Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL AULAS 1 A 5

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL
INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS DE DIREITO – aula 01
Ao final desta aula, você será capaz de:
• descrever e identificar a importância da norma jurídica para o estudo da disciplina Direito Empresarial.
Você sabe qual é a origem do termo Direito?
O termo Direito provém da palavra latina directum, que significa reto.
O Direito tem sua definição nominal etimológica como sendo a qualidade daquilo que é regra.
O Direito pode ser definido como aquilo que é mais adequado para o indivíduo que, vivendo em sociedade, tal direito deve compreender fundamentalmente o interesse da coletividade.
Do interesse da coletividade estar compreendido no Direito, surgem longas discussões que se travam ao logo dos tempos.
•Certo OU errado?
•É Direito OU não é Direito?
Essas longas discussões obrigam os conceitos do certo ou errado, do direito e do não direito a se adaptarem às novas realidades geográficas, religiosas, humanísticas e históricas, para descrever apenas algumas questões que interferem na evolução e adequação do direito a ser aplicado.
Flávia Leal Vilanova afirma que, diante da realidade social em que vivemos, de inseguranças e incertezas, onde a fronteira entre o que é moralmente correto ou incorreto não pode ser avistada com clareza, talvez seja o momento de repensar sobre a razão e como esta deve ser aplicada às questões que a sociedade enfrenta.
Chegou a hora de percebermos que SER HUMANO é a melhor das nossas faculdades para compreender e solucionar problemas tão simplesmente humanos.
Temos que reconstruir os valores humanos, para que associados às evoluções do campo da ciência, possam contribuir para as relações sociais serem harmoniosas e pacíficas, recuperando a capacidade de viver em coletividade e em prol de um bem estar comum.
Para que a coletividade viva num bem estar comum, devem ser estabelecidas normas jurídicas que estejam para além do mero formalismo, que atuem em simbiose com a realidade socioeconômica e que correspondam aos anseios sociais de justiça, de equilíbrio socioeconômico e de dignidade.
Mas em quais princípios estas normas estariam baseadas? Nos princípios da Ética.
Ética é um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano moral. É a teoria ou ciência do comportamento moral do homem em sociedade.
Diferenças entre Ética e Moral:
ÉTICA: Parte de uma série de práticas morais e busca determinar a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes de justificação desses juízos e o princípio que rege a mudança e a sucessão de diferentes sistemas morais.
MORAL: A moral não é estática. É um fato histórico mutável e dinâmico que acompanha as mudanças políticas, econômicas e sociais e onde a existência de princípios absolutos se torna impossível.
Direito Empresarial
• A empresa compõe o cenário de atuação de um ramo do Direito designado Direito Empresarial.
• O Direito Empresarial desdobra-se num dos ramos do Direito Privado e se estrutura por meio de um conjunto de normas, cujo objetivo é harmonia nas relações empresariais.
• A aplicação da Teoria da Empresa (construída desde o século XIX) foi inserida no sistema jurídico brasileiro com o advento do Código Civil de 2002.
• Longe de parecer somente uma mudança de vocábulo, a Teoria da Empresa consagra o que há muito tempo os tribunais já aplicavam: a relevância da atividade economicamente organizada.
EXERCÍCIOS:
A Teoria da Empresa instituiu no nosso ordenamento jurídico dois tipos de sociedades: a sociedade simples e a sociedade empresária. Estas duas espécies para serem consideradas regulares precisam de registro. Assinale a assertiva correta indicativa dos órgãos onde deverão registrar seus atos constitutivos:
( ) Junta Comercial e Instituto Nacional de Marcas e Patentes.
( ) Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Registro Público de Empresas mercantis.
( ) Registro de Notas e Registro de Interdições e Tutelas.
( ) Registro Público de Empresas Mercantis e Registro de Propriedade Industrial.
( ) Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Registro da Propriedade Industrial.	
Uma banca de jornal que funciona com quatro empregados, que se revezam em turnos distintos para a venda de mercadorias, pode ser considerada uma EMPRESA?
( ) Não, porque não se vincula a um estabelecimento imóvel
( ) Não, porque não se trata de atividade econômica realizada
( ) Sim, porque existe um faturamento mensal.
( ) NÃO, pela espécie de prestação de serviços oferecida
( ) Sim, porque uma atividade que realiza a circulação de serviços, mediante organização de fatores de produção (capital, trabalho, matéria-prima)
Sim, porque uma atividade que realiza a circulação de serviços, mediante organização de fatores de produção (capital, trabalho, matéria-prima)
( ) Código de Defesa do consumidor.
( ) Código Empresarial.
( ) Constituição Federal do Brasil. 
( ) A CLT quando trata a parte do empresário. 
( ) O Código Civil Brasileiro. GABARITANDO: 1-B 2-E C-E 
 
TEORIA DA EMPRESA E CONCEITO DE EMPRESÁRIO – AULA 02
Ao final desta aula, você será capaz de:
• identificar a ampliação do antigo conceito de comerciante para a nova designação de empresário diante do implemento da Teoria da Empresa.
Você conhece o significado da palavra Empresário para o Direito Empresarial?
Segundo a Teoria da Empresa, é considerado empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
O empresário pode ser pessoa natural ou jurídica. Veja os requisitos para a atividade empresarial.
• Profissionalismo - o empresário deve exercer sua atividade de forma habitual e não esporádica.
• Exercício da Atividade - O empresário exerce uma atividade, que é a própria empresa.
• Economia - A busca do lucro na exploração da empresa.
• Organização - Segundo Fábio Ulhoa Coelho, os fatores presentes na empresa são: o capital, a mão-de-obra, os insumos e a tecnologia.
• Produção - A fabricação de mercadorias ou a prestação de serviços.
• Circulação - A intermediação de mercadorias ou de serviços.
A pessoa natural que opta em abrir o seu próprio negócio individualmente, sem a constituição de sociedade com amigos ou conhecidos, é chamado de empresário individual.
Até o advento do novo Código Civil, sob a orientação da teoria dos atos de comércio, seu conceito técnico-jurídico era de comerciante.
Hoje, independentemente do negócio ser relacionado à produção, circulação de bens ou serviços, o que importa é que a atividade fim tenha se concretizado por meio de uma atividade economicamente organizada.
As ciências econômicas classificam a atividade economicamente organizada como empresa.
É realizada sob o comando do seu dono, agregando valores de produção para a realização da atividade final.
EXEMPLO: A pintura de uma casa realizada por um pintor de residências, certamente ficará inacabada se o profissional vier a adoecer. Isso porque o trabalho do autônomo necessita exclusivamente dele para que a obra seja concluída. 
Uma empresa de obras residenciais, o afastamento de um do seu titular (empresário individual) por conta de uma enfermidade, não inviabiliza que os empregados, os tratores, os maquinários dêem continuidade a obra. Nessa segunda hipótese, a estrutura empresarial está economicamente organizada com outros fatores de produção que se alinham à atividade da empresa, a ponto da ausência do seu titular não impedir a conclusão da obra. 
Algumas atividades permaneceram excluídas da nova conceituação de Empresário.
“Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercícioda profissão constituir elemento de empresa.”
Os pressupostos para regular o exercício da atividade empresarial estão estabelecidos no Artigo 972 do CC.
“Art. 972. Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.”
Um menor de idade, não pode ser um empresário, por não ter adquirido a capacidade civil plena, o menor não poderá exercer regularmente a atividade de empresário individual, exceto duas exceções. 
- Menor emancipado.
- A empresa como objeto de herança para o menor.
Existe algum impedimento nas sociedades entre marido e mulher?
Há um impedimento chamado relativo. Pela Lei  Civil,  no seu artigo 977CC, ele determina que marido e mulher podem contratar sociedade entre si, desde que o regime de casamento não seja o da comunhão total ou da separação de bens obrigatória.
- Tipos de sociedade formados e regidos pela Lei Civil.
• Sociedade entre Cônjuges sob o regime de comunhão parcial de bens;
• Sociedade entre pessoas com união estável;
• Sociedade entre homo afetivos. 
• Outro tipo de sociedade é o casamento entre sócios, já que o impedimento legal estabelecido no Artigo 977CC não se estende para aqueles que já constituíram a sociedade e são designados sócios.
O Artigo 973 do Código Civil determina que aquele que exercer atividade empresarial violando o impedimento legal para tal, responderá pelas obrigações contraídas.
O que ocorre com a empresa que funciona mesmo existindo um impedimento legal?
Para cumprir as suas obrigações, o empresário deve registrar-se na Junta Comercial, manter escrituração regular de seus negócios e levantar demonstrações contábeis periódicas.
Junta Comercial: É o órgão oficial encarregado da execução e administração dos serviços de registro.
Regras para escrituração dos livros e a contabilidade.
O empresário e a sociedade empresária deverão adotar um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, de acordo com a documentação respectiva, devendo levantar, anualmente o balanço patrimonial e o de resultado. 
EXERCÍCIOS: 
A proteção do nome empresarial é assegurada:
( ) mediante a simples utilização desse nome, de maneira continuada e uniforme, em todos os negócios da empresa, independentemente de qualquer arquivamento ou registro.
( ) Com o registro do nome empresarial no Cartório de pessoas físicas e naturais.
( ) com o arquivamento dos atos constitutivos da sociedade na Junta Comercial, ficando essa proteção circunscrita à jurisdição administrativa dessa mesma Junta Comercial.
( ) com o depósito do nome empresarial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que confere exclusividade em todo o território nacional.
( ) desde que não seja idêntico ou semelhante a outro que venha a ser posteriormente depositado na mesma Junta Comercial.
Quando se trata de livros sociais de uma S.A., podemos identificar o mesmo:
( ) Livro de presença dos acionistas.
( ) Livro de registro de saída de documentos.
( ) Livro de termo de ocorrência.
( ) Livro de registro de entrada e saída de mercadoria.
( ) Livro registro de entrada de mercadoria.
É correto afirmar, em relação ao empresário e à sociedade empresária:
( ) Em nenhuma hipótese poderá o incapaz exercer a atividade empresarial, já que privativa de quem estiver em pleno gozo da capacidade civil.
( ) Considera-se como empresário, como regra, também quem exerça profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.
( ) É facultativa a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
( ) A lei assegurará, ao empresário rural e ao pequeno empresário, tratamento diferenciado, favorecido e simplificado, quanto à inscrição e respectivos efeitos.
( ) Ainda que legalmente impedido, quem exercer a atividade empresarial não responde pessoalmente pelas obrigações contraídas e sim a pessoa jurídica que representa.
 GABARITANDO: 1-C 2-A 3-D 
ESTABELICIMENTO EMPRESARIAL, NOME EMPRESARIAL E DIREITO SOCIETÁRIL - AULA 03
Ao final desta aula, você será capaz de:
• conceituar o instituto do Estabelecimento Empresarial;
• identificar os elementos formadores do Estabelecimento Empresarial;
• definir a estrutura do Direito Societário no Sistema Jurídico Brasileiro.
Estabelecimento Empresarial é a reunião organizada dos bens corpóreos e incorpóreos para o exercício da empresa, por empresário ou por sociedade empresária.
Antes da Teoria da Empresa, este instituto era conhecido como Fundo de Comércio. Após o Código Civil, com a previsão no seu artigo 1.142CC, passou a ser classificado como Estabelecimento Empresarial ou Fundo de Empresa.
No que consiste o seu trespasse:
O trespasse consiste na venda do estabelecimento empresarial. Não podemos confundi-lo com a venda do ponto empresarial.
Veja o motivo, observando a diferença entre trespasse e venda:
• No trespasse há alienação de todo o complexo de bens.
• Na venda do ponto, subentende-se que a empresa somente mudará o local de exercício da sua atividade empresarial.
Elementos do estabelecimento empresarial:
• Bens Corpóreos: São bens materiais como: mercadoria, maquinários, frota, utensílios, entre outros.
