Buscar

212568

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 PSICOLOGIA SOCIAL I
A PSCIOLOGIA SOCIAL 
*
Psicologia Social
 Para o psicólogo brasileiro Aroldo Rodrigues: 
 É a área da Psicologia que procura estudar a interação Social. 
 É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas ou pela mera expectativa de tal interação, bem como dos processos cognitivos suscitados pelo processo de interação social. 
*
Psicologia Social: Objeto de Pesquisa 
Os objetos investigados por esta área da Psicologia são
A interação, A interdependência entre os indivíduos e o encontro social. 
Dessa perspectiva, alguns dos principais conceitos são:
 
A percepção social;
 A comunicação;
 As atitudes e a mudança de atitudes;
O processo de socialização;
Os grupos sociais e 
 os papéis sociais.
*
Percepção Social
Quando uma pessoa encontra outra(s), o primeiro processo que se desencadeia é o da percepção social. 
Percebemo-nos mutuamente e formamos uma impressão acerca do outro. Percebemos não só a presença do outro, mas um conjunto de características que apresenta,o que nos possibilita “ter uma impressão” dele. 
*
Percepção Social
 
 Essa percepção é possível porque, a partir de nossos contatos com o mundo,vamos organizando estas informações em nossa cognição e será essa organização que nos permitirá compreender ou categorizar um novo fato. 
A Percepção é pois, um processo que vai desde a recepção do estímulo pelos órgãos do sentido, até a atribuição de significado ao estímulo. 
*
 interação Social 
 A interação social suscita uma interpretação mais subjetiva do que a que ocorre na percepção de objetos, e tendemos a pensar: por que alguém faz isso ou aquilo, o que ela pretende...
*
Comunicação
A percepção acerca do outro é uma forma de comunicação que depende da atribuição de significado à situação vivida.
A comunicação é um processo que passa pela percepção, na medida em que envolve codificação e decodificação de mensagens, seja pelo meio cognitivo, seja pelo meio expressivo;
Há um processo de interdependência, conformidade e influência entre as pessoas que se comunicam. 
*
Comunicação
A comunicação não é constituída apenas de código verbal.também utilizamos para a comunicação expressões de rosto , gestos ,movimento , desenhos e sinais .
A partir desse esquema básico da comunicação:transmissor (o que codifica),mensagem ( transmitida utilizando um código) e receptor ( o que decodifica ) a Psicologia social estudou o processo de interdependência e de influência entre as pessoas que se comunicam. 
*
Comunicação
A partir desse esquema da comunicação a Psicologia social estudou para responder as questões do tipo: 
 
Como se dá a influência; Quais características da mensagem; Como aumentar o poder de persuasão por meio da comunicação e quais os processos psicológicos envolvidos na comunicação.
*
Atitudes 
A partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo organiza suas informações, relacionando-as com afetos (positivos ou negativos) e desenvolvendo uma predisposição para agir (favorável ou desfavorável) em relação às pessoas e objetos presentes no meio social. 
Na psicologia social definimos atitude como uma predisposição – positiva ou negativa, para agir numa determinada direção. 
*
Atitudes 
Diferente do que se pensa no senso comum, nós não tomamos atitudes (ação, comportamento), mas sim desenvolvemos atitudes (crenças, valores) em relação aos objetos do meio social. 
*
 Atitudes 
 
As atitudes possibilitam-nos uma certa regularidade na relação com o meio;
Temos atitudes positivas em relação a determinados objetos ou pessoas ;
 isto predispõe a ação favorável em relação a eles
Isto porque os componentes da atitude – informações, afeto e predisposição para agir- tendem a ser congruentes.
As Atitudes são bons preditores de comportamentos 
*
Atitudes 
No entanto,não é com tanta facilidade que conseguimos prever o comportamento de alguém a partir do conhecimento de sua atitude , pois o nosso comportamento é resultante de situação dada e de várias atitudes mobilizadas em situações específicas.
 
*
Atitudes 
A análise de atitudes e preferências constitui um objetivo de primeira necessidade para a compreensão de comportamentos, como o racismo, as ideologias, modelos estereotipados, etc., como também nos mecanismos de modificação de atitudes.
*
Mudança de Atitude 
Nossas atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos e novos comportamentos ou mesmo novas situações. 
 
 ex: podemos mudar de atitude em relação a um determinado objeto porque descobrimos que ele faz bem à saúde ...
*
Mudança de Atitude 
Podemos ainda mudar uma atitude quando somos obrigados a nos comportar em desacordo com ela ;
 
 ex:Não gostar dos rapazes que moram no seu prédio (atitude negativa), mas será obrigado a conviver com eles, pois passaram a estudar na mesma classe. Para evitar uma tensão constante, que levaria a um conflito, você irá procurar a descobrir aspectos positivos neles(como serem bons alunos), que permitam uma aproximação, que gerará a mudança de atitude (atitude positiva) . 
*
Mudança de Atitude 
Existe uma forte tendência a manter os comportamentos das atitudes em consonância . 
 Informações positivas sobre os rapazes, por exemplo, levarão a afeto positivo . Informações positivas e afeto positivo levam a um comportamento favorável na direção do objeto 
*
Processo de Socialização 
As nossas atitudes são importantes, pois, em certo sentido, são elas que norteiam o nosso comportamento; 
 Contudo, ainda há a influência dos motivos, interesses e necessidades e esse conjunto de aspectos psicológicos permite-nos compreender,atribuir significado e responder ao outro . 
*
 Processo de Socialização 
Denominamos processo de socialização, a formação de um conjunto de crenças, valores e significações;
Nesse processo, o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por esse conjunto. 
*
Grupos Sociais 
 As organizações grupais servem de intermediários entre o conjunto social mais amplo e o indivíduo e essa intermediação é feita pelos grupos sociais.
 Para a psicologia social, os grupos sociais são formados pela reunião de pessoas que compartilham um objetivo, produzindo traços de filiação e interação social entre elas. 
*
 Grupos Sociais 
Esse conjunto de pessoas deve estar em contato, considerar-se mutuamente como membros de um grupo e ter algo importante em comum. 
Assim, quando temos um encontro como o da sala de aula, podemos dizer que estão se encontrando representantes de diferentes grupos sociais: você representando a sua família, seus grupos de amigos, seu grupo religioso, etc. 
 
*
Grupos Sociais 
E do outro lado, cada um da sala de aula , está representando os seus diversos e variados grupos sociais, os quais nos referenciamos para saber como nos comportar, como dizer, como perceber o outro,do que gostar e do que não gostar ....
*
Grupos Sociais 
Os grupos sociais são pequenas organizações de indivíduos que possuindo objetivos comuns, desenvolvem ações na direção desses objetivos
Para garantir essa organização, possuem normas; formas de pressionar seus elementos para que se conformem às normas e impedindo que abandonem o grupo.
A Psicologia social dedicou grande parte de seus estudos à compreensão desses processos grupais
*
Papéis Sociais 
Se entendemos a sociedade como um conjunto de posições sociais ( como a posição do médico,
de professor, de filho, de aluno, de pai, etc.), todas as expectativas de comportamento estabelecidas pelo conjunto social para os ocupantes das diferentes posições determinam o papel prescrito.
 Assim, sabemos o que esperar de alguém que ocupa determinada posição. 
Portanto, em nosso encontro, ao sabermos que você é estudante, saberemos também alguns comportamentos que devemos esperar de você e, por sua vez, você saberá o que esperar de nós. 
*
Papéis Sociais 
Todos os comportamentos que manifestamos em nosso encontro, são chamados Papel desempenhado; 
Tais comportamentos, por sua vez, podem ou não estar de acordo com a prescrição social ,ou seja, de acordo com as normas prescritas socialmente para o desempenho de um determinado papel. 
*
Papéis Sociais 
 Os papéis sociais permitem-nos compreender a situação social, pois são referências para a nossa percepção do outro e ao mesmo tempo referências para o nosso próprio comportamento 
 
 1- Aprendemos no decorrer de nossa socialização o que está prescrito para os ocupantes de diversas posições 
 
2- Se formos convidados a realizar uma palestra em uma escola, não iremos vestidos como se estivéssemos indo para uma boate .
*
Papéis Sociais 
 
Quando o aprendemos um papel social, aprendemos também o papel complementar
 ex: pai filho, aluno professor 
Aprender os nossos papéis sociais é , na realidade, aprender o conjunto de rituais que nossa sociedade criou 
 
*
Papéis Sociais 
 
 
Destaca-se que cada encontro social , cada momento de comunicação e interação entre as pessoas são sempre momentos de nosso processo de socialização, que é ininterrupto no decorrer de nossas vidas.
*
UMA NOVA PSICOLOGIA SOCIAL
 
Com uma posição mais crítica em relação à realidade social e à contribuição da ciência para a transformação da sociedade, vem sendo desenvolvida uma nova Psicologia social, buscando a superação das limitações apontadas anteriormente.
*
O que quer dizer isso?
Significa que Psicologia social como área de conhecimento passa a estudar o psiquismo humano visando compreender como se dá a construção desse mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem. O mundo objetivo passa a ser visto não como fator de influência para o desenvolvimento da subjetividade, mas como fator constitutivo.
*
O que quer dizer isso?
 Nessa perspectiva, o comportamento deixa de ser o objeto de estudo, para ser uma das expressões do mundo psíquico e fonte importante de dados para a compreensão da subjetividade, pois ele se encontra no nível do empírico e pode ser observado;
Essa Nova Psicologia Social pretende ir além do que é observável, ou seja, além do comportamento, buscando compreender o mundo invisível do homem.
*
Referência 
 
 A Psicologia Social. BOCK, Ana Mercês Bahia ; FURTADO; O.; TEXEIRA, M. de L. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. Reformada e ampliada. São Paulo: Saraiva, 1999. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando