Buscar

Questionário e Caso Concreto Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Tributário (Professor: George Santos)
Questionário (06/10/2017) (Roberio Moreira - Mat. 2015.021.441-31)
1 - Qual a distinção entre imunidade e isenção?
Resposta:
Imunidade: é uma proteção que a Constituição Federal confere aos contribuintes. É uma hipótese de não incidência tributária constitucionalmente qualificada.
Isenção: é uma hipótese de não-incidência legalmente qualificada, trata de uma exclusão do crédito tributário, pois embora tenha acontecido o fato gerador do tributo (haja incidência), o ente tributante está impedido de constituir e cobrar o crédito tributário.
Diferenças:
Para que desapareça uma imunidade, é preciso alterar a Constituição, já para que desapareça uma isenção, basta que a lei seja revogada.
Só há que se falar em isenção se houve o exercício da competência tributária.
A imunidade atua no plano da definição da competência tributária, tem previsão constitucional.
A isenção atua no plano do exercício da competência tributária, é definida por lei infraconstitucional e é uma hipótese de exclusão do crédito tributário.
2 - A imunidade deve ser interpretada de maneira ampla ou restrita? Qual a justificativa? 
Resposta: A imunidade, sendo uma limitação constitucional ao poder de tributar, não deve lida ou entendida de forma restritiva, tal como a isenção. Segundo a boa doutrina, a regra imunitória está amparada e protegida por preceitos constitucionais, deve ser interpretada de forma ampla, com largueza, atendendo, destarte, o propósito político perseguido pelo constituinte.
3 - O que são as isenções heterônomas? Elas possíveis no Brasil? Responda fundamentadamente
Resposta: A Isenção Heterônoma é uma medida de proteção que busca a segurança do pacto entre os entes federativos e assim evitar as interferências indevidas deste ente na esfera da competência tributária que não possui. No Brasil é possível sim, o uso desse instituto que encontra-se previsto na CRFB/88, precisamente em seu art. 151, III.
4 - Sobre a repartição das receitas tributárias do IPVA, assinale opção correta, segundo a CRFB/88:
( ) Pertencem aos Municípios: 25% do produto da arrecadação imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seu territórios.
( ) Pertencem aos Municípios: 35% do produto da arrecadação imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios.
( ) Pertencem aos Municípios: 46,5% do produto da arrecadação imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios.
(X) Pertencem aos Municípios: 50% do produto da arrecadação imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios.
5 - Assinale a opção que demonstra a noção adequada do princípio da anterioridade genérica:
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é permitido à União, aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei os instituiu ou aumentou.
(X) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é facultado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é lícito à União, aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
6 - Assinale a opção que demonstra os fatos geradores da taxa:
( ) o exercício, efetivo ou potencial, do poder de polícia pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.
( ) o exercício, potencial, do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. 
(X) o exercício, efetivo, do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. 
( ) o exercício do poder de polícia ou pela utilização, unicamente potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.
7 - Assinale a opção que demonstra noção adequada do princípio da capacidade contributiva:
( ) trata-se da concretização igualdade formal no âmbito tributação.
(X) trata-se da concretização isonomia material no âmbito tributação.
( ) trata-se da concretização ideia de que o dinheiro não tem cheiro.
( ) trata-se da concretização ideia de que o dinheiro tem cheiro.
8 - Assinale a opção que demonstra noção adequada do princípio noventena:
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa e cinco dias da data em que haja sido a lei que os instituiu ou aumentou.
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa e nove dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
(X) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a leique os instituiu ou aumentou.
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado União, aos Estados, ao Distrito Federal e Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa e sete dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
9 - A MESMA 5 (repetida)
10 - Marque a opção que apresenta o conceito de tributo no Brasil: 
( ) Tributo é toda prestação pecuniária facultativa, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
( ) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
( ) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente discricionária.
(X) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
CASO CONCRETO
“Receita decide tributar dinheiro devolvido por delatores da Lava-Jato, Depois de muita discussão interna, a Receita Federal decidiu tributar o dinheiro devolvido pelos delatores da Operação Lava-Jato. O Ministério Público chegou a ponderar em conversas reservadas que cobrança de imposto de renda e multa, sobre valores milionários, poderia dificultar novas delações. Mas a Receita concluiu que não há base legal para anistiar os investigados que decidiram colaborar com a Justiça e restituir propina desviada de contratos da Petrobras.”
Identifique e discorra sobre o princípio que, em tese, autoriza a tributação referida.
RESPOSTA: O princípio aplicado para autorização da tributação referida é o “Princípio da Pecunia Non Olet”, que tomba suas origens históricas no Império Romano, mais precisamente em um diálogo ocorrido entre o Imperador Vespasiano e seu filho Tito, assim, como o Código Tributário Nacional - CTN noart. 4º caput e nos seus incisos I e II que prevê tanto atividades ilícitas, quanto para negócios considerados juridicamente nulos estão sujeitos a cobrança de impostos. a cobrança de imposto sobre propina em que a Receita Federal decidiu aplicar segue a lógica deste principio que em seu jargão aduz que: “dinheiro não tem cheiro”, expressão usada pelos auditores fiscais, ou seja, não importa a origem dos recursos, a Receita tem de cobrar seu quinhão.
Legalmente, até dinheiro gerado pelo tráfico de drogas está sujeito a tributação. O problema é que nem a legislação tributária nem a lei das organizações criminosas, que regulamenta o uso da delação premiada, faz esse tipo de previsão. 
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. (Salmos 37; 4-5)
Obs 1: A resposta deverá ser entregue no dia da AV1, quando o aluno entregar a sua prova.
Obs 2: A resposta deverá ser manuscrita (à mão) sob pena de valer apenas 0,5 ponto.

Outros materiais