• Bens Incorpóreos: Também conhecidos como Imateriais, são bens como: nome e título do estabelecimento, bem como a marca do produto utilizado pelo empresário.
• Ponto e Locação Empresarial: É o espaço físico, fixo ou não, onde o empresário se estabelece, constituindo um dos elementos incorpóreos do estabelecimento comercial. Em virtude dos investimentos pelo empresário despendidos para sua organização, o ponto gozará de proteção decorrente da Lei do Inquilinato (8.245/91).
• Nome Empresarial: É a identificação do sujeito para o exercício da empresa. 
- não se confunde com marca, pois esta representa um sinal de identificação perante ao publico consumidor. 
- não se confunde com o nome fantasia, também chamado de título do estabelecimento, que identifica o local em que a atividade é exercida. 
• Marcas dos Produtos: Apresenta uma proteção em lei especial conhecida como Lei de Propriedade Industrial, que disciplina a invenção, o modelo de utilidade, o desenho industrial e a marca.
Direito Societário
A grande relevância no estudo do Direito Societário é a personificação da sociedade que, ao invés dos sócios, atua nas relações jurídicas negociais. Isso faz com que a própria sociedade assuma e honre com as obrigações decorrentes da atividade empresarial.
Veja que a atividade empresarial poderá ser exercida de duas formas.
Pelo empresário, individualmente -> Apresenta a tranquilidade na lucratividade individual, porém, tem-se o fantasma da responsabilidade ilimitada do empresário, que exerce sua atividade em nome próprio, respondendo com todo o seu patrimônio pelas dívidas contraídas.
Pela constituição de uma sociedade -> É uma pessoa jurídica do direito privado que atende aos interesses de seus membros, atuando com objetivo de lucro, exercendo atividade economicamente organizada.
EXERCÍCIOS: 
No contrato de Arrendamento Mercantil, assinale abaixo a opção correta.
( ) Consumidor. ( ) Fiador.
( ) Locador. ( ) Locatário.
( ) Arrendatário.
		Nas sociedades de capital não há que se falar em aceitação pelos demais sócios a respeito da transferência de quotas ou das ações a incapaz, uma vez que esta se resolve diretamente com o Judiciário por meio de pedido de autorização para a manutenção da qualidade de sócio. Nesse caso, quem resguardará os interesses do sócio incapaz?
		Quest.: 2
	
	
( ) Pais, genitor sobrevivente, tutor ou curador, conforme o caso.
( ) Juiz, Ministério Público, pais.
( ) Acionista majoritário, tutor ou curador.
( ) Apenas os pais.
( ) Pais, avós, irmãos ou marido/mulher.
Considera-se estabelecimento:( ) O escritório de advocacia de que são locatários, em conjunto, vários profissionais
( ) O consultório dentário em que são prestados serviços oferecidos aos clientes, para a venda, produtos para a higiene bucal
( ) Os locais mantidos por fotógrafos amadores no qual são revelados os filmes
( ) O estúdio de um artista plástico, desde que em local diferente ao da sua residência
( ) O atelier de um artesão. GABARITANDO: 1 – E 2-A 3-B
 
ATO CONSTITUTIVO DA SOCIEDADE E AGENTES SOCIETÁRIOS – AULA 04
Ao final desta aula, você será capaz de:
• enumerar os elementos de validade do contrato social;
• identificar os agentes econômicos atuantes na sociedade;
• diferenciar os pontos relevantes que diferenciam sócio do administrador;
• definir o grau de responsabilidade do sócio e do administrador da sociedade.
O contrato social é o elemento constitutivo das normas estabelecidas entre os sócios e o documento que será levado ao Registro Público de Empresas Mercantis.
Contrato social: Sua elaboração deve obedecer as normas legais, contendo cláusulas que são essenciais para seu arquivamento na Junta Comercial como, por exemplo, o nome da sociedade, qualificação dos sócios, indicação da sede, dentre outros.
Elementos comuns do contrato social, veja os elementos comuns a qualquer ato jurídico.
• Capacidade • Objeto Lícito • Forma prescrita ou não defesa em lei
Veja agora os elementos específicos do contrato social, que são chamados assim por tratarem de questões próprias do Direito Societário.
• Pluralidade dos sócios • Participação nos resultados • Affection Societatis • Capital social 
PLURALIDADE DE SÓCIOS: O mínimo de integrantes para se constituir uma sociedade no Brasil é o mínimo de dois sócios, em regra, não há exigência que sejam pessoas naturais ou jurídicas, salvo as exceções das sociedades em nome coletivo e as subsidiárias integrais. 
Dessa forma, tal requisito afasta a possibilidade da sociedade unipessoal no Brasil ser uma regra. Na realidade a sociedade como um único sócio é admitida na sua constituição apenas na modalidade subsidiária integral. 
Quando a unipessoalidade ocorrer após a constituição da sociedade, como a morte de um dos dois únicos sócios, a lei concede um prazo de 180 dias para a reposição da pluralidade sob pena da abertura de dissolução da sociedade. A mesma regra se aplica às sociedades anônimas, sendo que para elas o prazo aumenta para um ano a contar da unipessoalidade superveniente. 
PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS: Todos os sócios devem participar dos resultados, quer de ordem positiva, quer negativa, na proporção de sua participação na sociedade. 
Antes do Código Civil de 2002 se admitia que os sócios dispusessem de forma contrária, ou seja, era permitido que um deles ficasse com os lucros e o outro sócio com as perdas. 
Eram as conhecidas sociedades leoninas. O princípio que norteava tal liberalidade era o principio da liberdade de contratar. Hoje, O Código Civil no artigo 1008CC estabelece a nulidade da clausula que não fizer previsão proporcional entre as perdas e lucros. 
AFFECTIO SOCIETATIS: O elemento affectio societatis consiste na afeição de se associar estabelecida entre os sócios, este requisito é próprio das sociedades de pessoas, onde a pessoalidade entre os sócios pode impedir que um estranho ingresse na sociedade posteriormente a sua formação inicial. 
Nas sociedades de capitais a sua presença é quase imperceptível, uma vez que o que impera nessas sociedades é a circulação de riquezas. As sociedades anônimas são exemplos de sociedades de capitais.
CAPITAL SOCIAL: Elemento específico indispensável para a formação da sociedade. Consiste na contribuição dos sócios para a formação de um contingente pecuniário pertencente à pessoa jurídica. 
Esta contribuição pode se ocorrer em espécie, bens ou créditos. Nos dois últimos casos, a responsabilidade por eventuais vícios redibitórios, evicção ou não satisfação do crédito, recai sobre o sócio que apresentou o respectivo bem ou crédito como forma de realização do capital social. 
Excepcionalmente, temos a contribuição em forma de serviços, caso único previsto no Novo Código Civil, quando dispõe o legislador a respeito das sociedades simples. 
A finalidade do capital social é oferecer garantia aos credores. Na realidade,
apesar de integrar o patrimônio da empresa, em conjunto com outros bens, o capital social não se confunde com este. Isso ocorre porque o capital social é estático enquanto que o patrimônio é dinâmico. 
São três os princípios que regem o capital social: intangibilidade, veracidade e unicidade. 
No primeiro deles, o capital social mostra-se intangível, ou seja, não é um capital para ser utilizado como capital de giro. A veracidade determina que deve haver uma transparência entre o montante declarado no contrato social e o valor real existente do capital social. O último princípio norteia que cada sociedade apresenta um único capital social. 
O capital social poderá ser modificado e, isso, não contraria o princípio da intangibilidade. 
Com efeito, a alteração só ocorre por provocação dos sócios, por procedimento assembleiar anterior. 
A modificação poderá ser para o aumento da redução do capital social, neste último caso, é necessário a notificação dos credores quirografários para que possam se manifestar a respeito. A notificação é necessária porque sendo o capital social uma garantia para os credores, devem esses tomar ciência que tal garantia está sendo reduzida. 
A resistência de alguns deles ( ou todos) não inviabiliza o procedimento de redução do capital , porém requer o pagamento dos credores contrários à diminuição ou, então, o respectivo valor depositado e juízo. A não notificação aos credores acarreta a possibilidade do seu pedido de falência (Lei 11.101/2005). 
Direitos e as obrigações dos agentes societários atuantes na sociedade.
Direitos: • Participação nos lucros • Assumir a função de sócio administrador
• Fiscalizar os administradores das sociedades • Ter acesso aos dados contábeis 
• Ter direito de retirada.
Obrigações: • Integralizar o Capital Social • Participar das perdas 
• Respeitas as cláusulas pactuadas no Contrato Social 
• Prestar contas quando assumir a função de sócio administrador.
Desclassificação da qualidade de sócio. Quando um sócio deixa de ser sócio?
Esse sócio pode deixar de ser sócio por quatro fatores, são eles: 
• Pela morte do sócio
• De forma voluntária
• Cessão de suas quotas à terceiros 
• Exclusão 
A terminologia técnica usada para a desclassificação é resolução de um sócio perante à sociedade.
- O contrato social é o elemento constitutivo das normas estabelecidas entre os sócios e o documento que será levado ao Registro Público de Empresas Mercantis. 
EXERCÍCIOS: 
Assinale abaixo o domicílio correto da pessoa jurídica.
( ) Endereço dos sócios juridicamente falando. ( ) Endereço da sede.
( ) Endereço do órgão competente do seu registro.
( ) Endereço pessoal dos sócios. ( ) Endereço da filial.
São cláusulas obrigatórias do contrato social da sociedade limitada, EXCETO:
( ) indicação dos sócios, com seu nome e qualificação e a cota de cada sócio no capital social, como a referência ao modo da sua realização
( ) a participação de cada sócio nos lucros e perdas e as pessoas naturais incumbidas da administração, com seus poderes e atribuições
( ) o capital social, expresso em moeda corrente e a denominação da sociedade
( ) o endereço da sede e das filiais da sociedade
( ) a sede, prazo da sociedade e a indicação de que o capital social é dividido em ações
De acordo com a aplicação do Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA
( ) o Código de Defesa do Consumidor traz o conceito de consumidor, porém é totalmente omisso no tocanteao conceito de fornecedor
( ) o conceito de produto é definido como o conjunto de bens corpóreos, móveis ou imóveis, que sejam oferecidos pelos fornecedores para consumo pelos adquirentes
( ) o conceito de serviço engloba qualquer atividade oferecida no mercado de consumo, mediante remuneração, exceto as decorrentes das relações de caráter trabalhista
( ) o conceito de consumidor restringe-se às pessoas físicas que adquirem produtos como destinatárias finais da comercialização de bens no mercado de consumo
( ) o conceito de fornecedor envolve o fabricante, o construtor, o produtor, o importador e o comerciante, os quais responderão solidariamente sempre que ocorrer dano indenizável ao consumidor GABARITANDO: 1-B 2-E 3-D
TIPOS SOCIETÁRIOS NO SISTEMA JUDIRIÁRIO BRASILEIRO – AULA 05
Ao final desta aula, você será capaz de:
• explicar a nova estrutura dos tipos societários por conta da modificação do Código Civil;
• contrastar as sociedades em desuso com as mais constituídas entre os sócios;
• diferenciar as sociedades e o grau de responsabilidade patrimonial dos seus sócios.
As sociedades são classificadas como simples ou empresárias.
Sociedades Simples: Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede.
Sociedades Empresárias: Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial
As sociedades não personificadas são divididas em dois grupos. Veja quais são: 
SOCIEDADE COMUM – JUNTAS COMERCIAIS OU CARTÓRIOS DE PESSOAS JURÍDICAS – OSTENSIVO: Contrata em nome da sociedade, possuindo responsabilidade solidária e ilimitada pelas obrigações sociais.
• Não tem seus atos constitutivos inscritos no registro competente.
• Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum, ainda que irregular.
• A responsabilidade dos sócios será solidária e ilimitada pelas obrigações sociais.
SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO
• Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros.
• Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante.
Ostensivo: Contrata em nome da sociedade, possuindo responsabilidade solidária e ilimitada pelas obrigações sociais.
Participante: Não contrata em nome da sociedade, de sorte que não possui responsabilidade pelas obrigações sociais, porém, ficará limitado aos investimentos empregados na sociedade pelo sócio ostensivo, nos termos do contrato social.
Sociedade Personificada Simples: 
A Sociedade Simples será constituída mediante contrato por escrito, devendo conter, além das cláusulas livremente pactuadas entre os sócios, alguns itens. 
• Nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios.
• Firma ou denominação, nacionalidade e sede dos sócios.
• Denominação, objeto social, sede e prazo de duração da sociedade.
• Capital social em moeda corrente; a quota-parte de cada sócio no capital social e sua forma de integralização.
• As prestações de cada sócio no capital social, cuja contribuição refira-se a serviços.
• A administração da sociedade e os poderes e atribuições de cada sócio.
• A participação de cada sócio nos lucros e perdas.
• A forma de responsabilidade dos sócios.
Sociedade Personificada Empresária
Quanto à Responsabilidade dos Sócios
 - ilimitada - limitada 
• Ilimitada: respondem de forma solidária e ilimitada pelas obrigações sociais (ex: sociedade em nome coletivo) 
• Limitada: respondem até certo limite da contribuição para o capital social (ex: sociedade por ações e limitada)
• Mista: alguns sócios respondem de forma ilimitada pelas obrigações da sociedade e outros de forma limitada (ex: sociedade em comandita simples). 
Quanto à Forma de Constituição e Dissolução
• Contratual: sociedade constituída e regulamentada a partir de um contrato social (ex: sociedade em nomes coletivo, em comanda simples e limitada ) 
• Institucional: regulamentada a partir de um estatuto social (ex: sociedades em comandita por ações e anônima).
Sociedade em Nome Coletivo e da Sociedade em Comandita Simples
Sociedade em Nome Coletivo é uma típica sociedade de pessoas, na qual todos os sócios têm responsabilidade, solidária e ilimitada, pelas obrigações sociais. Somente pessoas físicas podem participar, sejam empresárias ou não.
Na Sociedade em Comandita Simples há duas categorias de sócios:
os comanditados  e os comanditários.
• comanditados: pessoas físicas com responsabilidade solidária e ilimitada pelas obrigações sociais.
• comanditários: Pessoas físicas ou jurídicas com responsabilidade limitada ao valor de sua quota. 
Sociedade em Nome Coletivo é uma típica sociedade de pessoas, na qual todos os sócios têm responsabilidade, solidaria e ilimitada pelas obrigações sociais.
EXERCÍCIOS: 
A S.A. pode se dissolver através de:
( ) No caso de saída de acionista.
( ) No caso de solicitação de um dos sócios.
( ) No caso de morte de acionista.
( ) No caso previsto no estatuto, consenso unânime dos sócios ou acionistas.
( ) No caso previsto na Lei.
Assinale a alternativa CORRETA com relação às sociedades limitadas
( ) para a formação do capital, admite-se a contribuição somente em valor monetário
( ) as cláusulas constantes do contrato social podem ser divididas em obrigatórias e facultativas
( ) de acordo com o Código Civil/2002, a sociedade limitada somente pode ser administrada por sócios
( ) o contrato social não é instrumento hábil a regular o funcionamento da sociedade
( ) o capital social divide-se sempre em cotas iguais
Uma das alternativas abaixo aponta corretamente as opções pelas quais forma-se o capital social de uma empresa. Qual é essa alternativa?
( ) Pode ser responsabilizado pelos débitos sociais, pela teoria da responsabilidade objetiva.
( ) Precatórios ou quotas acionárias de sociedades anteriormente constituídas.
( ) Contribuições em dinheiro ou qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.
( ) Contribuições laborativas ou bens imóveis passíveis de mensuração econômica.
( ) Contribuições em dinheiro ou títulos da dívida pública.
 GATARITANDO 1-D 2-B 3-C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes