA, e a britânica Smith & Nephew acreditam que isto está presentes a mudar, com os robôs se apresentando como um avanço.
            Os robôs devem significar menos trauma para os pacientes e recuperações mais rápidas, embora ainda precisem ser testados em estudos clínicos definitivos.
            Fares Haddad, um cirurgião consultor nos hospitais da University College de Londres, é um dos primeiros no Reino unido a utilizar os novos robôs e tem ficado impressionado. No entanto, ele concorda que os planos de saúde precisam de dados conclusivos para provar que valem o investimento, que pode ser de até 1 milhão de dólares para cada robô”.
Fonte: Reuters. Guerras Robóticas: Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas. 07jul2017. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/guerras-roboticas-cirurgia-de-joelho-e-novo-campo-de-batalha-para-empresas.ghtml. Acesso em 09/07/2017. (Trecho do artigo).
Assinale a alternativa que indica corretamente a função de linguagem que predomina no texto “Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas”, destacado na questão:
Nota: 20.0
	
	A
	Emotiva.
	
	B
	Fática.
	
	C
	Denotativa.
Você acertou!
Justificativa:
A alternativa correta é a letra “C”. Através da compreensão do conteúdo do tema 05 da rota da aula 01 (intervalo entre as páginas 26 e 29) observa-se que a função de linguagem que predomina no texto “Cirurgia de joelho é o novo campo de batalha para empresas” é a denotativa (também chamada de referencial). É a linguagem utilizada geralmente nas reportagens, cujo objetivo é expor as informações, sem envolvimento com quem a produziu o vai ler. A linguagem é direta, impessoal, sem juízo de valor, não empregando vocábulos em sentido figurado para evitar duplicidade de interpretações do leitor.
	
	D
	Poética.
	
	E
	Conativa.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Um tema muito discutido nas organizações contemporâneas é a geração de informações que agreguem valor às instituições, isto é, informações de qualidade e que merecem estar entre as principais preocupações de uma instituição. Conforme apresentado nas aulas de Sistemas de Informação Gerencial, essas essas informações podem ser divididas em dois grandes grupos: informações quantitativas e qualitativas, cada qual com suas especificidades.
Na tabela abaixo são apresentadas algumas informações que estão presentes no meio organizacional e pedimos que, de acordo com os nossos estudos das aulas de SIG, analise essas informações e as classifiquem:  “1” para as informações quantitativas e “2” para as informações qualitativas. Após a classificação, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 2 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 2 – 1
 
	
	E
	2 – 1 – 1 – 1 – 2
Você acertou!
Informações quantitativas podem ser medidas, expressas em números e são geralmente usadas para comparar metas e resultados, especificar recursos ou produtos finais. As informações qualitativas têm natureza subjetiva e são representadas de forma descritiva, expressando julgamentos de valor ou opiniões. As informações qualitativas são: “O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente” e “As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período”. As informações quantitativas são: “As vendas superaram em 24% o ano anterior”, “Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado” e “A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior” (Aula 02, p. 56).
 
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
No contexto empresarial, saber diferenciar e utilizar dados e informações pode se tornar uma fonte de vantagem competitiva para aquelas empresas que conseguirem desenvolver tais atividades. Neste contexto, com relação aos dados e informações no ambiente empresarial, leia as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso e na sequência assinale a alternativa correta:
 (  ) Dados são elementos que possuem contexto e significado, o que lhes confere relevância e finalidade.
(  ) Quanto maior for o potencial de uma informação de afetar o negócio da empresa, maior será o seu valor.
(  ) As informações críticas são aquelas que confrontam as informações tradicionalmente usadas dentro das organizações.
(  ) No processo decisório é imprescindível que seu usem informações de qualidade, garantindo decisões mais adequadas para cada momento.
(  ) A relevância das informações indica o grau de confiança na fonte produtora da informação que será utilizada dentro da organização.
Nota: 20.0
	
	A
	F; V; F; V; F;
Você acertou!
sequencia correta F; V; F; V; F;
Justificativa:
Afirmativa I – Falsa: Dados são simples observações, registros de coisas. Já a informação possui contexto e significado e tem relevância e finalidade (ELEUTÉRIO, 2015, p. 31).
Afirmativa II – Verdadeira: Quanto maior for o potencial de uma informação de afetar o negócio da empresa, maior será o seu valor (ELEUTÉRIO, 2015, p. 34).
Afirmativa III – Falsa: Informação crítica é aquela que garante a sobrevivência da organização, como os indicadores financeiros (ELEUTÉRIO, 2015, p. 35).
Afirmativa IV – Verdadeira: Boas informações permitem identificar necessidades e criar eficiência no dia a dia das empresas, pois o processo decisório necessita de informações de qualidade (ELEUTÉRIO, 2015, p. 35).
Afirmativa V – Falsa: A confiabilidade indica o grau de confiança na fonte produtora da informação que será utilizada dentro da organização, e não a relevância, que se refere à importância da informação para a tomada de decisão.
	
	B
	F; V; V; F; V;
	
	C
	F; F; V; V; V;
	
	D
	V; F; V; F; V;
	
	E
	V; F; F; V; V.
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Quando bem gerenciadas, as informações podem proporcionar à empresa mais agilidade em seus processos, além de fomentar e aprimorar os processos decisórios. Neste contexto, e a partir dos conteúdos vistos em aula e no material didático, leia as afirmativas a seguir e analise-as.
I. A gestão da informação ganhou atenção nos últimos anos em função de trabalhar com recursos que são fundamentais para os processos organizacionais, como o processo decisório e a utilização efetiva da informação dentro das empresas.
II. O grande volume de dados e informações que cerca as organizações atualmente é fator que deve ser observado, mas não exige a necessidade de gerenciamento por meios tecnológicos e eletrônicos.
III. Os sistemas de informações gerenciais passam a ser usados como ferramenta estratégica dentro das empresas, auxiliando gestores a buscar e conferir aos dados e informações que possuem sentido e significado, tornando-os úteis aos processos organizacionais.
IV. Às empresas contemporâneas, em função do excesso de dados e informações e da velocidade com que estes elementos surgem a cada dia, se torna um objetivo estratégico gerenciar suas informações internas, sendo que a organização não possui controle das informações e situações externas.
Assinale a alternativa queapresenta a resposta correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
	
	B
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
Justificativa: Conforme pode ser observado no material estudado na disciplina, a gestão da informação passou a ter papel de destaque dentro das empresas, pois auxilia as organizações a gerenciarem de maneira efetiva seus recursos informacionais, inclusive com o apoio de sistemas de informações gerenciais, que auxiliam as empresas a darem sentido e significado aos seus dados e informações, transformando-os em elementos úteis aos processos organizacionais. Ainda, os grandes volumes de dados e informações demandam das organizações a utilização de ferramentas tecnológicas, uma vez que quanto maior a quantidade de dados, maior a dificuldade para gerenciá-los. De outra parte, gerenciar as informações internas e externas é fundamental para as empresas, pois é o uso adequado destes elementos que pode conferir vantagens competitivas às empresas e lhes auxiliar a alcançar o sucesso empresarial (ELEUTÉRIO, 2015, p. 24-25). Desta forma, as afirmativas II e IV estão incorretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas;
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas;
	
	E
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Sobre os elementos da comunicação, analise as seguintes situações: 
- Um jurista é convidado a palestrar em um congresso de Medicina para falar de implicações legais de determinados atos médicos. Sua linguagem é recheada de termos jurídicos, expressões em latim e palavras difíceis. Mesmo sendo considerados muito cultos para os padrões sociais vigentes, vários médicos participantes do congresso não conseguiram compreender na totalidade os temas abordados pelo palestrante;
- Um jovem estudante universitário tem um artigo científico aprovado para um congresso nacional e é convidado a apresentálo. O congresso acontece em outro estado. A linguagem utilizada pelo estudante em sua apresentação é composta por gírias e regionalismos, de modo que muitas das pessoas presentes ao congresso não puderam compreender o conteúdo em plenitude.
Podemos dizer que, nos dois casos, houve ruídos na comunicação, pois os públicos não foram impactados da forma como os emissores pretendiam.?Isso ocorreu porque:
Nota: 20.0
	
	A
	O referente (contexto) não era adequado à mensagem.
 
	
	B
	Emissor e receptor não partilhavam do mesmo código.
Você acertou!
Os ruídos na comunicação nada mais são do que qualquer elemento que interfira no processo da transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor. Os ruídos podem ser resultados de elementos internos e externos. Existem quatro tipos de ruídos de comunicação sendo eles: físico, fisiológico, psicológico e semântico (Aula 01, Tema 04 - Elementos da comunicação, p. 20).
	
	C
	O canal utilizado não foi o mais adequado.
	
	D
	Emissor e receptor não estavam preparados para uma exposição tão rica em detalhes.
	
	E
	O canal utilizado não foi o mais adequado e o emissor estava preparado para se fazer entender em todas as opções.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes