Buscar

Avaliando Aprendizado 1 2017.2 Educação fisica Adaptada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliando Aprendizado 1 - 2017.2 - Educação Física Adaptada
1 - Os diferentes paradigmas que orientaram a educação de pessoas com deficiência no Brasil mostram que está ocorrendo uma passagem do paradigma da integração para o paradigma da inclusão. Fazendo um paralelo desse processo educacional das pessoas com deficiência, assinale a opção correta sobre o processo de inclusão na prática de exercícios físicos
Resposta: O convívio com a diversidade humana e a diferença é valorizado no paradigma da inclusão, portanto, todos os espaços, públicos e privados, devem propiciar o pleno acesso às pessoas com deficiência.
2 - Diversos recursos materiais e metodológicos podem ser utilizados adequadamente para o atendimento às pessoas com deficiência propiciando a inclusão na prática de exercícios físicos e atividades esportivas. Assinale a opção que contemple adequações necessárias para as pessoas com deficiência física:
Resposta: rampas e elevadores de acesso
3 - A pessoa com deficiência Intelectual encontra inúmeras barreiras nas interações que realiza com o meio pra assimilar, desde os componentes físicos do objeto de conhecimento, como por exemplo, o reconhecimento e a identificação da cor, forma, textura, tamanho e outras características que ele precisa retirar diretamente do objeto. A pessoa com deficiência Intelectual apresenta prejuízo no funcionamento, na estruturação e na reelaboração do conhecimento. Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa correta
Resposta: A primeira é verdadeira e a segunda explica a primeira.
4 - Considere as 2 (duas) afirmativas abaixo apresentadas por Munster In: Schwartz (2004) na obra Educação Física no Ensino Superior - Atividades Recreativas:
A) (...) Oportunidades desiguais na apropriação e utilização do espaço pelas pessoas algum tipo de deficiência constitui um tipo de barreira que restringe o acesso ao lazer, o que acaba cerceando a liberdade de escolha dessas pessoas ainda que desejem melhorar a qualidade de sua vidas.
B) (...) Por outro lado há, também comportamentos das pessoas que não experimentam deficiências como parte de sua realidade, fazendo com que ignorem, evitem, segreguem ou até mesmo rejeitem as pessoas que as possuem.
Considerando as 2 formas descritas acima de impedir a Inclusão das pessoas com deficiências, assinale a opção que descreve respectivamente a que tipo de BARREIRAS os autores estão se referindo:
Resposta: Arquitetônicas e Atitudinais
5 - Segundo Munster (In: SCHWARTZ, 2004) da mesma forma que os valores, os conteúdos das vivências a serem sugeridos para as pessoas com deficiências não se diferenciam dos "convencionais" e, portanto, observa-se as mesmas áreas de interesses culturais propostas por Dumazedier (1980) e complementadas por Camargo (1998). Diante desta assertiva assinale, dentre as opções abaixo, a única que apresenta corretamente as áreas de interesse propostas por estes autores:
Respsota: artísticos, intelectuais, fisico-esportivos, manuais, sociais e turísticos

Outros materiais