Buscar

AV SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Disciplina:  SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
	Avaliação:  CCE0668_AV_201501789661      Data: 29/08/2017 11:29:14 (F)       Critério: AV
	Aluno: 201501789661 - ALINE SPANO DOS SANTOS
	Nota Prova: 7,7 de 8,0      Nota Partic.: 2,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 692840)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Norma ISO 14.001 preconiza que a organização deva assegurar que qualquer pessoa que, para ela ou em seu nome, realize tarefas que tenham potencial de causar impacto(s) ambiental(is) significativo(s) seja competente com base em formação apropriada, treinamento e experiência. Em quais situações o treinamento deve ser ministrado?
		
	
Resposta: Admissão de funcionários, Transferência de funcionário (para outro setor), erros de funcionário, Mudanças na politica ambiental.
	
Fundamentação do Professor: certo.
	
Gabarito: Admissão de novos funcionários; transferência de funcionários (nova função); erros de funcionários; alterações nos procedimentos; introdução de novos processos, materiais, produtos químicos ou equipamentos; alteração nos objetivos e metas ambientais; alteração nas legislações ou outros requisitos e não-atendimento do gerenciamento do SGA por alguma atividade.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 162860)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	O que são indicadores de desempenho ambiental ?
		
	
Resposta: São medidas de acompanhamentos para que os impactos negativos sejam evitados e mitigados.
	
Fundamentação do Professor: Os indicadores de desempenho são medidas padronizadas, realizadas periodicamente para interpretar os resultados obtidos.
	
Gabarito: Os indicadores de desempenho são medidas padronizadas, realizadas periodicamente para interpretar os resultados obtidos.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 142045)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mecanismos tradicionais de produção estão sendo substituídos por outros, alinhados a uma política ambiental que preserva o verde e utiliza uma energia limpa. Assinale a alternativa que está condizente com este pensamento:
		
	
	Processos passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo maior custo - menos poluente - mais simples tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo.
	
	Processos não passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais simples tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo.
	
	Processos passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais complexo tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo.
	 
	Processos passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais simples tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo.
	
	Processos não passam por aperfeiçoamento constante, onde o triângulo menor custo - menos poluente - mais complexo tem sido mandatório na hora de se criar ou modificar tal processo.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 162833)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise a frase a seguir: ¿Para cada desvantagem em relação à implantação do SGA, facilmente teremos três vantagens diretamente relacionadas.¿ A respeito dessa frase, podemos afirmar que:
		
	
	Ao estabelecer uma comparação entre as vantagens e desvantagens da aplicação de um SGA, sabemos para onde a balança pesa: na maioria das vezes contra o SGA.
	
	Ao estabelecer uma comparação entre as vantagens e desvantagens da aplicação de um SGA, sabemos para onde a balança pesa: algumas vezes contra o SGA.
	
	Ao estabelecer uma comparação entre as vantagens e desvantagens da aplicação de um SGA, não sabemos para onde a balança pesa: nem sempre a favor, nem sempre contra o SGA.
	
	Ao estabelecer uma comparação entre as vantagens e desvantagens da aplicação de um SGA, sabemos para onde a balança pesa: algumas vezes a favor do SGA.
	 
	Ao estabelecer uma comparação entre as vantagens e desvantagens da aplicação de um SGA, sabemos para onde a balança pesa: na maioria das vezes a favor do SGA.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 710318)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ISO é utilizada em 3 idiomas oficiais. Quais são eles?
		
	
	Espanhol, Francês e Alemão
	 
	Inglês, Francês e Russo.
	
	Português, Inglês e Espanhol.
	
	Português , Inglês e Alemão.
	
	Espanhol, Inglês e Russo
		
	
	 6a Questão (Ref.: 142036)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A certificação ambiental consiste na obtenção do selo ISO 14001. Com base nos assuntos vistos, identifique a afirmativa que NÃO expressa a verdade:
		
	
	Após a comprovação pela auditoria externa do atendimento dos requisitos, as empresas poderão estampar nos seus produtos os selos chancelados pela ISO, bem como os relativos a certificados específicos como os de gestão ambiental, auditoria ambiental e avaliação de desempenho.
	
	O certificado tem validade de três anos. A empresa receberá auditorias anuais, com o objetivo de fiscalizar e conferir se o SGA certificado passou por melhorias e correções conforme previsto.
	 
	O selo não tem um valor de imagem para a empresa que o obtém, apesar de estar ecologicamente correta.
	
	Caso a auditoria encontre irregularidades e não conformidades, o selo poderá ser cancelado.
	
	Após o período de três anos, a empresa deverá passar por uma nova auditoria de certificação.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 679628)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para que o comprometimento com a melhoria contínua possa efetivamente existir, é fundamental que a alta administração da organização acompanhe, em intervalos predefinidos, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Esta revisão do SGA deve contemplar a eventual modificação da Política Ambiental devido a algumas razões, exceto:
		
	
	Avanços na ciência e tecnologia.
	
	Lições aprendidas a partir dos incidentes ambientais.
	 
	Solicitação da Entidade Sindical.
	
	Modificações na legislação.
	
	Mudanças das expectativas e dos requisitos das partes interessadas.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 769650)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a NBR ISO 19011:2002, as auditorias são caracterizadas pela confiança em alguns princípios. Eles fazem da auditoria uma ferramenta eficaz e confiável em apoio a políticas de gestão e controles, fornecendo informações sobre as quais uma organização pode agir para melhorar o(a) (Fonte: CESGRANRIO).
		
	
	sua performance no mercado
	
	sua produtividade
	 
	seu desempenho
	
	clima organizacional na instituição auditada
	
	grau de confiança dos clientes
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 653036)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A análise de impactos analisa os impactos das emissões e do esgotamento da matéria-prima. O que resulta desse inventário é um trabalho mais objetivo de um estudo de ACV. O método mais antigo desta análise consiste no cálculo da cadeia completa de causa e efeito de cada impacto em um ser vivo. O nome deste método é:
		
	
	SGE
	
	SGC
	 
	EPS
	
	ICLA
	
	EPA
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 660897)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A eficiência de um Sistema de Gestão Ambiental é obtida através de um balanceamento que se inicia no fornecimento de bens e serviços a preços competitivos, satisfazendo as demandas impostas pelo mercado, mas que tragam qualidade de vida. Não se pode deixar de considerar a responsabilidade social como um compromisso contínuo da empresa moderna. Essa responsabilidade social tem como objetivo:
		
	
	Induzir os funcionários a usarem EPI fora da validade.
	
	estimular a compra de produtos que não podem ser reaproveitados ou reciclados
	 
	promover a melhoria da qualidade de vida, de sua força de trabalho, da família e da comunidadeonde está inserida.
	
	visa a melhoria da lucratividade da empresa, comprando produtos com alto tempo de vida.
	
	promover a economia do uso de EPI´s , investindo em ações inseguras.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes