Buscar

154981

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
“Não há nada permanente, exceto a mudança.”
Heráclito, fragmento (século VI a.C.)
*
*
Objetivos
Estudar o desenvolvimento humano e sua constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento.
Relacionar influências genéticas, históricas, sociais, geopolíticas e ambientais.
Discutir tópicos contemporâneos relacionados ao tema.
*
*
Bibliografia
PAPALIA, D.E.; OLDS, S.W. Desenvolvimento Humano. 8.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2006.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997.
BELSKY, J. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2010.
COLE, M. & COLE, S.R. Desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2003.
*
*
Definições de Desenvolvimento
Desenvolvimento humano: estudo científico dos processos de mudança e estabilidade ao longo do ciclo de vida humano. (COLE, 2003)
O estudo do desenvolvimento humano tem aplicações práticas, como ajudar as pessoas a lidar com as transições da vida, por exemplo, uma mudança de emprego ou de carreira. (p. 9)
*
*
O Estudo do Desenvolvimento Humano
Os processos de mudança e estabilidade estudados pelos cientistas do desenvolvimento ocorrem em todos os aspectos do desenvolvimento e ao longo de todos os períodos do ciclo de vida.
Mudança quantitativa: mudança em número ou quantidade, como na altura, no peso ou tamanho do vocabulário.
Mudança qualitativa: mudança no tipo, na estrutura ou organização, como a mudança da comunicação não-verbal para a verbal.
*
*
PREMISSAS
O estudo do desenvolvimento humano evoluiu de estudos sobre a infância para estudos sobre os período da vida.
O estudo do desenvolvimento humano procura descrever, explicar, prever e modificar o comportamento.
O estudo do desenvolvimento estudam as mudanças quantitativas e qualitativas e a estabilidade nos domínios físico, cognitivo e psicossocial.
O desenvolvimento está sujeito a influências internas e externas, tanto normativas como não-normativas.
Importantes influências contextuais sobre o desenvolvimento incluem a família, o bairro, a condição socioeconômica, a etnicidade e a cultura.
*
*
*
*
Princípios Norteadores do Desenvolvimento (BALTES, 1987)
O desenvolvimento é vitalício.
O desenvolvimento envolve ganho e perda.
Influências relativas de mudanças biológicas e culturais sobre o ciclo de vida. 
Desenvolvimento envolve mudança na alocação de recursos.
O desenvolvimento revela plasticidade.
O desenvolvimento é influenciado pelo contexto histórico e cultural.
*
*
O desenvolvimento é vitalício.
		
		O desenvolvimento é um processo vitalício de mudança na capacidade de se adaptar às situações escolhidas ou nas quais a pessoa se encontra. Cada período do ciclo de vida é afetado pelo que aconteceu antes e afetará o que está por vir. Cada período tem suas próprias características e valores; nenhum é mais ou menos importante que qualquer outro. Mesmo pessoas muito velhas podem crescer emocionalmente e intelectualmente. A experiência da morte pode ser a última tentativa de chegar a um acordo com a própria vida – em resumo, de se desenvolver.
*
*
O desenvolvimento envolve ganho e perda.
		O desenvolvimento é multidimensional e multidirecional. Ocorre ao longo de múltiplas dimensões que interagem – biológica, psicológica e social –, cada uma delas podendo se desenvolver em ritmos diferentes. O desenvolvimento também prossegue em mais de uma direção. Enquanto as pessoas ganham em uma área, podem perder em outra, às vezes ao mesmo tempo. As crianças crescem principalmente em uma direção – para cima – tanto em tamanho quanto em habilidades. Depois o equilíbrio aos poucos se desloca. Os adolescentes ganham em termos de habilidade física, mas perdem a facilidade em aprender uma língua. Algumas habilidades, como o vocabulário, continuam crescendo ao longo da idade adulta; outras, como a capacidade de resolver problemas não familiares, poderão diminuir; e alguns novos atributos, como o conhecimento especializado, poderão se desenvolver na meia-idade. As pessoas procuram maximizar os ganhos concentrando-se em fazer coisas que sabem fazer bem e minimizar perdas aprendendo a administrá-las ou compensá-las – por exemplo, escrevendo listas de coisas a serem lembradas quando a memória se debilita.
*
*
Influências relativas de mudanças biológicas e culturais sobre o ciclo de vida.
		O processo de desenvolvimento é influenciado tanto pela biologia quanto pela cultura, mas o equilíbrio entre essas influências se altera. Influências biológicas, como acuidade sensorial, força e coordenação muscular, tornam-se mais fracas com a idade, mas apoios culturais, tais como educação, relacionamentos e ambientes tecnologicamente amigáveis à idade, podem ajudar a compensar.
*
*
Desenvolvimento envolve mudança na alocação de recursos.
		Os indivíduos escolhem como “investir” seus recursos de tempo, energia, talento, dinheiro e apoio social de várias maneiras. Os recursos podem ser usados para o crescimento (por exemplo, aprender a tocar um instrumento ou aprimorar uma habilidade), para a conservação ou recuperação (praticar para manter ou recobrar uma proficiência), ou para lidar com a perda quando a conservação e a recuperação não forem possíveis. A alocação de recursos para essas três funções muda ao longo da vida, à medida que diminui o conjunto de recursos disponíveis. Na infância e no início da vida adulta, a maior parte dos recursos é direcionada para o crescimento; na velhice, para a regulação da perda. Na meia-idade, a alocação é mais equilibrada entre as três funções.
*
*
O desenvolvimento revela plasticidade.
		Muitas capacidades, como a memória, a força física e a resistência, podem ser aperfeiçoadas com o treinamento e a prática, mesmo em idade avançada. Mas, como aprendeu Itard, até mesmo nas crianças a plasticidade tem limites. Uma das tarefas da pesquisa em desenvolvimento é descobrir até que ponto determinados tipos de desenvolvimento podem ser modificados em diversas idades.
*
*
O desenvolvimento é influenciado pelo contexto histórico e cultural.
		Cada pessoa se desenvolve em múltiplos contextos – circunstâncias ou condições definidas em parte pela maturação e em parte pelo tempo e lugar. Além da regulação pela idade e das influências não-normativas, os seres humanos não apenas influenciam mas também são influenciados pelo contexto histórico-cultural. Conforme discutiremos ao longo deste livro, os cientistas do desenvolvimento descobriram diferenças significativas entre coortes no funcionamento intelectual, no desenvolvimento emocional de mulheres na meia-idade e na flexibilidade da personalidade na velhice.
*
*
*
*
Domínios do Desenvolvimento
Os processo de mudança e estabilidade estudados pelos cientistas do desenvolvimento ocorrem em todos os aspectos do desenvolvimento e ao longo de todos os períodos do ciclo de vida.
A mudança e a estabilidade ocorrem em vários domínios, ou dimensões, do eu. Os cientistas do desenvolvimento fazem distinção entre:
Desenvolvimento físico;
Desenvolvimento cognitivo;
Desenvolvimento psicossocial.
*
*
Desenvolvimento Físico
		O crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde fazem parte do desenvolvimento físico e podem influenciar os outros domínios do desenvolvimento. Por exemplo, uma criança com freqüentes infecções no ouvido poderá desenvolver mais lentamente a linguagem do que outra que não tem esse problema. Durante a puberdade, mudanças físicas e hormonais dramáticas afetam o desenvolvimento do senso de identidade. Ao contrário, mudanças físicas no cérebro de alguns adultos idosos podem levar a uma deterioração intelectual e da personalidade.
*
*
Desenvolvimento Cognitivo
		Mudança e estabilidade em capacidades mentais como aprendizagem, atenção, memória, linguagem, pensamento, raciocínio e criatividade, constituem o desenvolvimento
cognitivo. Avanços e declínios cognitivos estão intimamente relacionados a fatores físicos, emocionais e sociais. A capacidade de falar depende do desenvolvimento físico da boca e do cérebro. Uma criança precoce no desenvolvimento da linguagem provavelmente evocará reações positivas nos outros e terá ganhos em termos de autovalor. O desenvolvimento da memória reflete ganhos ou perdas nas conexões físicas do cérebro. Um adulto que tem dificuldade para lembrar os nomes das pessoas (um problema comum) pode sentir-se constrangido e reticente em situações sociais.
*
*
Desenvolvimento Psicossocial
		Mudança e estabilidade nas emoções, na personalidade e nos relacionamentos sociais constituem o desenvolvimento psicossocial, e isso pode afetar o funcionamento cognitivo e físico. A ansiedade ao fazer um teste pode prejudicar o desempenho. O apoio social pode ajudar as pessoas a enfrentar efeitos potencialmente negativos do estresse na saúde física e mental. Pesquisadores chegaram a identificar possíveis ligações entre personalidade e duração da vida. Inversamente, as capacidades física e cognitiva podem afetar o desenvolvimento psicossocial, além de contribuírem significativamente para a auto-estima e poderem afetar a aceitação social e a escolha profissional.
*
*
*
*
Períodos do Ciclo de Vida
Período Pré-natal (da concepção ao nascimento)
Primeira Infância (do nascimento aos 3 anos)
Segunda Infância (3 a 6 anos)
Terceira Infância (6 a 11 anos)
Adolescência (11 a 20 anos)
Vida adulta (21 a 40 anos)
Meia-idade (40 a 65 anos)
3ª idade ou velhice (após 65 anos)
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Perspectivas Teóricas
Comportamental
Genética
Evolucionista
Interacionista
Psicossexual
Psicossocial
Sócio-histórica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais