Buscar

QUESTÕES PARA DEBATE TRIGLICERÍDEOS X COLESTEROL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES PARA DEBATE
Triglicerídeos X Colesterol: Qual é a diferença entre eles?
Os triglicerídeos e colesterol são duas substâncias que pertencem ao grupo de lipídeos – compostos químicos estão presentes no nosso corpo. 
No entanto, os triglicerídeos são gorduras, mas o colesterol não é. 
O colesterol é um lipídeo, mas não uma gordura, pois é constituído por uma substância cerosa que é produzida pelo fígado e é utilizada para certas reações no organismo. O colesterol, pode vir de duas fontes, do próprio corpo e a partir de fontes externas de alimentos, é derivado principalmente de fontes de origem animal (como carne bovina, suína, etc)
 Os triglicerídeos são gorduras que obtemos diretamente a partir dos alimentos que ingerimos. Os triglicerídeos normalmente vêm de quantidades excessivas de carboidratos e gorduras através da alimentação. 
A principal diferença entre as duas substâncias é que os triglicerídeos são queimados e utilizados para criar mais energia quando necessário, enquanto que o colesterol é utilizado para importantes funções corporais, tais como auxiliar de digestão e a produção de hormônios (como estrogênio e progesterona nas mulheres e testosterona nos homens), e também é muito importante para o processamento de vitamina D. 
Outra diferença fundamental entre os dois é que os níveis de colesterol são afetados pela quantidade de gordura que você consome, e os níveis de triglicerídeos são afetados pela quantidade de calorias que você ingere (mesmo que as calorias não venham de gorduras).
Qual a importância dos níveis de colesterol no sangue?
O colesterol é uma substância essencial para o nosso organismo, pois é utilizado por nossas células para a produção das membranas celulares e dos hormônios esteroides (estrógeno e testosterona), sendo, por esse motivo, produzido em nosso próprio organismo, principalmente no fígado. Mesmo exercendo funções extremamente importantes em nosso organismo, o colesterol em excesso pode fazer mal, trazendo muitos distúrbios à saúde.
O que são ácidos graxos?
Os ácidos graxos são formados por cadeias de átomos de carbono que se ligam a átomos de hidrogênio com um radical ácido em uma de suas extremidades.
Diferença entre ácidos graxos saturados e insaturados? Qual o benefício? Justifique.
Saturados: quando os átomos de carbono são ligados entre si apenas através de ligações simples.
Insaturados: quando a ao menos uma dupla de átomos de carbono da cadeia está ligada através de ligação dupla. Podem ser divididos em:
Monoinsaturados: possuem apenas uma ligação dupla entre átomos de carbono ao longo da cadeia hidrocarbônica. 
Segue o principal representante e os alimentos onde pode ser encontrado: ácido oléico: azeite de oliva, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes e amêndoas).
Poli-insaturados: possuem múltiplas ligações duplas ao longo da cadeia hidrocarbônica. Os ácidos graxos poli-insaturados normalmente são divididos em duas famílias:
Família Ômega 3: encontrado em fontes marinhas vegetais (algas) e peixes: salmão, sardinha, cavala e arenque. E em fontes vegetais terrestres: semente e óleo de linhaça, semente de chia e óleo de soja.
Família Ômega 6: encontrado no óleo de soja, milho e girassol, cereais e oleaginosas (no5zes, castanhas, amêndoas e avelã).
Os ácidos graxos são componentes que formam os óleos e as gorduras, importantes na alimentação por fornecerem energia em alta densidade (9kcal/g) e atuarem como veículo para o transporte de vitaminas lipossolúveis e antioxidantes.
Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis ao organismo, pois fazem parte das membranas celulares e são precursores de mediadores da resposta imunológica e inflamatória. A ausência ou a inadequação desses na dieta está associada, principalmente, a distúrbios neurológicos, visuais e dérmicos (escamações e inflamações de pele).
Os ácidos graxos insaturados exercem efeito protetor ao organismo por reduzirem os níveis sanguíneos de LDL-C (colesterol ruim) e triglicerídeos, resultando em proteção cardiovascular.
É importante incluí-los em nossa dieta. Entretanto, devemos fazer escolhas inteligentes, já que o excesso do consumo de gorduras (fontes dos ácidos graxos) está associado a sobrepeso e obesidade. A orientação é dar preferência ao consumo regular de peixes, azeites e oleaginosos (em quantidades condizentes às necessidades individuais). E diminuir o consumo de carnes gordurosas.

Outros materiais