Buscar

|Atividades referentes aos Direito Penal (tempo do crime, local...)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual é o Tempo do Crime? E o lugar do crime? Justifique as teorias explicativas.
O tempo do crime é aquele em que foi praticada a conduta (ação ou omissão), a teoria explicativa que o norteia é a Teoria da Atividade (ou da Ação).
O Lugar do crime é o campo de atuação onde ele foi realizado, a teoria explicativa que o norteia é a Teoria da Ubiquidade (ou Mista)
Qual a diferença entre a espécie da norma penal – novatio legis incriminadora e abolitio criminis?
A norma penal Novatio Legis incriminadora, diz respeito a lei nova que vem a tornar fato anterior não incriminado pelo direito penal, como fato incriminado, como fato típico. Já a norma Abolitio criminis, trata da abolição do crime, ou seja, quando determinada norma penal é abolida pelo direito, como, por exemplo, o crime de adultério, que deixou de ser crime, sendo assim, é sempre que uma lei nova deixa de incriminar fato anteriormente considerado um ilícito penal.
 Como está compreendido o Código Penal Brasileiro?
O Código Penal Brasileiro é um instrumento da legislação penal. Ele está dividido em artigos, que vai do 1º ao 361. Sendo a parte Geral do art. 1º ao 120, que trata dos assuntos pertinentes a aplicabilidade e interpretação das normas penais. E a parte Especial, que vai do at. 121 ao 361, na Parte Especial é exatamente a tipificação do crime e a pena relativa. 
Qual a diferença entre interpretação autêntica e interpretação doutrinária
A interpretação autêntica refere-se a interpretação da norma, feita pelo legislador. Já a interpretação autêntica doutrinária é proveniente dos doutores do Direito, que analisam a norma à luz da doutrina.
Interprete esta cláusula Pétrea Constitucional:
“não há crime sem lei anterior que o defina, não há pena sem prévia cominação legal”
Esta clausula se refere ao princípio da Legalidade Penal, e a mesma, esta diretamente relacionada ao princípio da Anterioridade, Sendo assim, o art. 1º do Código Penal, contém dois princípios. No trecho “Não há crime sem lei anterior que o defina”, quer dizer que a lei sempre antecede o crime. E ao completar “não há pena sem prévia cominação legal” que dizer que não há sentença legal, sem texto expresso na lei.
Qual a diferença entre crime material e crime formal
Crime material é o crime que depende de resultado, ou seja, de materialidade em sua ação, para ser considerado como tal, como por exemplo, o crime de aborto.
O crime formal diferencia-se do crime material, por não apresentar materialidade, para a sua concretização, como por exemplo, o crime de ameaça.
O que você entende por princípio de intervenção mínima
Também conhecido como “ultima ratio”, este princípio está diretamente ligado ao Direito Penal. Ele preocupa-se com os bens mais importantes e necessários à vida em sociedade. Portanto, o Princípio da Intervenção Mínima diz que o Direito Penal só será acionado quando estes bens jurídicos do cidadão forem lesionados, ou seja, em ultima razão.
O que você entende por princípio da extraterritorialidade 
Este principio diz respeito a um dos princípios que regem a lei penal no espaço. Seu conceito diz que a lei penal brasileira pode legislar fora no país, ou seja, consiste na possibilidade de aplicar a lei penal brasileira em crimes ocorridos no exterior. Sua aplicação subdivide em condicionada e incondicionada.
Qual a diferença entre lei penal temporária e lei penal excepcional
A lei temporária é aquela que permanece vigente durante um determinado período de tempo, ou seja, ela já nasce com prazo de validade. Já a lei penal excepcional vige enquanto perdurar a situação que motivou a sua criação.
Diferença entre fonte material e fonte formal do Direito Penal
O que é crime de mera conduta
Que apenas descreve, mas não exige o resultado naturalístico para a sua consumação
Crime plurissubjetivo.
rixa
Direito Penal
O Direito penal é um ramo do dir. publico (que diz respeito a função ou dever do estado). É todo conjunto de normas jurídicas que têm por finalidade estabelecer as infrações de cunho penal e suas respectivas sanções e reprimendas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes